terça-feira, 14 de junho de 2011

V – 4 ALICERCES DA FALSA SEGURANÇA

Por Gustavo Barros
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4
“Os puritanos davam muita ênfase na certeza plena da sua salvação. Sabiam que o propósito do homem é "glorificar a Deus e gozá-lo para sempre" mas entendiam que, enquanto não se alcançasse essa certeza plena de que você era um eleito, não poderia glorificar a Deus de forma total. Quando nós pensamos que uma das coisas que impulsionava a máquina puritana, ou todo o movimento puritano, e os levava àquela ousadia de enfrentar reis e rainhas, lembramo-nos que tudo era decorrente da convicção e da certeza advindas do fato de estarem plenamente seguros de que Deus estava ao lado deles. Portanto, esta questão da certeza da salvação, da certeza da eleição, é fundamental no movimento puritano. Eles achavam que esta era a maior bênção que alguém poderia ter ainda neste mundo. Por isso este tema é importante de ser conhecido.O puritano Willliam Guthrie, no seu livro, "O Maior Benefício do Crente" (1658) diz: "Qual a principal ocupação do homem neste mundo?" Resposta: "Ter certeza de que participa de Cristo e viver de acordo com isto". Thomas Brooks, outro puritano famoso, no seu livro "Céu na Terra" de 1654, diz o seguinte: "Estar no estado de graça concede ao homem o céu no futuro; saber que está no estado de graça concede o céu agora e no futuro". (Os Puritanos e a Certeza da Salvação Rev. Augustus Nicodemos)
Todos os dias milhares de pessoas professam a fé em Jesus Cristo, mas esse mesmo Jesus disse que quando Ele voltar mandará que muitas das pessoas que professam fé saiam da presença dEle (Mt.7:23). O que gera falsa segurança e falsa certeza?
Spurgeon disse: “O diabo, que conhece a isca exata para a pobre natureza humana, acha fácil apaziguar a mente inquieta do homem através de uma apresentação de uma falsa salvação, persuadindo o coração de que tudo está tudo bem, enquanto na verdade não está tudo bem.”
Como vimos no último estudo sobre os ‘4 Grupos de Pessoas’, o último é o mais delicado. Há muitas pessoas que nunca foram verdadeiramentes salvas por Deus, mas têm uma falsa segurança. Nessa parte do nosso estudo sobre a Certeza da Salvação, eu quero focar em alguns aspectos que geram uma falsa segurança na vida das pessoas.
Existem pessoas que acreditam ser salvas, mas nunca foram regeneradas pelo Espírito! Existe Falsa Certeza! Jo 8:39-45
1 – UNIVERSALISMO --- Muitas pessoas acreditam que todos serão salvos. Essa filosofia ensina que Deus é amor e por isso Ele salva todas as pessoas.
A pessoa passa a ser Justificada pela Morte e não mais pela Fé! Assim que a pessoa morre ela é aceita por Deus.
Nesse modo de pensar, as pessoas rejeitam o inferno e a punição eterna.
As pessoas criam modos de escapar do julgamento final de Deus: reencarnação é um modo.
As pessoas ignoram o fato que Jesus foi quem mais falou sobre o inferno.
No Universalismo tem-se uma falsa segurança de que todos têm a salvação!
2 – LEGALISMO --- No Legalismo a pessoa acha que ela pode ser justificada por obras. Para você ser salvo você precisa realizar uma série de obras, obedecer aos mandamentos da religião e a sua obediencia ‘perfeita’ irá te salvar.
90% das pessoas alegam que serão salvas por causa das boas ações que elas realizaram!
Se uma pessoa é boa = faz boas ações, caridade... então as pessoas acham que ela deve ser salva.
As pessoas não entendem que “Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.” (Is 64:6).
As nossas boas obras não justificam ninguém, por que até nossas boas obras não são tão boas assim!
A Bíblica é clara que somos justificados pela fé apenas!
Muitas pessoas acreditam que são salvas só porque vão à igreja, fazem algumas boas obras, seguem uma cartinha escrita por homens, e assim Deus irá aceitá-los no Céu.
A maioria das religiões acredita que boas obras irão purificar (salvar) a alma. Isso é um tipo de legalismo. No cristianismo a falsa certeza trazida pelo legalismo é baseada em aparência exterior.
Ex. O Jovem Rico (Mc. 10:17-22). O fariseu na parábola em Lucas 18:9-14.
Obs. As boas obras não justificam ninguém (Rm 3:28). Elas não justificam e nem salvam ninguém, mas elas são muito importantes em demonstrar se houve salvação verdadeira.
A fé genuína é demonstrada em boas obras – ver Tiago – Fides Viva! (Tg 2:14-26). Mas a fé salvífica não nasce das boas obras (Ef. 2:8).
3 – SACERDOTISMO --- Nesse grupo temos dois tipos de pessoas:
Clero – as pessoas que são parte de ministérios. Só por que a pessoa é pastora, padre ou exerce um cargo na igreja, acredita ter a certeza da salvação.
Membros – pessoas que só por terem sido batizadas, participam da Ceia/Eucaristia crêem ter a certeza da salvação.
Isso é o que acontecia no judaismo do primeiro século d.C. – os judeus como um todo e principalmente os fariseus, só porque eram circuncidados e nascidos dentro do judaísmo, tinham a convicção de que eram salvos.
Só por ser membro de uma igreja não é garantida a salvação.
Participar dos ‘sacramentos’ – sacramento = dispensa graça.
Sacramento:
Igreja Católica: Para os católicos, os sacramentos são sinais nos quais, por sinais sensíveis, a graça de Deus em Cristo é representada, selada e aplicada aos crentes, que, por sua vez, expressam a e obediência a Deus. Estes sinais são muito importantes para a salvação de cada crente e marcam as várias fases de vida espiritual e religiosa do crente.
Será que o batismo e a ceia dispensam graça sobre os participante ou são memoriais da graça dispensada?
Sacerdotismo não justifica ninguém! Não é porque a pessoa nasceu na igreja, filho(a) de pastor, exerce funções na igreja – que ela é salva!
Mt 7:21-23: 21 "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’".
“Nós podemos estar envolvidos na igreja ou em atividades religiosas por todo tipo de motivo pecaminoso. Tais trabalhos, até mesmo quando Deus faz bom uso deles, não O agradam. O que O agrada é um espírito genuíno de obediência, que é o fruto de uma fé genuína” (R.C. Sproul, The Soul’s Quest for God, (Wheaton, IL., Tyndale House 1992), p.24 l)
Salvação é obra de Deus e não de homens!
4 – APELOS E ORAÇÕES --- Hoje em dia essa é uma das maneiras que mais cria falsos cristãos. Geralmente o pregador faz um apelo bem sentimental, a música é tocada ao fundo, a pessoa vai à frente do altar ou levanta as mãos, repete uma oração e as pessoas dizem que ela foi salva. Muitas vezes ocorreu uma tremenda obra de homens, mas nenhuma obra do Espírito Santo.
Charles Finney ficou famoso pela importância dada aos apelos – Decisionismo! Isso é moda hoje em dia – muitas pessoas passaram a crer que a salvação ocorre devido a uma decisão tomada.
Muitos hoje baseiam a “certeza” em coisas que não são bíblicas: repetir uma oração, assinar um cartão, ir até o pregador, ou levantar a mão. Mas quando você vai mais a fundo com essas pessoas, descobre que elas entregaram suas vidas a um deus que não existe. Mark Twain disse uma vez que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e o homem retornou esse favor. Consequentemente, em nossas igrejas os homens são capazes de exercer uma fé que não é de Deus e não se arrependeram dos pecados, mas apenas de algumas das consequencias dos pecados.” (Don Kistler, Tabletalk – October 1997)
Todas essas falsas certezas se dão devido a um falso entendimento da salvação. Soteriologia é algo que necessita ser enfatizado nas igrejas – o que a Bíblia realmente diz sobre salvação!
A Palavra de Deus mostra que salvação é uma obra de Deus e que uma pessoa salva irá demonstrar sua salvação através de ações visíveis!