terça-feira, 14 de junho de 2011

IV – 4 TIPOS DE PESSOAS

Por Gustavo Barros
Parte 1 Parte 2 Parte 3
 
Continuando nosso estudo da Segurança e Certeza da Salvação, eu quero entrar em um aspecto muito importante que afeta tanto a vida pessoal de cada um como a vida espiritual de uma igreja: os diferentes tipos de pessoas que nós encontramos na nossa jornada.
Dentro da igreja há basicamente 3 tipos de pessoas, mas fora da igreja há mais um!
Dentro dos cristãos verdadeiros – aqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus, predestinados por Deus e selados pelo Espírito – há dois tipos de pessoas.
Então vamos ver quem são esses 4 tipos pessoas:
1 – Não é Salvo e Sabe que não é salvo --- Essas pessoas rejeitam Cristo como Senhor e Salvador – elas rejeitam com convicção!

Rm 1:18Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,19pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;21porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.25Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.32Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.
2 – É SALVO E TEM A CERTEZA DA SALVAÇÃO --- Essa pessoa entende a obra da salvação – que é uma obra de Deus (Mc.10:27; Rm 9:11-16; Jo 3:3-8); sabe que não depende do esforço humano; compreende que aqueles que foram comprados por Jesus estão selados e serão glorificados (Jo 10:28-29; Rm 8:30). Essas pessoas olham para as suas vidas e vêem frutos; outras pessoas vêem frutos. Há uma crescente paixão por Deus e pelas coisas de Deus. Os testes em I João são alvos que estão sendo cumpridos.
Essa pessoa entende verdadeiramente as palavras de Paulo em I Timóteo 1:15-16: Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.
3 – É SALVO E NÃO TEM A CERTEZA --- Muitas pessoas dentro das igrejas não sabem que é possivel, e é uma obrigação do cristão, consolidar a salvação. Há pessoas que sabem o dia e a hora que se consagraram a Jesus; outros não lembram. Alguns têm a certeza, enquanto outros não. Alguns tiveram um encontro com o Senhor como Paulo, mas nem todos são assim. A experiência da salvação não pode ser domesticada pelo homem.
A Bíblia não diz que precisamos saber o dia e a hora, mas a Bíblia é clara em uma coisa: não existe meia regeneração, não existe meia obra salvadora do Espírito Santo. A regeneração é completa e imediata.
Teologia não é determinada por experiências! Teologia é determinada pela Palavra e pela Palavra apenas!
Aquele que tem dúvida da salvação deve se empenhar em consolidar o chamado e a eleição de Deus.
A maioria das pessoas que são salvas, mas não tem a certeza, são pessoas imaturas na fé.
Pessoas com pobre teologia geralmente não entendem que é possível ter a certeza da salvação.
4 – NÃO É SALVO MAS ACHA QUE É – FALSA CERTEZA --- Esse tipo de pessoa tem uma segurança que não é verdadeira. Elas acham que são salvas por causa de uma experiência emocional que tiveram, por terem aceitado um apelo ou devido à declaração de um ministro [pessoas que nunca foram verdadeiramente regeneradas pelo Espírito Santo de Deus]
As igrejas estão cheias de pessoas assim. Essas serão as pessoas que Jesus comentou em Mt 7:21-23 - "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’.
Muitos hereges estavam e estão nesse grupo:
Marcion --- criador do Marcionismo – excluiu o Deus do A.T. das páginas do N.T.
Ário --- Arianismo – negava a mesma essência divina entre Deus Pai e Jesus.
Harold Camping --- heresias sobre a volta de Jesus.
Todos esses homens têm e tiveram uma falsa segurança.
Um dos modos de discernir uma pessoa desse grupo é olhando a vida dela:
- a paixão pelo Senhor tem crescido? - Há um crescente amor pelas vidas?
- Há paixão pela Palavra? -- Há arrependimento pelos pecados? – Há mudanças?
Nesses 4 tipos de pessoas, 2 tipos apenas têm a certeza!
Uma certeza é genuína e a outra falsa. Isso é assustador!
Tom Ascol em um artigo sobre a passagem em Mateus 7:21-23 diz, “Por que nosso Senhor diz essas palavras assustadoras? Simplesmente para nos assustar? É para fazer com que nós fiquemos preocupados com a nossa salvação e manter-nos longe da certeza? Não. É para nos alertar e nos motivar a “consolidar nosso chamado e eleição” (2 Peter 1:10). É para nos motivar a “examinarmos a nós mesmo” (2 Cor. 13:5). Jesus diz essas palavras não para roubar a nossa alegria, mas para nos assegurar que não iremos perder a alegria que vem de um conhecimento salvífico dEle” (http://www.ligonier.org/learn/articles/most-frightening-words/)
O mesmo serve para esse estudo – que possamos correr para a Palavra e clamar para que o Espírito Santo testifique nela e através dEla que nós somos filhos de Deus!