segunda-feira, 25 de abril de 2011

II - É POSSÍVEL TER A CERTEZA DA SEGURANÇA DA SALVAÇÃO?

Por Gustavo Barros


Veja a Parte I


TESTES DE I JOÃO
Podemos ter a certeza da salvação? A maioria das pessoas diz o seguinte sobre essa pergunta:
A – “É impossível saber se eu sou salvo”
B – “É fruto de orgulho, é muito orgulhoso de alguém dizer que pode saber se é salvo!”
C – “Você não precisa saber – apenas continue seguindo sua vida e no fim você saberá!”
Mas sabemos que a Palavra de Deus nos exorta e nos ordena consolidar e ter a certeza da nossa salvação!
Se você não busca consolidar sua eleição e ter a certeza da sua salvação – você é desobediente à Palavra de Deus.
II Pe 1:10 - Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão.
** Você tem se empenhado?

II Co 13:5 - Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!
** Como posso me examinar e me provar para ver se eu estou na fé?
O livro de I João tem como um dos seus objetivos fazer com que os leitores tenham a certeza da vida eterna – I Jo 5:13 - Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
Nessa linda carta escrita por João, o apóstolo nos dá vários testes para examinarmos nossa salvação.
Contexto Histórico da I João:
*É ensinado por muitos teólogos que João estava combatendo um tipo de gnosticismo – no qual esses falsos mestres ensinavam que para obter a salvação era necessário um conhecimento (gk. gnōsis) especial, uma revelação especial – para conhecer a Deus era necessário um conhecimento especial, um conhecimento esotérico e místico.
Então Deus era escuro e poucos podiam conhecê-Lo ou conhecer a vontade de Deus. O Evangelho de Tomas e de Judas são exemplos de ensinos gnósticos – onde vemos que redenção vem por meio de uma iluminação da mente e não por regeneração, fé e arrependimento!
Por isso João mostra que Deus é LUZ – isto é, Ele é santo, sem pecado, justo, perfeito – mas também claro, podendo ser compreendido os Seus mandamentos. Não há escuridão nEle (1:5)!
I Jo 5:13 - Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna
O que João escreveu para que os leitores saibam se têm a vida eterna?
[veja que é vida eterna e não vida presente – ou você tem vida eterna ou não! Você não pode ter a vida eterna por alguns meses, anos e depois perder! Isso é a doutrina da perseverança dos santos (uma vez salvo sempre salvo), diferente da doutrina da segurança da salvação – esta que estamos estudando – saber se eu tenho a salvação]
VAMOS AOS TESTES DADOS POR JOÃO PARA TERMOS A CERTEZA DA VIDA ETERNA:
11:5-6 - Se afirmarmos que temos comunhão [relacionamento] com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. – CONFESSAR SER CRISTÃO MAS VIVER COMO O MUNDO!
Se nós falamos que temos comunhão com Jesus, falamos para as pessoas que nós somos cristãos, confessamos com nossas bocas que somos de Jesus – MAS andamos = περιπατέω = estilo de vida, conduta de vida - que está nas trevas = falta de santidade, falta de zelo pelas coisas de Deus, falta de zelo pela glória de Deus – nós mentimos e não temos a vida eterna!
Jo 3:21; II Cor 6:14 - Que comunhão pode ter a luz com as trevas?
Se você confessa Jesus, mas o seu estilo de vida contradiz o Evangelho – você é um mentiroso e precisa se arrepender e ir para Jesus!
· Como é o seu estilo de vida? Qual é a conduta de sua vida?
· Como as pessoas vêem a sua vida? A suas ações estão de acordo com o Evangelho?
21:8 - Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Isso vai totalmente contra o ensino de algumas denominações pentecostais que o cristão pode chegar à perfeição - sem pecado (ex. Nazareno). Jer 2:35 - você diz: ‘Sou inocente; ele não está irado comigo’. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou.
Uma das maiores evidências da regeneração é o seu novo relacionamento com o pecado: um relacionamento de ódio, desprezo, rejeição, desespero para com o pecado!
· As pessoas mais santas são as que mais sentem que elas precisam se arrepender, pois elas sabem que o pecado está sempre em nós e que precisamos nos arrepender constantemente.
· As pessoas não regeneradas são duras – elas nunca sentem que precisam se arrepender – elas ofendem outras pessoas, pecam, roubam, desprezam o Senhor e nunca sentem que precisam se arrepender.
· Qual o seu relacionamento com o pecado? Você cultiva ele e o trata como um animalzinho de estimação? Ou você procura matá-lo a toda hora?
· “Eu sou cristã!” – eu pergunto, “Qual o seu relacionamento com o pecado?”
· Quando foi a última vez que você se arrependeu? Chorou diante do Senhor? Abriu seus lábios para confessar seus pecados?
Arrependimento – mudança no estilo de vida, mudança radical no modo de ver as coisas – começa a ver com os olhos da santidade de Deus.
Arrependimento e confissão de pecados são a marca de alguém nascido do Espírito!
1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
32:3 - Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.
O terceiro teste: OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS, AOS MANDAMENTOS!
Como é o seu estilo de vida? Você anseia obedecer aos Mandamentos do Senhor ou você passa o dia inteiro sem pensar na Palavra de Deus?
Olhe o que João diz: “Temos a certeza que temos um relacionamento verdadeiro com Jesus SE nós OBEDECEMOS aos seus mandamentos!”.
Como iremos obedecer aos mandamentos de Deus se não lermos a Palavra de Deus?
· “Sou cristão!”, eu digo, “Ah é?! Qual o seu relacionamento com a Palavra, os Mandamentos de Deus?”
· Quão preciosa é a Bíblia para você?
· Qual o seu relacionamento com a Lei do Senhor? Você a ama? Ou você ignora os mandamentos de Deus a semana toda?
Sl 19:7-11; Sl 119
Por isso João volta a enfatizar esse teste:
3:24 - Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.
5:3 - Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
Foi isso o que Jesus ensinou:
Jo 14:15 - "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos..
Jo 15:10 - Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.
Você tem obedecido à vontade e aos mandamentos de Deus? Você sabe quais são os mandamentos de Deus para sua vida? Você se importa em obedecer-lhes?




42:6 - aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
ANDAR COMO JESUS ANDOU!
Você sabe como Jesus andou [περιπατέω - estilo de vida, conduta]? Você precisa conhecer a Palavra para saber como Jesus andou!
Muitos aqui gostam muito de Jesus, mas JAMAIS gostariam de ser como Jesus!
João nos diz que se você afirma ser um cristão você DEVE [ὀφείλω- está em dívida, dever – moralmente obrigado] andar [se comportar] como Jesus andou [se comportou=viveu]!
Mas a verdade é que você não quer viver, você não quer andar e ter o mesmo estilo de vida que Jesus teve!
Você gosta da humildade dEle, mas você não se humilha! Você não quer servir como Ele serviu. Você tem buscado isso – com sinceridade?!
Você acha lindo que cuspiram nEle, mas você jamais se abriria para isso!
É tão lindo Ele ter negado os seus direitos, mas você passa sua vida lutando pelos seus!
Jesus DEVE ser muito mais que só o seu salvador, Ele deve ser exemplo de vida!
Se você se autodenomina cristão, mas não busca viver como Jesus viveu (simplicidade, servindo, se dando, negando suas vontades) – então é hora de examinar a fé que você proclama!
Responda com sinceridade: você anseia andar como Jesus andou? Você quer andar como Jesus mais do que qualquer outra coisa nesse mundo?
Hoje em dia as pessoas não acreditam nisso, elas acham que podem seguir a Jesus com o ‘coração’. Isso é mentira! Se você não se esforça para andar, viver uma vida como a de Jesus – você está enganado e vai para o inferno.
Jesus não quer que você saiba ou memorize os seus mandamentos – mas que você obedeça e siga o exemplo dEle. Mc 8:34; Lc 14:26-27, 33



5 – 2:9-10 -Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
AMAR SEU IRMÃO!
O que é AMAR SEU IRMÃO (irmão em Cristo)?
Como você tem amado seus irmãos em Cristo?
Jo 13:34-35 -Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" .
Cadê o amor entre os irmãos?
Quantas vezes você liga para os irmãos da igreja na semana? Quantas vezes você procura saber dos irmãos que estão passando mais necessidades? Com que freqüência você abre sua carteira e abençoa o irmão necessitado?
Quantas vezes você convida um irmão, uma família da igreja para comer em sua casa?
Amar é ter comunhão – comunhão é ter as coisas em comum!
I João fala muito sobre esse teste que é tão crucial na vida de alguém que se diz cristão. Jesus amou as vidas, nós devemos seguir Seu exemplo:
I Jo 3:14-18; 4:7, 11, 20-21; 5:2-3.
3:16-17 - Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
E digo-lhe a verdade: muitos irmãos estão necessitados e muitos dos que se dizem cristãos não fazem absolutamente nada! Compram de tudo do melhor, sempre comem fora, viajam, moram bem – mas nunca ajudam os irmãos!
At. 2:42-47; 4:32-37
6 – 2:15 - Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
* Não significa parar de amar as pessoas do mundo – o mundo [κόσμος] no qual João está se referindo é o sistema governado por satanás. Sistema esse que se opõe às coisas de Deus!
Por isso Paulo nos convoca a “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Rom 12:2)
Tiago diz algo semelhante em 4:4 - Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
II Tim 4:10 - pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica.
Esse sistema diabólico gera em nós – v.16 a cobiça da carne [Ef.2:3], a cobiça dos olhos [Ecl 4:8] e a ostentação dos bens [orgulho das coisas que conseguimos] – e isso não vem de Deus!
Como conseqüência, João nos diz que aquele que não ama o mundo permanecerá para sempre v.17! Agostinho fala o seguinte sobre essa passagem: “Segure-se firme em Cristo que por você se fez temporal para que você participe do eterno”
· Como viver no mundo e não amar o mundo?
· Quais são as evidências em sua vida que podem mostrar que você está amando o mundo?
72:29 - Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
A pessoa precisa saber que Jesus é JUSTO – (1:9)! Você precisa entender que só Jesus é justo e santo – nenhum homem é justo diante de Deus (sem fé em Cristo).
O que João está dizendo aqui é que aquele que é nascido de Deus tem a semelhança do Pai e do Irmão.
Se uma pessoa alega ter nascido de novo, ser cristã, mas a vida não tem frutos de justiça – não pratica a justiça – então João diz que essa pessoa nunca foi nascida de Deus.
Praticar a justiça, fazer justiça como Jesus fez! 3:9
A pessoa que é nascida verdadeiramente de Deus - tem a fé em Jesus e vive uma vida que produz frutos de justiça.
NASCIDO DELE – isso é obra de Deus, do Espirito e não de homens (ver Jo 3). Há frutos que demonstram esse nascimento!
*Você tem praticado a justica? Você se assemelha ao Pai e ao Irmão?
João termina com um apelo bem sério:
5:21 -Filhinhos, guardem-se dos ídolos.
Quais são seus ídolos que precisam ser eliminados?
Concluímos I João vendo que é possível ter a certeza de termos a vida eterna – João deu vários testes. Precisamos ser honestos – examinar a nossa fé – ver os testes nos quais estamos fracassando e correr para Jesus, para Sua Palavra e clamarmos por misericórdia.