segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMO SERVIR AO REI?

Essa é uma história sobre dois seguidores de Jesus na época da Páscoa. Um era rico e o outro queria ser rico. O relacionamento deles para com dinheiro direcionou as ações e determinou o fim de cada um.

José era “um homem rico de Arimatéia que havia se tornado um seguidor de Jesus” (Mt 27:57). Ele foi descrito como “um bom e justo homem” conhecido por ser um membro do concílio dos judeus que “não havia concordado com a decisão e ações dos outros líderes religiosos” (Lc 23:50-51).

Apesar de termos poucas informações sobre esse homem, nós sabemos que ele providenciou o túmulo para o corpo de Jesus. Com a ajuda do seu amigo, Nicodemos (o líder religioso que havia ido até Jesus durante a noite, Jo 3), o Seu corpo foi preparado para o enterro. O texto nos fala que eles usaram “75 libras de perfume feito de mirra e aloe” (Jo 19:39). Essa enorme quantia de perfume era nada menos que a quantia usada para o enterro de um rei! Nós podemos concluir isso sobre José: Ele usou suas riquezas para servir a Jesus - o eterno Rei!

Judas Iscariote, pelo outro lado, era o “tesoureiro” dos doze discípulos (Jo 13:29). Ele segurava o dinheiro, mas em algum lugar do caminho, o dinheiro começou a segurar Judas.

Em uma discussão com os sacerdotes e os capitães do templo, Judas planejou trair Jesus, e como retorno, “eles prometeram dar dinheiro a ele” (Lc 22:5). O texto nos diz que Judas estava procurando o maior número possível de dinheiro, “Quanto vocês me pagarão para eu trair Jesus” (Mt 26:15). A resposta deles, claro, foi de 30 pedaços de prata. Aquela quantia teria comprado uma pessoa no mercado. Escravos eram normalmente comprados e vendidos por esse preço.

A história de Judas tem um fim trágico. “Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua".Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se. (Mt 27:3-5).

Judas naufragou sua fé no cardume do ganho egoísta. Isso nos lembra do severo aviso de Paulo em I Timóteo 6:9.

Ele viu Jesus como um escravo que podia ser vendido!

Certamente um fim que não esperamos ter! Pergunte-se a si mesmo como seu relacionamento com o dinheiro pode estar direcionando suas ações. Que mudanças você precisa fazer hoje para evitar uma tragédia no futuro? Como você pode usar seus recursos materiais e financeiros servindo a Jesus?

http://www.denverseminary.edu/stewardship-matters/joseph-and-judas-reflections-on-riches-in-the-easter-story/