segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Ressurreição de Jesus; Domingo da Ressurreição

Titulo: A Ressurreição de Jesus; Domingo da Ressurreição

Pregado na manhã de Domingo, do dia 25 de Abril de 2011 (Páscoa),

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Romanos 4:25 - Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

A ressurreição de Jesus é um dos eventos mais importantes da história da humanidade – mas mesmo assim ela é totalmente ignorada pelas pessoas, inclusive dentro da igreja!

A igreja não se reúne na sexta, nem sábado e nem na segunda-feira, mas no DOMINGO! Pois o domingo é o dia que celebra a ressurreição de Jesus! Ele morreu na sexta, mas ressuscitou no domingo – e a RESSURREIÇÃO de Jesus é extremamente importante!

I Cor 15:13-14 - 13Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou; 14e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.

Satanás faz de tudo para tirar o foco desse evento tão importante. Ele coloca em ação coelhinhos, ovos de chocolate, lentilhas, bacalhau e dúvidas sobre o fato histórico da ressurreição – tudo isso para fazer com que as pessoas, inclusive os cristãos, não reflitam sobre esse acontecimento tão importante!

Quando foi a última vez que você refletiu sobre a ressurreição de Cristo?

Veja quão importante é a ressurreição: I Cor 15:13-16 - 13Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou; 14e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.15Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.16Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.17E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.

Hoje é um domingo muito especial, pois além de celebrarmos a Ceia do Senhor – celebramos a Ressurreição de Cristo.

Isaias 53 é o texto chave, hoje, para nós estudarmos esses dois eventos tão importantes na história do mundo e da igreja!

DIVISÃO DO ESTUDO:

I – A MORTE DO SERVO SOFREDOR

II – A RESSURREIÇÃO DO SERVO SOFREDOR

ISAIAS 52:13-53:12:52:13Vejam, o meu servo agirá com sabedoria; será levantado e erguido e muitíssimo exaltado.14Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele; sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano;15de igual modo ele aspergirá muitas nações, e reis calarão a boca por causa dele. Pois aquilo que não lhes foi dito verão, e o que não ouviram compreenderão.53:1Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?2Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.3Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.4Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.

5Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.6Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.7Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

8Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.9Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte, embora não tivesse cometido qualquer violência nem houvesse qualquer mentira em sua boca.  10Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.11Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.12Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

I – A MORTE DO SERVO SOFREDOR

Essa é a 4ª e última canção sobre o Servo Sofredor [I - 42:1-9; II – 49:1-7; III – 50:4-11]. Essa passagem é citada mais de 39x no N.T.

O mais impressionante: Isso não foi escrito depois da morte de Jesus por um cristão, mas 700 anos antes do seu nascimento e por um profeta judeu! Esse profeta viu que o Messias precisava morrer uma morte terrível para redimir o Seu povo e iria ressuscitar!

52:13-15 – Veja que o foco vai todo para o Servo – Jesus! “Vejam, o meu”

O Senhor começa exaltando a sabedoria do Messias – que é demonstrada através do sofrimento que vem da obediência.

Ele começa o capítulo 53 falando como o Servo/Jesus não seria atraente para as pessoas – seria normal as pessoas não crerem na mensagem – [repetindo algo semelhante dito em 52:14].

O evangelho não é algo atraente!

vs.1-2 - 1Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor [a imagem de Deus pronto para guerrear – guerrear o pecado – respondendo a 51:9]? 2Ele cresceu diante dele como um broto tenro, e como uma raiz saída de uma terra seca. Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos.

* A beleza intrínseca de Jesus não era vista pelos homens que esperavam outro Messias. Quando visto de uma perspectiva humana – Jesus não tinha nada que os atraísse.

V.3 – Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

O fracasso em aceitar o Messias cresce: Antes Ele não era desejado, agora Ele é desprezado e rejeitado.

O Senhor continua a descrever a total depravação do homem. O homem carnal não aceita as coisas do espírito e rejeita a Cristo. Assim éramos nós antes da obra salvadora do Espírito.

E ao mesmo tempo descreve a situação do Filho de Deus ao se encarnar e se humilhar para levar os nossos pecados. Jesus é descrito como um doente, alguém impuro que as pessoas não querem ver.

Ver Jo 1:10-11

Vs. 4-6 – Essa é a essência dessa passagem: O Inocente Morre Pelos Pecadores - 4Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades [tristezas] e sobre si levou as nossas doenças [lamentos], contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.5Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.6Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Essa passagem mostra claramente como nossos pecados foram imputados em Jesus.

“O SENHOR FEZ CAIR SOBRE ELE A INIQUIDADE DE TODOS NÓS!”

Assim como o sacerdote colocava a mão sobre um dos bodes no Dia da Expiação [Lev.16:21-22] – representando a transferência do pecado do povo para o bode – os nossos pecados foram transferidos para Jesus.

v.12a - Pois ele carregou o pecado de muitos.

II Cor 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus..

*** Jesus tomou sobre Si os nossos pecados! Ninguém fez e nem fará isso por você!

Isaias compara o Servo Sofredor com um cordeiro:

V.7 - Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca.

Isaias usa o simbolismo do ‘cordeiro’ para representar a inocência do Servo. O silêncio em se submeter – assim foi a atitude de Jesus diante dos líderes que O condenavam [Mt 26:63 - Mas Jesus permaneceu em silêncio]

“Como um CORDEIRO” – um grande paralelo pode ser traçado aqui: o Cordeiro que morreu e trouxe libertação para o povo de Israel da escravidão no Egito:

Ex. 12 -3 Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.5 O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.6 Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.7 Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.12 "Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!13 O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.

Foi a partir deste momento que a PÁSCOA foi instituída. Páscoa significa – passar sobre – o anjo do Senhor passou sobre a casa que tinha o sangue do cordeiro – não trazendo condenação e libertando o povo da opressão!

E esse CORDEIRO agora é simbolizado por Isaias como o Servo Sofredor – Jesus!

O cordeiro que antes havia livrado o povo de Israel da justa ira de Deus – agora é revelado em Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

At 8:32-33 – 32 O eunuco estava lendo esta passagem da Escritura: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como cordeiro mudo diante do tosquiador, ele não abriu a sua boca.34 O eunuco perguntou a Filipe: "Diga-me, por favor: de quem o profeta está falando? De si próprio ou de outro? "35 Então Filipe, começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhe as boas novas de Jesus.

I Cor 5:7 - Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

E esse Cordeiro, Jesus, foi CASTIGADO, AFLIGIDO, MOÍDO, ATINGIDO, TRANSPASSADO, MORTO E ELIMINADO!

* *O sangue dEle foi derramado, o seu corpo foi castigado a sua aparência ficou repugnante!

Quem faria algo tão terrível, tão abominável, tão maldito para com alguém tão santo, tão puro e inocente?

V.10 - Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer.

É isso o que o N.T. nos ensina:

At. 4:27-28 - De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.

Apoc 13:8 - Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Foi planejado desde a eternidade! Não pegou Deus de surpresa!

Alguns podem pensar que Deus foi maldoso e violento – mas a verdade é que Ele foi gracioso, misericordioso.

** Por que Deus, o Pai de Jesus, que é santo e bom faria isso com seu filho?

v.5 - Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

v.11 - pelo seu conhecimento [experiência] meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Por causa das nossas transgressões, por causa da nossa rebeldia, devido ao nosso desprezo para com as coisas de Deus - 53:6 - Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho.

Nós já estávamos condenados (Jo 3.18) – mas Ele veio morrer para nos dar vida.

Foi da vontade do Pai, pois esse era o único jeito de redimir o pecado do homem. Esse era o plano de Deus desde a eternidade – revelar Sua glória e seu amor por seu povo através da Cruz do Servo!

Esse amor de Deus pelo seu povo é tão grande que Ele não poupou Seu santo e perfeito Filho (Rom 8:32 - Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?)!

E só o sangue puro, uma vida de perfeita obediência podia agradar a Deus!

Jesus se tornou nossa propiciação!

I Jo 2:2 - Ele é a propiciação pelos nossos pecados.

Propiciação = λασμός = oferta que apazigua a ira de um deus – aqui do único Deus verdadeiro.

O sangue santo de Jesus é o que propiciou nossos pecados – apaziguou a justa ira de Deus para com nossos pecados! Por isso Isaias diz no v.5, ‘o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele’. Temos paz com Deus agora mediante o sangue de Jesus! Não são obras, mas a graça! Rom 5:8-10 - Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.9Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!10Se quando éramos inimigos de Deus [como ovelhas nos desviamos] fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

O sangue de Jesus – o precioso sangue de Jesus!

Heb 10:9 - Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.; I Jo 1:7 - Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado;

Ap 1:4-6 - A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,5 e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

** Ele nos ama e nos libertou – fazendo de nós reino e sacerdotes – NÃO para vivermos para nós mesmos, não para nos preocuparmos com nossas próprias vidas – MAS para servirmos a Deus!

Ele fez tudo isso para que nos tornássemos reino e sacerdotes de Deus – não do mundo, não dos nossos estudos e trabalhos!

· Medite, deixe a passagem de Isaias permear o seu ser e te incomodar – o sangue inocente derramado e o corpo sem pecado moído e transpassado – por causa do seu pecado. O que você tem feito de agradecimento? Você tem vivido como sacerdote de Cristo? Ele morreu para isso!

· Quando alguém próximo de você, que é pecador e miserável, morre – você chora, lamenta e fica triste. E a morte da pessoa não trouxe bem algum para você! O que a morte de Jesus gera no seu ser? O Filho de Deus, perfeito, obediente em tudo, bom, cheio de amor – foi esmagado, moído e destruído por causa do seu pecado. O que vem à sua mente e seu coração quando você escuta isso? Minha oração é para que você se sinta humilhado, constrangido, sem graça, arrependido – e que seu coração transborde de agradecimento e arrependimento!

II – A RESSURREIÇÃO DO SERVO SOFREDOR

O Cordeiro/Servo que foi morto por causa dos nossos pecados, esmagado e moído por seu Pai - esse Servo Sofredor – JESUS - ressuscitou!

A história não para na morte – ver Lc 24:1-7

Nada na história da humanidade é tão grandioso e tão importante como esse acontecimento!

** Ninguém NUNCA havia conquistado a morte! Napoleão não ressuscitou, Nero, Platão, Sócrates, Buda, Maomé, Gandhi, Kardec – nenhum homem venceu a morte!

Só a morte de Jesus não seria suficiente para nos salvar! Era necessária a ressurreição!

Era necessário que a morte fosse vencida!

E foi isso o que Isaías havia profetizado:

53:10-12 - 10Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.11Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.12Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Devido à morte do Servo ter sido uma oferta agradável, o Senhor promete que (v.10):

1 – Ele verá sua descendência [os muitos que Ele salvou].

2 – Ele terá os dias prolongados = viver eternamente, visto que a morte foi vencida! Rom 6:9 - Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.

3 – A vontade do Senhor prosperará em sua mão – Ele está reinando e governando todas as coisas [Heb 1:3 - O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas

Ap 5:5-10 - 5 Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos".6 Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.7 Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono.8 Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;9 e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".]

Isa. 53:11 – Três triunfos por causa da morte:

1 – Ele verÁ a luz e ficará satisfeito – é para a glória e satisfação dEle e de mais ninguém!;

2 – Ele justificará a muitos – todos que crêem em Jesus como Senhor e Salvador são justificados - Romanos 4:25 - Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.;

3 – Ele levará a iniqüidade do seu povo – Ele tomou sobre si nossos pecados!

V.12 - Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes,

Deus recompensa esse Guerreiro Sofredor. A imagem é de Deus recompensando um Guerreiro que venceu a batalha – Jesus venceu a batalha contra a morte e é recompensado!

A bondade de Jesus é tão grande que ele reparte os ganhos da Sua vitória com seu povo!

Ele divide os despojos com a gente - A vida eterna e a plena satisfação da vitória sobre o pior inimigo são divididas com a gente.

Ele venceu!!!! A morte não pode detê-Lo!!!

Jesus Cristo – morto por causa das nossas transgressões, entregue à humilhação e ao total sofrimento por seu Pai – venceu a morte e triunfou sobre todos os poderes:

Ap 1:18 - Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades/sepultura.

A chave = a autoridade sobre a morte está em Suas mãos. Col 2:13 -15

O que ninguém havia feito – Jesus Cristo fez! Ele venceu, triunfou sobre a morte!!

E adentrou o mais perfeito Tabernáculo/Templo – Ele ascendeu aos Céus e fez a purificação dos nossos pecados!

Heb. 9:11- 28- Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.12Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.24Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;25não, porém, para se oferecer repetidas vezes à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.26 28.. Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

Jesus adentrou o mais perfeito e mais santo lugar de todo o universo – lugar esse a que ninguém jamais havia ido!

Imagine a cena nos Céus – Jesus com seu corpo, suas vestes com o sangue inocente adentrando o lugar onde ninguém nunca havia adentrado!

Salmo 24 [o uso do Salmo 24 para a ascensão de Jesus vem de um sermão pregado pelo Paul Washer]

v.3 - Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? V.4 -Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos.

v.7 -Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.

v.8 a- Quem é o Rei da glória?

v.8 b - O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras

v.9 - Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.

v.10 - Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória!

Quem é o Rei da Glória? I Cor 2:8 - Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor/Rei da glória – Jesus!

E Cristo entrou no lugar mais santo – não só entrou como se assentou no seu trono e hoje reina tendo TUDO sob seu domínio – Heb. 12:2 - 1Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,2tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus [ver Lc 22;69].

E recebeu um nome sobre todo nome: “Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” (Fp 2:9-11)

Ele já recebeu o título de SENHOR, Ele já é o Senhor de toda terra, Ele é o Senhor de tudo o que há aqui! Por isso é ridículo quando pregadores perguntam, “Você quer fazer Jesus – Senhor da sua vida hoje?” – Ele já é - independentemente se você recebeu graça para aceitar isso ou se você continua rejeitando. E um dia todos irão se prostrar diante dEle!

Ele venceu a morte – a morte mais humilhante e dolorosa – e hoje Ele se assenta à direita de Deus – Ele é SENHOR sobre toda a terra e inclusive sobre o inferno [Ap 14:10]!

Visto que Jesus venceu a morte e hoje reina, a nossa fé não é vã!

Oh, Quão importante é a RESSURREIÇÃO de Jesus!

I Cor 15:13-16 - 13Se não há ressurreição dos mortos, então nem mesmo Cristo ressuscitou; 14e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.15Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.16Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou.17E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados.

Mas Cristo ressuscitou e por isso não estamos mais mortos em nossos pecados! Nós fomos justificados e perdoados – Isa. 53:11 - Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

A ressurreição de Jesus é a maior prova de que Ele foi justificado diante de Deus – então, nós que estamos em Cristo somos aceitos por Deus. Por isso Paulo diz em Romanos 4:25 - Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Uma vez que Jesus foi justificado por Deus – a justiça de Cristo é imputada em nós mediante a fé [Rom 3:22-28; 4:5; 5:1] – e somos considerados justos mediante a justiça de Cristo!

O que Jesus está fazendo agora?

Rom 8:33-34 - Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Interceder significa uma intervenção efetiva! Ele está agindo!

Heb 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

I Jo 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Que a morte e ressurreição de Jesus nos leve a uma nova visão da majestade e glória de Deus demonstrada naquela cruz e naquele túmulo vazio!

Na abominável cruz – o sangue perfeito foi derramado – onde nenhum deus se colocaria, nosso Deus se fez homem e pagou o preço do pecado.

No túmulo vazio – vemos que o sacrifício do Servo Sofredor foi aceito – enquanto as côrtes humanas negaram a justiça de Cristo, o supremo Juiz O justificou!

O túmulo vazio = a ressurreição de Cristo mostra que o Servo Sofredor foi vindicado e agora é SENHOR sobre todos e tudo! Cumprindo a profecia de Daniel 7 – o Filho do Homem!

Que a ressurreição de Jesus nos leve a uma vida radical pelo Evangelho, uma vida de santidade e sem medo!

Heb. 2:14-15 - Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. Ele tem a chave/autoridade sobre a morte!

Ele está governando todas as coisas, Ele é Senhor sobre tudo e todos, e o mais misericordioso de tudo – Ele está intercendo pela Sua Igreja.

Obrigado Senhor por esse domingo em que somos refrescados pelo poder da ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo! Uma morte terrível, mas uma vitória sem paralelos.

Christus Victor – Ele é a nossa vitória!