sábado, 2 de abril de 2011

I – INTRODUÇÃO - O DEVER DE BUSCAR

Por Gustavo Barros

A CERTEZA DA SALVAÇÃO:

Nesses próximos estudos estaremos tratando de um assunto bem sério e de extrema importância para o cristão e para o estado das igrejas hoje em dia.
A SEGURANÇA DA SALVAÇÃO não é assunto que servirá apenas para acrescentar informação na mente teológica das pessoas, não é só para a satisfação do ego teológico.
Esse tópico afeta profundamente o nosso viver – as nossas ações e o nosso modo de depender de Deus – comportamento, sentimentos, conforto:

a) Eu estou realmente sob a graça salvífica de Deus?
b) Eu fui realmente salvo por Jesus?
c) A salvação depende somente do meu esforço?
d) Eu posso acordar um dia e ter perdido a minha salvação?
e) Existe segurança em Deus ou Ele apenas me abandona depois que eu aceitei a mensagem do Evangelho?

COMO EU SEI SE SOU REALMENTE SALVO?
“Ah, eu creio!” – Muitas pessoas dizem crer no Evangelho - Mas até os demônios crêem! (Tg 2.19)
“Ah, eu sei que eu sou salvo!” – Cuidado Pv 14:12 - Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.
“Ah, eu sei no fundo do meu coração” --- Jr 17.9 – O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.
“Ah, o pregador me disse!” – Quem é o homem para declarar a salvação de um outro homem?

A CONFUSÃO:
Por vários anos os cristãos vêm debatendo se um cristão verdadeiro (alguém que foi regenerado pelo Espírito Santo, comprado com o sangue de Jesus, predestinado por e escolhido Deus e selado com o Espírito) pode ou não perder a salvação, ou se é possível ter a certeza da salvação.
É uma pena, pois toda essa bagunça no evangelicalismo atual se dá pela falta de entendimento das Escrituras e pela falta de conhecimento do que é e como é a salvação.

O grande problema tem a raiz na antropologia – o modo como os cristãos vêem o estado do homem. As pessoas acreditam que existe algo bom no coração do homem e que ele tem toda a capacidade de escolher Cristo – a salvação depende completamente da vontade e da força do homem. Então assim como não há certeza da salvação, já que depende da força do homem e não na obra de Cristo, também não há ensino algum em exortar as pessoas a consolidarem a eleição delas! Como conseqüência temos um ‘mar’ de pessoas que professam cristianismo, mas que nunca foram realmente salvas por Cristo.

OBJETIVO:
O meu objetivo com esse estudo é levar o cristão a uma vida que busca intensamente e diariamente a segurança da salvação trazida por Jesus – através da santidade, produzindo frutos de arrependimento e fruto do Espírito.
Nós vamos contrastar essa busca constante pela segurança da salvação com a fácil aceitação e falsa segurança que hoje impregna as igrejas.

** Queridos, a Bíblia demanda o cristão a examinar a fé que ele professa ter!
II Co 13:5 - Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Quando foi a ultima vez que você examinou a sua fé?

A Segurança da Salvação se dá baseada na Palavra de Deus. Pare de ouvir o seu coração, pare de ouvir as suas emoções, pare de ouvir o pai e a mãe que te asseguram que você é salvo, pare escutar o pregador que te afirmou que devido a sua aceitação do apelo você é salvo. Ouça a Palavra de Deus!

I João 1:5-6 - Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. 6 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

Se seu estilo de vida (andar) contradiz o caráter de Deus e o padrão estipulado por Ele – você não tem comunhão alguma com Deus!
As pessoas quando olham para você ou falam de você – o que elas vêem? Elas vêem o caráter de Deus e os padrões de Deus em sua vida?

Quando foi a ultima vez que você caiu de joelhos chorando e confessando seus pecados? (Já fez isso alguma vez?)

Isso é a marca de um cristão.

Começaremos esse estudo com uma das passagens mais terríveis e assustadoras de toda a Bíblia:

MATEUS 7:17-23 – {Esse é o fim do tão famoso Sermão do Monte – a maioria das pessoas conhece as beatitudes e gosta dos primeiros versículos, mas poucos gostam do restante desse sermão pregado por Jesus – e é assim que Ele termina:}17toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.19Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.20Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!21"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’"
V.18 – Jesus mostra que uma “árvore boa não pode dar frutos ruins” = o cristão genuíno não pode permanecer num estado de escravidão dos mesmos pecados e vícios. A vida do cristão deve ser marcada pela constante transformação.
“A árvore ruim não pode dar bons frutos” = é impossível que o coração não regenerado possa glorificara Deus.
O único modo de uma pessoa dar bons frutos é estando verdadeiramente em Jesus – Jo 15:4 - Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

V. 20 – A importância dos frutos de arrependimento, frutos de santificação – o fruto do Espírito!
Você tem dado bons frutos?
Você tem dado fruto algum?
Essa pergunta é básica e deve ser respondida. Olhe para a sua vida, pergunte para uma pessoa próxima – “Você tem visto mudança em minha vida? Eu tenho dado bons frutos?”

Por que é importante esse auto-exame? Por que é importante eu saber se tenho dado bons frutos?

V.19 – Porque Ele corta e joga fora toda árvore que não dá bons frutos! [Jo 15:2 - Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.]

V. 22 - SENHOR, SENHOR – Essa repetição é importante. Essa rara estrutura gramatical implica e comunica um relacionamento pessoal com a pessoa direcionada – na cultura hebraica. Por exemplo (Ge 22:11 – Abraão, Abraão ; 46:2 – Jacó, Jacó ; At 9:4 – Saulo, Saulo ; Lc 22:31 – Simão, Simão).

Eles vão tratar Jesus como se eles tinham um relacionamento com Jesus!
Eles achavam que eram amigos de Jesus, achavam que tinham um relacionamento verdadeiro com o Senhor.
Isso é assustador! Essas pessoas estavam envolvidas com a igreja, eram pessoas que fizeram muitas coisas em nome de Jesus - talvez até passaram muito tempo da vida delas em uma comunidade religiosa.

Muitos irão dizer a grandes obras que fizeram em nome de Jesus – os milagres, as curas, os exorcismos, irão citar a Bíblia, falarão das horas, dias e anos passados na igreja.
V.22 - E o Senhor Jesus lhes dirá claramente (ὁμολογήσω - professará – assim como professaram com suas bocas Jesus, Jesus irá professar com sua boca), “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal “

ATERRORIZANTE, pois isso mostra que sinais, maravilhas, curas e outros dons espirituais não são sinais concretos da aprovação de Deus!
Hoje vemos muitas pessoas defendendo certos líderes religiosos com base no ministério – as curas, milagres, exorcismos – cuidado! Deus deu poder para os demônios realizarem vários sinais (At 19:3-6; II Tes 2:9-12; Ap 13:13-14).

NUNCA OS CONHECI – não quer dizer que Jesus não sabia da existência dessas pessoas – Jesus é Deus e Ele conhece tudo e todos. Essa frase quer dizer que Jesus nunca teve um relacionamento intimo com essas pessoas!

Não basta só professar Jesus, não basta aceitar um apelo e repetir uma oração, não basta realizar milagres – o que é essencial é que Jesus te conheça.
Tem muita gente no inferno que sabe muito sobre Jesus, mas Jesus nunca os conheceu como um irmão (Heb 2:11).

** Esses homens se achavam próximos de Jesus – PROXIMIDADE não traz regeneração!
Judas passou mais de 3 anos ao lado de Jesus e nunca foi salvo!
Os irmãos e a mãe de Jesus, apesar de tão próximos, acharam que Ele estava louco.

A PERGUNTA QUE FICA É:
Como saber se eu não serei um desses?
Como saber se eu não sou um falso-cristão?

Você vê aquela multidão de pessoas em ‘evangelismo em massa’ aceitando a Jesus, correndo para o altar, aceitando o apelo – eu me pergunto, quantos desses, verdadeiramente, serão aceitos no Reino de Deus?

É assustador, pois não basta só você querer ou achar que pertence a Jesus!

MARCOS 4 – A Parábola da Semente/ do Solo
Uma outra passagem é muito importante também para entender a salvação e a crise nas igrejas hoje em dia.
Essa parábola é chave para entender o ministério cristão e os diferentes tipos de pessoas que aceitam e rejeitam o convite do Evangelho.

É importante observar que:
1 – O semeador não é identificado. O foco não está no semeador. Muitos gostam de colocar toda a atenção no semeador – como se ele tiver as técnicas certas, ele irá atrair muito mais gente. O foco não está na inteligência e nem na astúcia do semeador (aquele que joga a semente).

2 – Diferente do pensamento grego da época o problema não está só na mente da pessoa, mas o problema é mais profundo – o coração!
Essa parábola mostra que o problema principal é o coração do homem!

3 – O contexto da passagem nos mostra que Jesus vai explicar porque tantas variadas respostas são dadas: a – a maioria só quer o show; b – alguns não se importam; c – outros odeiam; d – alguns poucos aceitam o chamado.
Muito parecido com hoje em dia!

O SEMEADOR = Todos que proclamam a mensagem do evangelho. I Cor. 3 – 4 Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos? 5 Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos/escravos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; 7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. 8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

A SEMENTE = é o Evangelho – I Pe. 1:23 - Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Isa. 55:10-11 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

OS SOLOS = são os corações - Mat. 13:19 – Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Lucas 8:12, 15 - As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos, 15 Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

v. 15 – O PRIMEIRO TIPO DE CORAÇÃO = SOLO BEIRA DE CAMINHO – ele é duro e irreceptível!
Essa pessoa escuta a mensagem, mas não recebe absolutamente nada. Ela não gosta do Evangelho.

V.16-17 – O SEGUNDO TIPO DE CORAÇÃO = SOLO PEDREGOSO – As igrejas estão cheias dessas pessoas. Pessoas que aceitaram o apelo de um pastor ou de um pregador e na hora estavam cheias de alegria e emoção.
A música e a mensagem foram tocantes na emoção da pessoa – ela aceita esse Jesus que vai livrá-la das dificuldades, mas assim que o “sol sai” (v.6) a pessoa logo abandona o cristianismo.

O SOL representa as aflições e as dificuldades que logo surgem.
* Essa pessoa nunca contou o custo de seguir a Jesus!
Pessoas sem RAIZ – sem ligação nenhuma com Jesus, nunca foram nutridas por Jesus - Col. 2:7 – Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

V.17 – Essas pessoas se escandalizam com o Evangelho da Graça – Não conseguem agüentar nenhum tipo de dor e nem sofrimento por Jesus.
Elas querem ser ‘felizes’ – elas querem só as ‘bênçãos’!
João 6:60-69 – Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?” 61 Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza? 62 Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? 63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. 64 Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. 65 E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. 66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. 67 Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?” 68 Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. 69 Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

V.18-19 - O TERCEIRO TIPO DE CORAÇÃO = SOLO ESPINHOSO – Essa pessoa é diferente das outras duas já descritas – a primeira não quis nem saber, a segunda só gosta da parte boa e da emoção gostosa do momento.
Essa pessoa pensa sobre o que é seguir a Jesus realmente.
Ela gosta da idéia de ser radical por Jesus.
Ela gosta da idéia de que seria muito bom servir a Jesus.
Mas a mente dela é dividida! Ela acredita que pode servir a 2 senhores – essa pessoa acha que pode servir a Jesus e ao mundo.

As preocupações da vida, a sede por mais dinheiro, a fome por mais segurança e conforto material – sufoca a semente.
Por isso os espinhos sufocam o crescimento e a fé morre!
Prov. 23:4-5 - Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu.

V.20 - O QUARTO TIPO DE CORAÇÃO = SOLO FÉRTIL -
Esse é o cristão genuíno – aquele que foi salvo e regenerado por Deus!
O coração dessa pessoa foi preparado por Deus – quando a semente caiu o sol não murchou e nem espinhos cresceram!
Lucas coloca assim – Lucas 8:15 - Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

* Produz fruto! Independente da quantidade (se é 30, 60 ou 100 por um não importa!) – o cristão genuíno produzirá frutos.

Uma coisa assustadora é revelada por Jesus nessa parábola:
Muitas pessoas escutam a mensagem = a semente cai em todo lugar -- mas muitas poucas pessoas produzem frutos.

* Há apenas 2 tipos de pessoas – regeneradas e salvas por Deus e pessoas condenadas. Mas dentro do grupo de pessoas condenadas há várias que professam ser cristãs e que acreditam estarem indo para o Céu, mas na verdade estão indo para a destruição.

Hoje as igrejas medem o sucesso pelo número de pessoas.
Eles acreditam que a realidade espiritual pode ser medida através de números – cuidado! A maioria das pessoas não está verdadeiramente ligada a Jesus.

A conversão genuína se dá quando:
a - o solo/coração é preparado por Deus – Pv 20:9 - Quem poderá dizer: "Purifiquei o coração; estou livre do meu pecado? "
b – há frutos – há uma colheita! O cristão verdadeiro ouve a palavra, retêm ela no coração – obedece – e dá uma COLHEITA – não apenas um frutinho aqui e um frutinho ali.

O foco da Palavra volta a ser “FRUTOS” – você tem dado uma colheita?

Um dos piores ensinos que já permeou a igreja é a doutrina do CRISTÃO CARNAL – esse ensino alega que uma pessoa pode ser cristã, mas passa anos da vida dela como se ela fosse do mundo. Esse ensino diz que o cristão carnal aceitou a Jesus como Salvador, mas não O tem como Senhor da vida. Isso é a uma coisa ridícula e perigosa. O cristão carnal vai para o inferno junto com o outros falsos cristãos.

Os frutos não salvam ninguém – mas eles demonstram se a semente germinou realmente.
Uma pessoa pode parar de beber, fumar, falar palavrão, roubar, fazer boas obras e mesmo assim ir para o inferno.
Mas uma pessoa que diz ser cristã, mas não tem frutos demonstra que ela não é cristã!

Assim como a profissão de fé também não salva ninguém. Não é porque você professou uma vez e professa ser cristão que você será salvo.

Então como saber se eu sou realmente salvo?