sábado, 2 de abril de 2011

Cristãos Devem Dizimar?

Seja na sala de aula do Seminário ou interagindo com amigos, eu tenho recebido frequentemente essa pergunta: Cristãos devem dizimar?
Estou escrevendo esse artigo do conforto do meu pequeno, aquecido quarto no tranquilo campus do Trinitty College, Bristol. Estou aqui para fazer uma pesquisa de Ph.D no Novo Testamento. Por essa razão, eu convidarei C.S. Lewis para palpitar no tópico. Essas são as palavras dele. Aparentemente ele também recebeu a mesma pergunta.
“Eu não acredito que podemos chegar a uma conclusão de quanto nós devemos dar. Creio que a regra mais segura é que devemos dar mais do que podemos guardar. Em outras palavras, se nossos gastos em confortos, luxúrias, diversão etc., estão acima do padrão comum entre aqueles que têm um salário semelhante ao nosso, nós provavelmente estamos dando muito pouco. Se nossas caridades não nos incomodam e nem nos bilisca, eu devo dizer que elas são muito pequenas. Deve haver coisas que nós gostaríamos de fazer, mas não podemos porque nossas caridades não permitem.”
Deixa-me resumir essa resposta com uma palavra: SACRIFÍCIO. Dar sacrificalmente é o tipo de dar que Jesus celebrou com seus discípulos em Marcos 12:41-44.
Então de volta a pergunta: Cristãos devem dizimar?
Eu creio que os cristãos não podem ver os 10% do dinheiro dado para a igreja como o presente a Deus e os outros 90% como pertencentes à eles – tudo pertence ao Senhor (Sl 50:12). Eu creio que eles devem almejar viver de forma simples e dar muito mais sacrificialmente.

by Gary Hoag
Traduzido por Gustavo Barros
http://www.denverseminary.edu/stewardship-matters/should-christians-tithe/