quinta-feira, 23 de junho de 2011

VI – POSSUINDO A CERTEZA VERDADEIRA DA SALVAÇÃO


Por Gustavo Barros
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5
Como vimos no estudo anterior – há muitas coisas que geram falsas certezas da salvação na vida das pessoas:
1- Universalismo; 2– Legalismo; 3- Sacerdotismo; 4- Apelos.
Todas essas falsas certezas são geradas pelo fraco entendimento da salvação bíblica. Uma das grandes crises na igreja está na área da Soteriologia! A doutrina da salvação é um dos alicerces da igreja – um entendimento deturpado sobre esse assunto pode acarretar em sérios problemas. Como vimos, durante a era Medieval, a Igreja Católica Romana criou vários sistemas de penitências (obras atrás de obras) para salvar as vidas.
A grande maioria das seitas dentro do cristianismo é gerada devido a um errôneo entendimento da salvação dos homens.
Dentro da doutrina da salvação há o ensino da ELEIÇÃO [predestinação]. Como Pedro mesmo fala, a certeza da salvação está ligada a eleição: “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,”(II Pe 1:10)
Podemos, na teologia, diferenciar a SALVAÇÃO da ELEIÇÃO, mas jamais separar uma da outra!
1 - Alguns acreditam que a eleição vem após a salvação – “Eu sou eleito, pois eu escolhi a Jesus!”. Essa interpretação ensina que Deus elege (predestina) com base no pré-conhecimento que Ele tem. Deus viu no tempo todos aqueles que iriam aceitar a Jesus, e esses foram eleitos.
Esse ponto de vista vê a salvação como obra do homem. É o homem quem decide e quem faz tudo (por mais que eles tentem argumentar que depende inicialmente de Deus).
Esse grupo tem uma grande dificuldade, ou mesmo impossibilidade, de entender o conceito de certeza da salvação, pois a obra depende especificamente do homem.
2 - A doutrina reformada ensina que se o homem é eleito por Deus, então ele é (será) salvo -- ou – Se o homem é salvo, então ele é eleito. Todo eleito chega à salvação.
Salvação flui da eleição de Deus.
Como Pedro exorta a igreja, nós devemos consolidar – ter a certeza da nossa eleição = salvação!
A obra é toda de Deus! Ele é quem dá para o Filho: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.”(Jo 6:44) - e o Filho os preserva através do Espírito Santo! Jo 17:5-12
Jo 10:27-30 -As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.28Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. .
Mc.10:26-27 -Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? " Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".
A confiança e a segurança vêm da obra de Deus – não está na força e no querer do homem!
ORDO SALUTIS – ordem da salvação – ordem ou arranjo no qual os vários benefícios da salvação em Cristo são aplicados ao pecador eleito. Sequências de ações que ocorrem na salvação de uma pessoa. Há uma ordem lógica.
Rm 8:28-30 - 28Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito [o propósito é de Deus – o chamado é de Deus – esse chamado é efetivo – não é externo o chamado, mas interno – quando Deus regenera através do Espírito] 29Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.30E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.
1 – PRÉ-CONHECIMENTO 4 - JUSTIFICAÇÃO
2 – PREDESTINAÇÃO 5 - GLORIFICAÇÃO
3 – CHAMADO
Muitos alegam que o PRÉ-CONHECIMENTO de Deus é aquele pré-conhecimento das obras que as pessoas iriam realizar. Mas na Bíblia esse pré-conhecimento é um conhecimento pessoal, não científico das coisas.
Deus pré-conhece todo mundo, mas nem todos são salvos. No próximo capítulo de Romanos (9), Paulo explica que não foram as obras que Ele anteviu.
Todo aquele que é chamado é justificado! É impossível que Paulo esteja se referindo ao chamado externo, pois MUITOS são chamados externamente a se arrependerem e terem fé, mas não fazem.
Se a pessoa que é chamada é também justificada, a questão que fica é: QUE CHAMADO É ESSE?
É esse só um chamado geral? Um chamado externo que os pregadores fazem?
Mt 22:14 - Jesus encerra a parábola do Banquete de Casamento com as seguintes palavras - Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos .
Que CHAMADO é esse?
Ef. 2:1-8; Ap 17:14; I Pe 2:9
Esse CHAMADO EFICAZ está totalmente ligado à REGENERAÇÃO! Ser regenerado = nascer de novo.
Você é REGENERADO? João 3
REGENERAÇÃO - gerar a nova vida espiritual dentro do homem que estava morto em pecados – acordando a pessoa para ouvir espiritualmente o chamado eficaz de Deus! I Cor 2:12,14
A grande maioria das pessoas não entende a doutrina da Regeneração e isso afeta totalmente o entendimento da salvação que consequentemente afeta o entendimento da certeza da salvação.
Por isso, a fonte da certeza verdadeira é a sã doutrina na área da salvação! Quando nós entendemos que a salvação é obra de Deus – e o Espírito testifica em nosssas vidas – daí sim podemos ter a certeza!
Uma vez que entendemos que a salvação é obra de Deus mediante a Sua graça e misericórdia – o caminho fica livre para consolidarmos e termos a certeza da nossa eleição e assim nos assegurarmos ainda mais da nossa salvação através da santificação!
Por que podemos ter certeza de salvação ?
Por Hernandes Dias Lopes
Os estudiosos dizem que a Carta de Paulo aos Romanos é a cordilheira do Himalaia de toda a revelação bíblica. Se Romanos é a cordilheira do Himalaia, então, Romanos 8 é o pico do Everest.  Em Romanos 8.29,30 Paulo faz cinco afirmações gloriosas, que são o fundamento da certeza da nossa salvação.


1. Deus nos conhece de antemão (Rm 8.29). Antes de Deus lançar os fundamentos da terra, acender as estrelas no firmamento e chamar à existência as coisas que não existiam, Deus já havia colocado o seu amor em nós, e nos conhecido como seu povo amado. O verbo conhecer tem o mesmo significado de “amar”. O amor de Deus é eterno, imutável e incondicional. Ele nos amou em Cristo, seu Filho amado, desde toda a eternidade.



2. Deus nos predestina para a salvação (Rm 8.30). Não fomos nós que escolhemos a Deus, foi ele quem nos escolheu. Nós amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. Deus nos predestinou não porque previu que iríamos crer em Cristo, cremos em Cristo porque ele nos predestinou. A fé não é causa da eleição divina, é sua consequência. Eu não fui eleito porque cri, eu cri porque fui eleito. Deus não nos predestinou porque previu que iríamos ser santos. Nós fomos eleitos não por causa da santidade, mas para sermos santos e irrepreensíveis. A santidade não é a causa da eleição, mas seu resultado. Deus não nos elegeu para a salvação porque previu nossas boas obras, mas fomos criados em Cristo Jesus para as boas obras. As boas obras não são a causa da predestinação, mas sua consequência. A nossa salvação é obra exclusiva de Deus para que toda a glória pertença a Deus.
3. Deus nos chama com santa vocação (Rm 8.30). Aqueles a quem Deus conhece e predestina, a esses também Deus chama e chama eficazmente. Há dois chamados: um externo e outro  interno; um geral e outro específicio; um dirigido aos ouvidos e outro dirigido ao coração. Jesus diz que as suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem. A voz de Deus é poderosa. Os eleitos de Deus podem até resistir a essa voz temporariamente, mas não finalmente. O mesmo Deus que nos elege na eternidade, tira as vendas dos nossos olhos, o tampão dos nossos ouvidos, retira o nosso coração de pedra e nos dá um coração de carne. Ele mesmo opera em nós o querer e o realizar, abrindo nosso coração, dando-nos o arrependimento para a vida e a fé salvadora.
4. Deus nos justifica conforme sua graça (Rm 8.30). Aos que Deus conhece, predestina e chama, também justifica. A justificação é um ato e não um processo. Acontece fora de nós, no tribunal de Deus, e não em nós. A justificação não tem graus, todos os que creem em Cristo estão justificados de igual modo diante do tribunal de Deus, por causa do sacrifício substitutivo de Cristo.  Aqueles que estão justificados estão quites com a justiça de Deus e com as demandas da lei de Deus. Não pesa sobre eles mais nenhuma condenação. Toda a infinita justiça de Cristo é deposita em sua conta.
5. Deus nos glorifica para a bem-aventurança eterna (Rm 8.30). Aqueles que são amados e predestinados na eternidade e salvos no tempo desfrutarão da bem-aventurança eterna. Embora, a  glorificação dos salvos seja um fato futuro, que se dará na segunda vinda de Cristo, na mente de Deus e nos decretos de Deus já é um fato consumado. Aqueles que crêem em Cristo e estão guardados nele têm a garantia do céu. Nada nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo.
O apóstolo Paulo diz que aquele que começou a boa obra em nós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus. Que Deus seja louvado por tão grande salvação!