segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os 2 Maravilhosos Ofícios da Igreja Local: Presbíteros e Diáconos

 

Titulo: Os 2 Maravilhosos Ofícios da Igreja Local: Presbíteros e Diáconos

Pregado na manhã de Domingo, do dia 26 de Junho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Introdução:

Há uma grande urgência na igreja atual de se resgatar as qualificações e funções bíblicas para os únicos dois ofícios, na igreja local, encontrados nas cartas do Novo Testamento. Assim como há uma crise na soteriologia, vemos também uma crise na área de eclesiologia nos dias atuais.

A igreja está perdendo todo o entendimento bíblico das funções e características dos pastores (presbíteros) e dos diáconos. Hoje em dia pastores se tornaram homens de negócios – as pessoas procuram pastores que tenham boas ‘visões’ de como fazer a igreja prosperar. Hoje em dia, os filhos de pastores se tornam pastores naturalmente. Pastores hoje em dia não precisam ser teólogos, mas sim bons em marketing. A vida espiritual, o caráter dos pastores não são mais testados e avaliados pelo alto padrão da Palavra, mas pela oratória e aparência social.

O ofício de diácono foi trocado por termos totalmente não-bíblicos. Visto que o termo diácono não gera prestígio, as pessoas são chamadas: pastores auxiliares, pastores de jovens, pastores de crianças, pastores de redes, pastores dos pobres, líderes disso e daquilo. Em muitas das igrejas que ainda adotam o termo bíblico diácono - os diáconos muitas vezes são jovens sem maturidade, homens e mulheres que não foram provados e não passam pela lista de qualificação encontrada na Palavra de Deus!

O meu objetivo com esse estudo (pregação) é trazer a luz da Bíblia onde as trevas da ignorância bíblica e a vontade de se assemelhar ao mundo têm impedido a igreja de ver, entender, respeitar e ansiar por esses dois ofícios tão maravilhosos: presbítero (pastor) e diácono!

Essa palavra é para todos, pois todos devem aspirar pelas características exigidas para a qualificação de um pastor ou de um diácono. Mesmo que você não venha a exercer o ofício de forma oficial na igreja local – você é requerido a buscar todas as qualidades exigidas para esses dois ofícios, pois todas essas qualidades só irão te tornar mais semelhante a Jesus Cristo!

Tanto o pastor como o diácono foram colocados por Deus na igreja para servir a Cristo e à igreja dEle. Todo aquele que deseja ser grande no Reino de Deus, deve ser servo e o escravo de todos – por isso esses dois ofícios devem ser imitados e aspirados por todos, pois eles refletem a grandeza no Reino de Deus – que é servir a Cristo e à Sua igreja!

Mc 10:42-45 - Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. 43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

O Pastor Supremo veio para servir e deixar como exemplo o padrão de liderança na igreja. Os pastores e diáconos são obrigados a seguirem o exemplo de Cristo. E a igreja é ordenada a seguir o exemplo de seus líderes. (Hb 13:7 - Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.)

DIVISÃO DO ESTUDO:

I – A PRECIOSIDADE DA IGREJA

II – A PRECIOSIDADE DO OFÍCIO DO PRESBÍTERO

III – A PRECIOSIDADE DO OFÍCIO DO DIÁCONO

I – A PRECIOSIDADE DA IGREJA

Para entender melhor a importância desses ofícios na igreja local, é necessário entender um pouco mais sobre a igreja em si.

A igreja, como o próprio nome diz, é a assembléia – a congregação de todos aqueles que foram chamados por Deus para fora do mundo, comprados pelo sangue de Jesus e santificados pelo Espírito Santo. Igreja = (κκλησα) ekklesia – agrupamento de cidadãos chamados para fora da casa para uma assembléia.

A igreja é o Corpo todo de Cristo. Todos os cristãos da história da humanidade formam a igreja universal (Ef. 1:2). E cada assembléia de cristãos que se reúne em diferentes bairros, cidades e países formam as igrejas locais (At 8:1; I Co 16:19).

A igreja de Cristo é tão preciosa que ela foi comprada com o que há de mais precioso: o sangue puro de Cristo: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.” (At 20:28).

A igreja é tão preciosa que ela é chamada a ‘Noiva’ de Cristo (Ef 5:25-29; Ap.19:7;22:17).

A igreja é tão preciosa para Jesus que Ele não a abandonou. Ele enviou o Espírito Santo para confortá-la e santificá-la. Ele deu a Bíblia como fonte de toda autoridade, para que tudo que seja feito na igreja seja feito biblicamente. Ele constituiu ofícios para mantê-la em ordem e santa.

Ele ama tanto a igreja que Ele não deixou a igreja como uma sociedade anarquista – na igreja há ofícios para liderar e manter ordem.

Em Efésios 4:7-11, vemos que Jesus deu dons aos homens – todos os cristãos recebem dons – e Ele deu homens com dons diferentes para a igreja toda.

Os apóstolos e profetas não existem mais (Ef. 2:20) – mas foram eles quem constituíram o Novo Testamento e toda a estrutura da igreja. O pastor deve ser tanto mestre como evangelista em seu ofício (II Tm 3:2; 4:5,11).

“Com o fim da era apostólica, o ofício de presbítero emergiu como o ofício de nível mais alto na igreja local. Assim, ele carrega uma imensa quantidade de responsabilidade.” (http://www.gty.org/media/pdf/Biblical_Eldership.pdf)

Esses homens são dons de Cristo para a igreja.

Cristo ama tanto a Sua igreja que Ele deu à igreja homens fiéis – que ocupam cargos de muita responsabilidade! Que responsabilidade é servir e alimentar o rebanho de Deus que foi comprado com o sangue inocente de Jesus!

Cristo prioriza tanto a Sua igreja que Ele estabeleceu um padrão alto para aqueles que aspiram servir no ofício de pastor! Não é qualquer pessoa que pode exercer esse ofício. Não é só porque a pessoa deseja, não é só porque ela é formada em Teologia, não é por ser filho de pastor... O homem precisa sim desejar/aspirar, mas ele também deve ser biblicamente qualificado!

Após a era apostólica, os dois grandes ofícios que encontramos no Novo Testamento são: Presbíteros e Diáconos. São esses dois ofícios que constituem a liderança da igreja. São esses dois ofícios que Cristo escolheu para o funcionamento da Sua igreja. Eles são dons/presentes de Jesus para a Igreja – por isso eles devem ser honrados, respeitados, admirados e seguidos como exemplo por toda a igreja:

I Ts 5:12-13 – Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros.

I Tm 5:17 – Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,

Hb 13:7,17 – 7Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé.17Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Mas quem são esses homens que merecem tal respeito? Quem são esses líderes que a igreja deve seguir o exemplo? Qualquer pessoa que é colocada em uma dessas funções é automaticamente digna do seu respeito? Todo ‘pastor’ é merecedor da sua honra e respeito só por estar exercendo esse ofício na igreja?

II – A PRECIOSIDADE DO OFÍCIO DO PRESBÍTERO

Como vimos, a igreja é muito preciosa para o nosso Senhor Jesus. Tão preciosa que ela foi comprada com o sangue dEle e cuidada por Ele, que é o Supremo Pastor (I Pe 5:4). E Jesus cuida da Sua igreja através da Palavra de Deus, que é o padrão supremo de tudo, e através de uma liderança qualificada biblicamente!

Há qualificações e um padrão exigido para aqueles que desejam SERVIR como pastores. Essas qualificações são encontradas em duas cartas do Novo Testamento (Tito 1:5-9 e I Timóteo 3:1-7).

I Tm 3:1-7 - 1Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.2É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;3não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.4Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.5Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?6Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo.7Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.

V.1 - Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função --

Essa é uma frase digna de confiança, você pode crer nela pois ela é verdadeira!

Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. Essa frase foi criada para incentivar as pessoas a desejarem o ofício de presbítero. Naqueles dias, assim como hoje, é algo muito difícil ser um pastor fiel – você é zombado, perseguido, desprezado... Por isso eles criaram essa frase.

VERDADES IMPORTANTES ENCONTRADAS NO VERSÍCULO 1:

1 – O OFÍCIO É LIMITADO:

O ofício de pastor é limitado aos homens. Isso fica claro pelo contexto da carta, contexto da Bíblia e dos pronomes masculinos que Paulo usa nessa passagem.

Não há ‘presbíteras’, ‘pastoras’, ‘bispas’ na Bíblia. Esse é um cargo dado por Deus aos homens e não às mulheres. Isso não quer dizer que as mulheres sejam inferiores, de modo nenhum! Há papéis, funções e responsabilidades diferentes. A responsabilidade de governar tanto o lar como a igreja foi dado aos homens [não irei me aprofundar nisso, pois não é o objetivo desse estudo – ver: http://solideogloriacampinas.blogspot.com/2010/11/as-mulheres-devem-servir-como-pastoras.html].

As mulheres trazem impacto no mundo não adquirindo o ofício de pastor, mas sendo mães e esposas fiéis – que cumprem o papel principal dado por Deus (I Tm 2:15).

O ofício não é só limitado em gênero (feminino e masculino). Os próprios homens são limitados para exercer esse cargo (vs.2-7)!

2 – O OFÍCIO DEVE SER DESEJADO:

“Se alguém DESEJA (ὀρέγω) ser bispo, DESEJA (ἐπιθυμέω) uma nobre tarefa.”

A primeira palavra para ‘DESEJA’ tem o significado de alguém se alongar todo para pegar algo, alguém que se estica para alcançar algo. Isso mostra o exterior da pessoa. A pessoa estuda, serve, se dispõe...

A segunda palavra para ‘DESEJA’ tem o sentido de ansiar com paixão por algo, um desejo que queima dentro de você.

“O que você tem aqui é alguém que deseja liderar a igreja e busca isso de forma externa, por que ele é arrastado e motivado no seu interior” (John MacArthur)

Por isso eu não aconselho (não convido) ninguém a entrar nesse ofício. Isso é algo totalmente interno!

A pessoa precisa ser apaixonada por isso. Disposta a sacrificar várias coisas.

Esse forte desejo é bem diferente de uma ambição doentia por ministério e status!

Isto é de extrema importância: a pessoa precisa ansiar servir, desejar ser um escravo de Cristo e também ser qualificada!

Não basta só desejo, como também não basta só a qualificação!

3 – O TRABALHO É ÁRDUO:

“se alguém deseja ser BISPO, deseja uma nobre TAREFA:

TAREFA - ργον – TRABALHO! É um trabalho árduo e de imensa responsabilidade.

Veja que Paulo não diz, “deseja um nobre entretenimento”, nem “uma nobre maneira de ficar rico”. É trabalhoso. Energia gasta, tempo gasto, zelo, compromisso, abdicar de inúmeros direitos.

QUE TRABALHO/TAREFA É ESSE?

A palavra BISPO = πισκοπή – aponta para o ofício: supervisão. Esse é o trabalho; SUPERVISIONAR A IGREJA DE JESUS CRISTO!

Que responsabilidade!

Tt 1:7Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível

BISPOS (EPISCOPO) / PRESBÍTERO (ANCIÃO) / PASTOR = REFEREM-SE AO MESMO OFÍCIO!

O que ele é = pastor (ποιμήν) – cuida, alimenta e guarda o rebanho de Cristo.

Quem ele é = presbítero (πρεσβύτερος) – ancião – alguém com maturidade espiritual.

O que ele faz = supervisiona (bispo/epíscopo) - ἐπίσκοπος -

At 20:17,28 - 17 De Mileto, Paulo mandou chamar os presbíteros (πρεσβυτέρους) da igreja de Éfeso. 28 Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos (ἐπισκόπους), para pastorearem (ποιμαίνω) a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

O trabalho do bispo/pastor/presbítero é de:

- supervisionar = governar a igreja local (não o povo!)

- orar pela igreja

- pregar/ensinar a Palavra

I Tm 5:17 - Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, .

Dentro do grupo de presbíteros, há aqueles que se dedicam mais tempo ao ministério/serviço do ensino da Palavra.

Tg 5:14 - Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor..

E essa é uma NOBRE tarefa! Apesar de o mundo zombar, de muitos mancharem esse ofício, a verdade é que a Bíblia afirma que aquele que é fiel realiza um trabalho NOBRE.

καλός – algo maravilhoso, digno de respeito e honra.

A QUALIFICAÇÃO:

Repare que do versículo 2 ao 7, o foco está todo no caráter desses homens.

2É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;3não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.4Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.5Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?6Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo.7Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.

O QUE É NECESSÁRIO (DEVE EXISTIR – ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO)?

Ser filho de pastor? Ser bonito e ter boa eloqüência? Ter status? Ter uma excelente aptidão física? Não! É absolutamente necessário que a pessoa tenha um caráter que passa nesse exame!

1 – IRREPRENSÍVEL --ἀνεπίληπτος- Perfeito? Não, de modo algum! É impossível e Deus não quer ninguém perfeito. Mas a idéia que essa palavra traz é de alguém que não tem acusações contra ele. Ele não pode ter o ‘nome sujo’ por causa de dívidas, violência, trapaças... De forma geral a vida desse homem é exemplar e não tem espaço para acusações (família, trabalho e igreja). Tt 1:6 - É preciso que o presbítero seja irrepreensível - uma integridade inquestionável!

2- MARIDO DE UMA SÓ MULHER – Tt 1:6 - Esse homem deve ser totalmente fiel à sua esposa: Fiel no falar, olhar e agir. Simbolizando a fidelidade de Cristo para com a Igreja.

3 – SÓBRIO – Tem o pensamento claro. Capaz de tomar decisões coerentes e sóbrias (sem favoritismo). Uma mente que não é influenciada por emoções, mas só pela Palavra.

4 – PRUDENTE/SENSÍVEL –Tt 1:8 - Tem sabedoria? Analisa as coisas de forma bíblica? Espera para tomar decisões com base em oração e estudo da Palavra?

Com dinheiro – ele é prudente-sábio? Com o tempo dele?

5 – RESPEITÁVEL – Decente – uma pessoa para quem você olha e vê ordem, beleza espiritual. Ele atrai as pessoas por causa da beleza interna?

A vida dele é disciplinada?

6 – HOSPITALEIRO – Tt 1:8 – Ama receber pessoas – recebe com alegria as pessoas em sua casa? A casa dele tem pessoas fora do círculo normal de relacionamentos? Com que freqüência as pessoas vão à sua casa? É em casa que as pessoas vêem como ele trata a família; reflete a sua generosidade...

7 – APTO PARA ENSINARTt 1:9 e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela. – O pastor deve ser um estudante da Palavra. Essa é a única qualificação que se relaciona a uma aptidão! O pastor deve ser apto para alimentar o rebanho de Deus com a sã doutrina e refutar falsos ensinos. Para isso ele deve estudar muito! Deve ser qualificado para ensinar!

Esse é o único dom requerido para os pastores: ele precisa ter o dom de ensinar!

Quantos pastores hoje em dia são levantados, mas que não possuem o dom de ensinar – eles deveriam ocupar o ofício de diácono e não epíscopos.

8 – NÃO DEVE SER APEGADO AO VINHO – ele não pode ser viciado em nada!

9 – NEM VIOLENTO – Tt 1:7 - Como ele reage a certas situações (trânsito, fofoca, fome, zombaria)? A palavra tem o sentido de alguém que usa o punho. Qual a justiça que esse homem emprega? Em casa é violento com a esposa e filhos? Ele é conhecido por ser de temperamento bom? Como ele recebe falsas acusações?

10 – AMÁVEL – gracioso, encorajador. Ele escuta as pessoas?

11 – PACÍFICO – Tt 1:7 – Alguém que evita as contendas e discussões. Evita debates agressivos. Não instiga controvérsias. Quando alguém traz uma notícia ruim, ele evita ‘colocar mais fogo’? Quais as palavras proferidas em difíceis situações?

12 – NÃO APEGADO AO DINHEIRO – I Pe 5:1-4 – Quantos ‘pastores’ hoje são tão apegados ao dinheiro!

Ele está contente com o que ganha ou sempre fica pensando em novas maneiras de ganhar mais? Ele fala constantemente sobre o salário dele?

Ele é generoso? Ele abençoa outros ministérios?

Tt 1:7 - nem ávido por lucro desonesto. – trapaça?

13– DEVE GOVERNAR BEM SUA PRÓPRIA CASA/FAMÍLIA – Ele cuida do lar? Sua casa é bem governada? Se os filhos mandam no pai, a esposa é quem é o cabeça do lar, se os filhos mandam e desmandam e o pai não consegue organizar a família - então é impossível que um homem desse governe a igreja!

Ele disciplina os filhos quando necessário (de forma bíblica)?

Ele lidera espiritualmente a casa dele? Ora com a esposa e filhos? E quanto às finanças da família?

14 – NÃO PODE SER RECÉM CONVERTIDO – Esse é o período de teste. Não é só porque o homem se formou em teologia ou aparenta ter se tornado um cristão genuíno que ele pode ser colocado no presbitério da igreja. Ele precisa conhecer a sã doutrina (isso leva algum tempo) e precisa ser testado e aprovado. Quantos líderes e pastores são colocados com tanta rapidez em ministérios, e enchem-se de soberba.

Ele já passou por testes difíceis da fé?

15 – TER BOA REPUTAÇÃO COM OS DE FORA – Imagine se você diz para um colega de trabalho, um vizinho, que você não é só cristão, mas um pastor na igreja. A pessoa se escandalizaria devido à má conduta no trabalho?

Qual é o testemunho dele fora de casa e da igreja?

16 – TER DOMÍNIO PRÓPRIOTt 1:8 tenha domínio próprio – Isso engloba várias coisas: agressividade, fala, comida, bebida, esporte...

Por que o caráter é tão importante? Por que Paulo não dá uma lista de coisas que eles precisam saber fazer?

A vida da igreja, o ministério, o caráter, o exemplo da igreja, está totalmente ligado ao caráter da liderança! Se a liderança é composta de homens autoritários, obcecados por posições de prestígio, a igreja seguirá o mesmo caminho. Se há imoralidade na vida da liderança, com certeza haverá imoralidade na igreja. Se os pastores são servos, homens apaixonados pela Palavra, a igreja será marcada pelo serviço e paixão pela Bíblia.

Presbíteros obcecados por milagres e prosperidade – a igreja seguirá o mesmo exemplo!

Por isso o foco da lista é todo no caráter do homem que aspira por esse ofício!

Olhe a lista de qualificação ministerial! “Quantas dessas qualificações estão relacionadas com a competência ministerial? Apenas ‘ser capaz de ensinar’ se relaciona com a aptidão ministerial. Todas as outras qualificações claramente refletem a importância de um caráter piedoso.” (Witmer,Timothy – The Shepherd Leader – P&R)

“Essa lista não fala sobre tarefas. Não fala sobre funções. Não fala sobre desempenho. Ela apenas fala sobre o caráter, virtudes morais, piedade e espiritualidade. A questão é virtude e caráter espiritual que refletem piedade. Esses são os padrões para liderança. E se o líder não vive esse padrão, ele está sujeito, como o capítulo 5 diz, à disciplina na presença da igreja.” (MacArthur)

Outra observação: “Quando o apóstolo listou as qualificações para o ofício, é impressionante a extrema importância do relacionamento desse homem para com a sua família ... O relacionamento de um presbítero com sua família será um indicativo de como ele irá agir com a congregação, que é a família de Deus.” (Van Dam, Cornelis – The Elder – Explorations in Biblical theology – P&R , pg.36).

O caráter é tão importante quanto a doutrina, por isso a Bíblia alerta os pastores a guardarem a sã doutrina e a vida pessoal! Doutrina e estilo de vida andam de mãos dadas!

At 20:28 – Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.

I Tm 4:16 - Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

Tt 2:7 - Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.

Algumas observações importantes:

1 – O papel principal dos presbíteros é de supervisionar e governar a igreja.

Esse governo não é de forma tirânica, mas servindo. A congregação deve apoiar e honrar os líderes que exercem o trabalho fielmente.

O foco principal dos pastores é a oração e o estudo da Palavra. Os pastores cuidam da igreja através da pregação da Palavra.

A pregação saudável alimenta, fortalece e amadurece o rebanho, ao mesmo tempo em que cuida de falsos mestres (Jo 21:15-17; At 6:1-6; II Tm 4:2)

Pregação e Pregadores, de Martyn Lloyd-Jones: “Entretanto, em última análise, a minha razão é que a obra da pregação é a mais elevada, a maior e a mais gloriosa vocação para a qual alguém pode ser chamado. Se alguém quer conhecer outra razão, eu diria, sem hesitação, que a mais urgente necessidade da igreja cristã, na atualidade, é a pregação autêntica. E, visto que esta é a maior e mais urgente necessidade da igreja, evidentemente ela é também a maior necessidade do mundo.

“Um bom pastor não é reconhecido por quão carinhosamente ele acaricia suas ovelhas, mas por quão fielmente ele alimenta e protege o rebanho com a sã doutrina!” (MacArthur)

Ver I Timóteo 4:6-16

2 – O padrão bíblico de governo de uma igreja é uma pluralidade de presbíteros, isto é, mais de um homem na liderança da igreja. Não existe um ‘pastor sênior’ no Novo Testamento. Todas as vezes que o Novo Testamento menciona a liderança das igrejas, ele fala de ‘presbíteros’.

Duas conclusões podem ser tiradas de uma pesquisa no Novo Testamento. Primeira conclusão: nenhuma passagem sugere que nenhuma igreja, não importa o tamanho dela, tinha apenas um presbítero. O padrão consistente do Novo Testamento é uma ‘pluralidade’ de presbíteros ‘em toda igreja’ (At.14:23) e ‘em toda cidade’ (Tt 1:5). Segunda conclusão: nós não vemos uma diversidade de formas de governo no Novo Testamento, mas um padrão consistente e unificado no qual toda igreja tinha presbíteros governando e cuidando dela (At 20:28; Hb 13:17; I Pe 5:2-3)” (Grudem, W. A. (1994). Systematic theology : An introduction to biblical doctrine (911). Leicester, England; Grand Rapids, Mich.: Inter-Varsity Press; Zondervan Pub. House)

Toda igreja tem seus próprios problemas e desafios. Algumas igrejas passam por um período de tempo com um homem só (talvez por estar começando, por motivo de divisão). Enquanto não há homens biblicamente qualificados e que anseiam esse ofício é dever da igreja e do pastor orar para que o Senhor levante ou traga alguém para esse ofício. Mas jamais se apressar em levantar alguém. O processo, muitas vezes, é lento, por isso Paulo exorta Timóteo a não se apressar em levantar presbíteros (I Tm 5:22) – pois há o período de amadurecimento e teste (3:10).

Essa nobre tarefa de governar e cuidar da igreja de Cristo não é realizada sozinha. Ela é tão nobre e tão difícil que é impossível de se realizar sozinho – por isso deve haver um grupo de presbíteros e um grupo de diáconos!

III – A PRECIOSIDADE DO OFÍCIO DO DIÁCONO

O segundo ofício que encontramos para as igrejas é o de DIÁCONO. Esse ofício é de maneira nenhuma inferior (nem superior) ao de pastor. Os dois ofícios complementam e completam um ao outro.

DIÁCONO - δικονος- alguém que serve, executa o comando de outra pessoa.

** O padrão não é só para aqueles que exercem funções oficiais dentro da igreja local, mas para todos que fazem parte da igreja de Cristo. Essas qualificações devem ser aspiradas por todos os membros, independentemente se vá ou não exercer esse ofício!

I Tm 3:8-13 - 8 Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.9 Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.10 Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.11 As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.12 O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa.13 Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.

A lista de qualificações é basicamente a mesma que a de presbíteros! Veja como ele começa: “Os diáconos igualmente devem ser...” (v.8) – iguais aos presbíteros!

“A grande semelhança de critérios para com os diáconos deve nos desencorajar a selecionar esses líderes com base nas aptidões práticas. Eles devem ser tão espirituais quanto os presbíteros.” (Blomberg, Craig – From Pentecost to Patmos – B&H, pg. 367).

É uma grande tragédia o como as igrejas têm visto esse título e esse cargo em nossos dias. Muitas igrejas criam títulos não bíblicos, por causa da vergonha e ignorância com relação ao termo bíblico diakonos. Títulos tais como: pastor auxiliar, pastor administrativo, pastor de casais, pastor de crianças...

“Qual a parte, se é que há alguma, que os diáconos deveriam ter em pastorear uma igreja? Fica claro pela lista em I Tm 3 que o ofício de diácono é perpétuo para o benefício do rebanho... Quando o material bíblico é levado em consideração, fica claro que a distinção pode ser feita entre o trabalho de um presbítero e o de um diácono. De forma ampla pode-se dizer que, o presbítero é responsável pela supervisão espiritual geral da congregação, enquanto os diáconos devem se preocupar primeiramente com as preocupações físicas e materiais do rebanho. Os ofícios de presbítero e diácono juntos representam o cuidado compreensivo que Cristo providenciou para o seu rebanho.” (Witmer,Timothy – The Shepherd Leader – P&R, pg.208)

Em Atos 6 nós temos o princípio desse ofício. Apesar de que em nenhum lugar os sete homens são chamados de diáconos, essa história ilustra e aponta para a importância que teria o ministério dos diáconos.

Atos 6:1-7:1Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.2Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir [διακονέω] às mesas.3 Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa4e nos dedicaremos à oração e ao ministério [διακονία] da palavra".5Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.6Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos.7Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.

A – O PROBLEMA: Uma grave acusação de que as viúvas gregas estavam sendo desprezadas. A igreja estava passando por uma profunda crise, com o risco de divisão por causa de favoritismo. Com isso os apóstolos não conseguiam mais se dedicarem ao estudo da Palavra e à oração (v.2).

B – A SOLUÇÃO: Escolher sete homens para fazer essa tarefa de cuidado físico e espiritual e distribuição de alimento (v.3).

C – QUE TIPO DE HOMENS FORAM ESCOLHIDOS: (v.3)

1 – BOA REPUTAÇÃO; 2 – CHEIOS DO ESPÍRITO; 3 – CHEIOS DE SABEDORIA

Veja que não diz nada sobre aptidão financeira nem aptidão administrativa – o foco é todo no caráter cristão! Um caráter aprovado é muito mais importante que qualquer aptidão externa.

Essas 3 características são mais elaboradas em I Timóteo 3:8-13!

*A função dos apóstolos de ensinar e orar foram transmitidas aos presbíteros e a função de servir as necessidades físicas foram incumbidas aos diáconos.

“A continuidade dos ofícios de presbítero e diácono reflete essa divisão de serviços para o benefício do rebanho. A importância do ofício de diácono e a sabedoria requerida é aparente não só das lista de qualificações encontrada em Atos 6, mas também da lista em I Timóteo 3:8-13, onde as qualificações são virtualmente idênticas para a qualificação de um presbítero, exceto que os presbíteros devem ser ‘aptos para ensinarem’ (ITm3:2)” (Witmer,Timothy – The Shepherd Leader – P&R, pg.208)

A lista de qualificação para os diáconos – assim como com os pastores – mostra que o Senhor está preocupado com o coração desses homens:

1 - devem ser dignos – Em uma cultura irreverente como a nossa é até estranha essa palavra. σεμνός – sério, digno e honrável. A vida desse homem de ser marcada pela seriedade para com as coisas do Senhor. Alegre? Lógico! Mas não um ‘palhaço’ ou comediante. Uma pessoa que tem temor e reverência pelo Senhor.

Todo trabalho sério e importante requer seriedade. Você não quer um médico que fica fazendo palhaçada na sala de cirurgia!

O diácono deve ser uma pessoa admirada pelo seu temor, reverência e comprometimento com o servir ao Reino de Deus!

2 – HOMENS DE PALAVRA - μὴ διλόγους – No grego a frase diz que o diácono não pode ser uma pessoa de dupla fala. Essa pessoa não pode falar de um jeito dentro da igreja e de outro fora da igreja.

Dentro da igreja fala sobre doutrina, canta louvores, ora – mas fora, a pessoa fala um monte de besteira, piadas sujas. O diácono precisa ser consistente em sua fala, sem hipocrisia! Ef. 5:4 -

Essa característica envolve fofoca também. Não pode ser alguém fofoqueiro.

3 – NÃO AMIGOS DE MUITO VINHO μὴ οἴνῳ πολλῷ προσέχοντας – alguém que tem muita atenção em coisas como bebida alcoólica. Um estilo de vida marcado por vícios.

4 – NÃO AMIGOS DE LUCRO DESONESTO - μὴ αἰσχροκερδεῖς – O problema aqui não é lucro, pois lucro é bom se usado e adquirido de forma correta. Como você tem tirado lucro das coisas? Sonegando imposto? Roubando? As pessoas querem fazer negócio com você?

5 – APEGAR-SE AO MISTÉRIO DA FÉ COM A CONSCIÊNCIA LIMPA – Ter convicção séria da Palavra de Deus. Isso é adquirido estudando a Palavra. Diáconos devem ser estudantes da Palavra. Uma vez que eles se apegam à sã doutrina, eles devem colocar em prática! Quando a sã doutrina é aplicada, a consciência se torna limpa!

6 – DEVEM SER PRIMEIRAMENTE TESTADOS E DEPOIS QUE ATUEM COMO DIÁCONOS – Isso é fácil de ver. O homem deve ser testado para ser aprovado.

Como um diácono é testado? Veja o quanto ele se dispõe a servir!

Quão cedo ele chega para organizar as coisas? Quão preocupado ele está em ajudar os pastores para que a Palavra seja pregada sem empecilhos?

Como colocar alguém em ofício para servir quando a pessoa não demonstra disposição alguma? Às vezes a pessoa está qualificada, mas não deseja servir.

7 – AS MULHERES DOS DIÁCONOS: Paulo trata também das esposas desses homens.

A – DIGNAS – assim como os maridos, elas devem ser sérias, reverentes. Mulheres que são visivelmente cristãs e que inspiram outras mulheres.

B – NÃO CALUNIADORAS -μὴ διαβόλους – não podem ser mulheres que falam demais; fofocam. Fofoca faz da pessoa uma pessoa diabólica. Principalmente porque ela receberá informações pessoais.

C – SÓBRIAS – no vestir, no agir. O pensamento dela deve ser sem a intoxicação do mundo. Uma mulher de pensamento bíblico.

D – CONFIÁVEIS/FIÉIS EM TUDO – elas devem ser fiéis em casa, na igreja – dignas de confiança. Uma mulher em quem se pode confiar.

A esposa é de extrema importância, pois assim como o presbítero, ela irá saber informações pessoais de membros da igreja; ela deve servir o marido para que ele possa servir no ofício que Deus o chamou na igreja!

8 - MARIDO DE UMA SÓ MULHER – Assim como o presbítero, ele deve ser fiel à sua esposa: em ações, olhar e palavras!

9 – GOVERNAR BEM A CASA – O homem deve ser respeitado dentro de casa. Governa de forma bíblica.

V13 Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus

Precisa servir bem! E quem serve bem, tem promessa de uma excelente posição e grande determinação na fé!

Mc 10:42-45 -Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo [diakonos];44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Que essas palavras os incentivem a buscarem essas qualificações – não para obter status e posição, mas para se assemelharem mais a Cristo!

Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição [não aos olhos do mundo, mas aos olhos do Cordeiro] e grande determinação na fé em Cristo Jesus

Esses são os homens que o Senhor quer que liderem a Sua Igreja.

O seu coração tem sido movido por algo assim? Alguns desejam o árduo trabalho de pastoreio, outros serão diáconos – homens que vão ajudar a Palavra ser pregada. Como você tem preparado seu caráter?

Como você tem se preparado, estudado, servido? Orando pela sua esposa?

Como e quanto você tem servido?

Temos uma vida só, e que essa vida seja para servir o nosso Senhor Jesus. Pois só Ele é digno!