segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Os Últimos Dias de [Acordo com] Jesus - Parte II - Marcos 13:1-13

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Os Últimos Dias de [Acordo com] Jesus - Parte II - Marcos 13:1-13
Pregado na manhã de Domingo, do dia 05 de Janeiro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em Vídeo
Introdução e Contextualização:
A morte de Jesus é o acontecimento de maior importância na história da humanidade. A crucificação de Jesus é o momento em que o Filho de Deus levou sobre si, sobre seu corpo santo, todos os pecados do Seu povo e lá naquela cruz Ele recebeu a justa ira de Deus, permitindo que o homem pecador seja justificado diante de um santo e justo Deus!
Rm 5:6-9 De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios. 7 Dificilmente haverá alguém que morra por um justo; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. 8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. 9 Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!
I Co 15:3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras
ós, cristãos, podemos dizer que o acontecimento mais horroroso e mais terrível na história da humanidade se tornou o evento mais maravilhoso de todos. Foi na cruz – onde todos achavam que Jesus estava derrotado e vencido – que Ele cancelou nossas dívidas e fez um espetáculo dos seus inimigos (Cl 2:13-15). Foi através da Sua morte, quando Seu sangue foi derramado por muitos, que a Nova Aliança foi estabelecida.
Mas a morte de Jesus não fala só da nossa salvação, ela fala também de uma nova era na história da humanidade. A morte de Jesus aboliu todo e qualquer sistema de rituais impostos entre Deus e o homem. A morte de Jesus fala de uma nova criação. A antiga criação (antiga ordem) foi criada pelo nosso Senhor e ela tinha Adão como seu representante principal.
I Co 15:22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.
Foi no Calvário onde ocorreu o grande julgamento – Rm 8:3 Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne (no seu corpo), 4 a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
A morte de Jesus é o ato de condenação da antiga ordem!
Por isso, pela fé, aqueles que estão em Cristo são uma nova criação. Pois eles não estão mais em Adão, mas em Cristo!
II Co 5:17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo
Gl 6:15 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
E como vimos no estudo passado, é sobre esse dia – o dia do julgamento da antiga ordem e estabelecimento de uma nova era - que Jesus está alertando Seus discípulos.
Cotninuar a Leitura Aqui