sábado, 2 de julho de 2011

VIII – AS BENÇÃOS DA BUSCA PELA CERTEZA DA SALVAÇÃO


Por Gustavo Barros
Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7
Augustus Nicodemus diz o seguinte no seu artigo da certeza da salvação na vida dos puritanos: “tão logo uma pessoa se convertia, ela era encorajada a prosseguir na vida cristã crescendo até obter a plena certeza, e os puritanos gostavam especialmente de dois textos (eles gostavam da Bíblia toda, mas especialmente de dois textos nessa conexão): Primeiro era Hebreus 6.11: "Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até ao fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança...", e ainda II Pe 1.10: "Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum". E esta ênfase da Palavra de Deus em confirmar a nossa vocação e eleição em todo tempo, era também a ênfase deles; eles acreditavam nisso e todo novo convertido era encorajado a isso. Não era dada a certeza de salvação ao novo convertido, mas eles encorajavam a que o novo convertido progredisse, crescesse na sua confiança inicial em Jesus até alcançar esta plena certeza... Em terceiro lugar, uma outra conseqüência, era que os puritanos advertiam os novos convertidos de que a fé salvadora é sempre acompanhada de santidade de vida; que ela inevitavelmente há de produzir mudanças, ou de produzir evidências, na vida das pessoas; que serão os sinais, as marcas da obra da Graça de Deus e que se a pessoa não as tem, não as porta, não traz consigo estes sinais, não tem como dizer que está salva. Então, a ênfase era em santidade de vida, antes de que você pudesse dizer que estava salvo. Mas o que estou dizendo é que a certeza de salvação não vem do fato de que você atendeu um apelo ou levantou uma mão. Mas, a certeza de salvação é decorrente da sua observação, de você perceber na sua vida os sinais da Graça Salvadora de Deus mudando a sua vida e o seu coração. Essa é a ênfase dos puritanos, na relação entre fé e certeza.” (Os Puritanos e a Certeza da Salvação Rev. Augustus Nicodemos)
Nessa última ministração nós veremos as bênçãos dessa tarefa tão importante que é buscar ter a certeza da salvação. A certeza da salvação não é baseada só no intelecto [é importante compreender e entender a obra salvífica de Cristo, mas não é o suficiente] – a certeza verdadeira vem dos frutos da obra do Espírito na vida da pessoa.
Uma pessoa sem frutos de arrependimento, sem uma crescente paixão por Cristo, sem um zelo pela leitura da Palavra e que ainda assim afirma ter a certeza, é um sério candidato a uma falsa certeza.
As bênçãos da certeza verdadeira:
1 – A CERTEZA DA SALVAÇÃO GERA ALEGRIA COMPLETA:
I Jo – 5:13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna. 1:4 Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.
Alegria verdadeira e completa só pode vir de um coração que descansa na obra do Grande Salvador.
A alegria de ter a plena certeza da salvação deve ser uma marca da vida cristã [Gl 5:22 - Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz; Rm 14:17- Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo]
2 – INCENTIVA A SANTIDADE:
Hb 10:19-22 - Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.
I Jo 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
Eu fui comprado por um Deus santo e esse Deus que é totalmente santo me chama a ser santo – e sem santidade eu jamais verei esse Deus. O que um cristão genuíno mais quer é poder ver seu Salvador!
3 – GERA GRATIDÃO:
Sl 71:14 - Mas eu sempre terei esperança e te louvarei cada vez mais.
Sl 107:1 - Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
I Co 15:57 – Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Cl 1:12 - 10 E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus e11 sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,12 dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
O meu coração se exulta e transborda de louvores de gratidão por saber que Deus me resgatou e me deu vida.
4 – ACALMA A ALMA
Hb.6:19-20 - Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
No meio das mais severas `tempestades’ não há nada melhor e mais importante do que ter a certeza de que você é Filho de Deus e que Jesus está à direita do Pai intercedendo por você.
Rm 8:33-34 - Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
5 – TIRA O TEMOR DA MORTE:
A certeza da salvação deve nos levar a uma vida de sacrifício radical por Cristo. A morte deve se tornar lucro!

Hb. 2:14-15 - Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Rm 8:38-39 – Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Não há benção maior nessa vida do que ter a plena certeza de que Jesus te deu vida e você tem o Espírito Santo de Deus.
“É o nosso dever buscar a certeza da salvação com diligência. Isso não é feito só por curiosidade, mas para garantir o nosso crescimento em santidade. Cristãos que permanecem incertos do estado de sua salvação, estão sujeitos a todos os tipos de dúvidas que podem paralisar o caminhar deles com Cristo. Eles tropeçam nas dúvidas e estão vulneráveis aos assaltos de satanás.” (Sproul, R.C. – Essential truths of the Christian Faith – Tyndale)
Quão bom é saber que podemos ter não só a segurança, mas também a certeza de que fomos perdoados, selados e aceitos por Deus!