segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quem pode se salvar? Marcos 10:26-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Quem pode se salvar? Marcos 10:26-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 01 de maio de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:26-27 26 E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se?27 Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Introdução e Contextualização:

Eu começo esse sermão citando um texto que li na internet e que em muito se assemelha com as palavras proferidas nas igrejas hoje em dia: “Como ser salvo - O que o homem precisa fazer para ser salvo?Como ser salvo está ao alcance de qualquer ser humano na face da terra. Quando Jesus Cristo morreu na cruz, Ele providenciou salvação para todos nós... Salvação tem sido providenciada; agora precisa ser aceita. Quando o homem ou mulher reconhece sua necessidade de salvação e percebe que Deus tem providenciado sua salvação através de Jesus Cristo, ele ou ela precisa tomar a decisão de aceitar o presente... Salvação é apenas o processo de confessar e acreditar. O homem precisa confessar que Jesus Cristo é o Senhor.... Você entende que você é um pecador e acredita que Jesus Cristo veio como o único Redentor dos pecados? Você está pronto para receber o presente de Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo? Se sim, ponha sua fé em Cristo, arrependa-se dos seus pecados e entregue o resto da sua vida a Ele como Senhor – repita essa oração...” (http://www.allaboutgod.com /portuguese/como-ser-salvo.htm)

Eu conheci um pastor cuja maior preocupação era com o louvor tocado durante o apelo. Ele cria seriamente que se o louvor fosse bem tocado durante o apelo, mais vidas seriam salvas.

Já me questionaram o seguinte: “Guga, por que você não faz o apelo depois da pregação? Como você vai saber quantas pessoas foram salvas através do seu ministério? Ou como a pessoa vai ter a certeza de que foi salva se ela não for até à frente?”.

Todos esses exemplos dados revelam uma só coisa: há uma crise na soteriologia! As pessoas não compreendem biblicamente o que é e como se dá a salvação!

Se alguém lhe perguntasse, “Como eu obtenho a vida eterna?” – como você responderia a essa pergunta?

Em dias em que a salvação se tornou algo tão fácil de ter – nada melhor do que irmos para os claros ensinos de Jesus sobre esse assunto para entendermos se é realmente fácil assim ser salvo.

Divisão do Estudo:

I – A questão sobre a salvação (vs. 17, 26)

ii – a incapacidade do homem (v.27A)

III – a soberania de deus (v.27b)

I – a questão sobre a salvação (vs.17, 26)

Continue a leitura aqui