quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tão Perto, Mas Não Dentro – Marcos 12:28-34

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Tão Perto, Mas Não Dentro – Marcos 12:28-34
Pregado na manhã de Domingo, do dia 30 de Outubro de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 12:28-34 28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " 29Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". 32"Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas". 34Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.


Introdução e Contextualização:

A Bíblia mostra que há dois tipos de pessoas:

1 – Aquelas que amam a Deus (pessoas salvas).

2 – Aquelas que odeiam a Deus (pessoas não regeneradas) – Rm 5:10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Cl 1:21 Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês; Ex 20:5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam/odeiam, 6 mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos; Sl 68:1 Levante-se Deus, e sejam dissipados os seus inimigos; fugirão de diante dele os que o odeiam; Mt 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro

Não há outro tipo de pessoa. Não há uma terceira classe. Há pessoas que parecem não odiar a Deus, parecem gostar de Deus, mas por mais que a pessoa pareça ‘gostar’ de Deus e das coisas do Reino de Deus há sempre um interesse egoísta por de trás dessas pessoas – e a Bíblia deixa claro que a pessoa ama a Deus ou ela O odeia.

O Evangelho só tem dois cheiros: II Co 2:16 porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. 16Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto?

Essa divisão fica mais clara nas palavras de Paulo em I Co16:22 - ‘Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado (anátema).’

Só há dois reinos: Reino de Deus e o Reino das Trevas. Você está dentro ou fora, não tem um meio termo.Todos nascem odiando a Deus. Todos nascem da carne e a carne é inimiga de Deus. Todos nascem fora do Reino de Deus. Quem nasce em lar cristão, quem tem marido (ou esposa) cristão, quem vai à igreja e escuta a pregação – não está ‘longe do Reino’, mas não está necessariamente dentro. A pessoa só entra no Reino de Deus quando ela é nascida do Espírito (Jo 3:3-8) e trazida por Deus (Cl 1:13) e isto ocorre através da graça!

Essa história em Marcos 12 nos mostra o caso de um homem (como muitos hoje) que sabia o que precisava ser feito, ele sabia que a única maneira de viver era se entregando totalmente a Deus através de um relacionamento de amor, mas que este mandamento era duro demais para ser obedecido, e assim como muitos hoje, ele termina a história perto do Reino de Deus, mas não dentro – ou seja, odiando a Deus.



Continue a Leitura Aqui

Versão em Vídeo