segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Maior de Todos os Mandamentos – Marcos 12:28-34

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Maior de Todos os Mandamentos – Marcos 12:28-34

Pregado na manhã de Domingo, do dia 23 de Outubro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:28-34 28 Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " 29Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. 30Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. 31O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes". 32"Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas". 34Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: "Você não está longe do Reino de Deus". Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.

Introdução e Contextualização:

O que é mais importante na sua vida: educação, família, trabalho, carreira, saúde, conforto, ser aceito, etc.? Obedecer aos mandamentos de Deus tem alguma prioridade na sua vida? Quando você ora, clama por um coração obediente? Você pensa durante o dia – na escola, no trabalho, em casa, no esporte, lazer – sobre os mandamentos de Deus?

A Bíblia mostra que amor verdadeiro pelo Senhor é demonstrado em um coração que anseia obedecer aos mandamentos de Deus – Jo 14:15 Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos; Jo 14:21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele; I Jo 5:3 Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Um coração que não pensa e não se preocupa em constantemente obedecer ao Senhor é um coração que não ama a Deus e provavelmente nunca foi regenerado.

Que a pergunta feita por este escriba (em Mc 12:28) esteja escrita no seu coração. Que essa pergunta feita por um inimigo de Deus com um propósito pecaminoso seja a pergunta que você faz pelo amor que você tem por Cristo.

Que você possa perguntar com a mais sincera vontade de obedecer “Jesus, qual o maior dos mandamentos? Pois eu anelo te obedecer! Eu quero obedecer ao mandamento mais essencial de todos. Eu sei que todos são essenciais, mas qual o que Você mais deseja que eu obedeça?!

CONTEXTO:

Chegamos à ultima tentativa dos líderes religiosos de Israel de pegarem Jesus em Suas palavras. Eles querem de todo jeito tirar o crédito de Jesus com as pessoas e conseguir uma acusação para matá-Lo. Lucas 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo. Essa caçada (Mc 12:13) a Jesus é o foco desse terceiro dia. 1- Tentaram apanhá-Lo com a questão da autoridade (11:27-33) – à qual Jesus responde com uma parábola de condenação (12:1-11); 2 – A ira dos líderes religiosos aumenta ainda mais e eles passam a planejar um meio de prender Jesus (12:12); 3 – Nessa intensa busca para acabar com Jesus, o Sinédrio envia um grupo de fariseus e herodianos na tentativa de colocar Jesus dentro da arapuca com uma pergunta sobre impostos, mas não funciona. (12:17c); 4 – Por isso, eles buscam uma nova alternativa enviando os saduceus para questionarem Jesus sobre a ressurreição (12:18-27); 5 – Visto que os saduceus também foram incapazes de apanhar Jesus eles enviam um mestre da lei para saber de Jesus qual o maior dos mandamentos. Jesus apanha este homem em sua astúcia e faz com que o show de perguntas se encerre (12:34). Visto que o plano A fracassou, eles partirão para o plano B que é contratar um hipócrita – Judas (14:10-11).

Continue a Leitura