quinta-feira, 28 de julho de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO - Parte III – O CINTO DA VERDADE (v.14)

Parte 1 Parte 2 
Por Gustavo Barros

clip_image002

EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Como vimos no estudo passado, é importante os cristãos entenderem que a partir do momento que somos tirados do Reino das Trevas e transportados para o Reino da Luz, começa uma séria batalha: nós éramos aliados de satanás, mas agora nosso Rei é Jesus(Ef.2:2;Cl 1:3)!
É muito triste ver cristãos vivendo sem preparação e sem ação para a luta que começa quando nós somos salvos.
“Muitos cristãos não sabem que há uma batalha, pois eles nunca chegam perto do campo de batalha. Eles se escondem nos seus ambientes santificados. Eu creio que muitos se acalmam com a mentalidade de que não há uma guerra. Enquanto isso, satanás vai vencendo as batalhas em suas vidas, por causa da indiferença e letargia. A maior tragédia que poderia acontecer para qualquer igreja seria as pessoas curtirem a comunhão e serem indiferentes para quanto a batalha. (John MacArthur’s Bible Studies – The Believer’s Armor – Moody, pg.43)
EXPOSIÇÃ0 DO VERSÍCULO 14:

V.14 – Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça -- στῆτε οὖν περιζωσάμενοι τὴν ὀσφὺν ὑμῶν ἐν ἀληθείᾳ
· “MANTENHAM-SE FIRMES” --- ἵστημι – tem o sentido de estar de pé. Essa palavra era usada em contextos militares. O comandante usava para com os soldados. Estar de pé e firme é:
A – o oposto de fugir covardemente! Oposto de ser um covarde que foge das batalhas.
Muitos cristãos correm das batalhas, são covardes – não defendem o Evangelho; as pessoas nem sabem que são cristãos. (Ap 21:8 – Mas os covardes , os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre.)
B – o oposto de estar dormindo! Estar de pé e firme mostra postura de guerra. Se os soldados que eram colocados em pé para vigiar o campo fossem pegos dormindo, eles eram mortos! Pena de morte para um soldado que não estava em sua posição.
Satanás está sempre acordado, por isso é dever do cristão estar sempre de pé e preparado – vigiando:
Mt 26:41 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca"
I Co 16:13 Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes
I Pe 5:8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
· “CINGIDO-SE COM O CINTO DA VERDADE” (NVI) ou “tendo cingidos os vossos lombos com a verdade”(ACF)
Os soldados romanos eram obrigados a colocarem cintos. Também conhecido por cingulum ou balteus.
Os cintos tinham 4 funções básicas:
1 – eles defendiam os órgãos genitais; 2 – eles serviam para carregar as espadas; 3 – serviam para fortalecer o corpo todo. Por exemplo, em academias, alguns alterofilistas usam cintos para fortalecer o lombo; 4 – eles serviam para prender a roupa (a túnica) e facilitar o movimento. Mostravam prontidão!
Nenhum soldado iria para a batalha com a túnica solta. Se ele fosse, ele se tornaria presa fácil para seu inimigo.” (MacArthur, The Believer’s Armor – Moody, pg.66)
** Ilustração: No Jiu-Jitsu ou no Judô os lutadores usam faixas ao redor da cintura. Os cintos além de mostrar o grau do lutador servem para apertar o kimono no corpo do lutador e não dar pano para o oponente. A luta só começa quando os kimonos estão presos e a faixa amarrada.
*** O cinto cingido no lombo mostra que o soldado está pronto para a batalha!

CINGIR OS LOMBOS
I Pe 1:13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
Os lombos são a sede principal de força do corpo. O corpo todo está ligado pelos lombos...Lombo fraco, homem fraco.” (Gurnall, The Christian in Complete Armor – pg. 143)
VERDADE - ἀλήθεια
2 IMPLICAÇÕES DE ALÉTHEIA:
1 – ALÉTHEIA: CONTEÚDO DA VERDADE – DOUTRINA - mente
Satanás é o pai da mentira (Jo 8:44) – ele ataca o tempo todo bombardeando-nos com mentiras.
Ele constrói um reino de mentiras. As duas grandes mentiras de satanás contra os cristãos: 1- ‘Tudo está bem’; 2 – Falsas doutrinas - Ef 4:14
Ele ataca pricipalmente com falsas doutrinas. A única maneira que podemos resistir o diabo e suas mentiras é tendo nossos corpos cingidos com a Verdade de Deus.[I Pe 1:13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.]
Como soldados precisamos estar prontos – cingidos com a verdade – com conteúdo doutrinário! As pessoas que desprezam doutrina caem em todo tipo de heresia e são jogados de um lado para outro.
2 – ALÉTHEIA: SINCERIDADE/INTEGRIDADE – ATITUDE VERDADEIRA - coração
Essa provavelmente é a idéia principal aqui, visto que não há o artigo definido “a” antes de verdade. O cristão deve estar cingido – preparado – para lutar com toda sinceridade de coração.
*INTEGRIDADE/VERDADE DE CARÁTER --- a pessoa é cingida por uma vida íntegra e sincera (Ef. 4:25;5:5-9)
*INTEGRIDADE EM COMPROMISSO – COMPROMISSO VERDADEIRO COM O REINO
Coração que verdadeiramente anseia batalhar por Jesus! Muitas pessoas nas igrejas não anseiam de verdade. Muitas pessoas não têm compromisso algum com a verdade. O que mais temos na igreja são cristãos sem compromisso! As pessoas aparecem quando sentem de irem. Não há compromisso verdadeiro com o Reino de Deus! (compare a presença de pessoas em reunião de oração com encontros de milagres).
** É como jogar em um time no qual um jogador não corre e não se esforça – é triste e frustrante!
Cingir os lombos com o cinto da verdade fala de COMPROMISSO VERDADEIRO! Isso é o que mais falta!
Hb 10:22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Ef 6:24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. [Isso é o oposto de hipocrisia!]
Uma pessoa que não cinge-se com o cinto da verdade fica fraca e vulnerável, pois ela tem dificuldade em se locomover, facilita a pegada do inimigo e não tem onde colocar a espada e nem as flechas.
Sinceridade fortalece todo o corpo para lutar e facilita os movimentos: você se movimenta com muito mais facilidade! Por isso Paulo usa a imagem do cinto. Quando uma pessoa cinge os lombos com verdade, ela está fortalecendo todo o seu ser e está dizendo que está pronta para a batalha. Ela sinceramente quer participar
Resource:
http://www.freebiblestudyguides.org/bible-teachings/armor-of-god-belt-of-truth.htm ; http://www.murphsplace.com/gladiator/legions.html