segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Jesus Ensina Sobre a Oração – Parte I – Marcos 11:20-25

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus Ensina Sobre a Oração – Parte I – Marcos 11:20-25

Pregado na manhã de Domingo, do dia 7 de Agosto de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:20-25 20 De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.21 Lembrando-se Pedro, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou! "22 Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. 23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. 24 Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.25 E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados".[os manuscritos mais antigos não trazem esse versículo - 26Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.]

Introdução e Contextualização:

A igreja do Senhor Jesus carece do conhecimento verdadeiro de Deus. O que vemos hoje nas igrejas é uma multidão de pessoas que professam ser cristãs, professam que amam a Jesus, professam que têm fé em Deus, mas na verdade não conhecem a Deus e nem a Jesus. E a Bíblia relata o que acontece quando o povo não conhece a Deus:

Os 4:1, 6 – 1Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: "A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus. 6Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.; 5:4 3Conheço Efraim; Israel não pode se esconder de mim. Efraim, agora você se lançou à prostituição; Israel se corrompeu.4"Suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus. Um espírito de prostituição está no coração deles; não conhecem o Senhor.

A falta de conhecimento de quem é realmente Deus, de quem é realmente Jesus, afeta toda a vida cristã, principalmente a esfera de adoração. A adoração passa a ser antropocêntrica ao invés de teocêntrica. Isso é visível nas igrejas atuais, onde o foco está todo no homem: as músicas são para as pessoas se alegrarem, dançarem e aplaudirem, as pregações são todas voltadas para o bem-estar do homem, os cursos oferecidos são nas áreas de satisfação pessoal, aperfeiçoamento de liderança, psicologia e outros tópicos voltados para o homem (não estudam mais a Palavra – não há cursos sobre os livros da Bíblia).

Ainda na esfera de adoração, uma das áreas mais afetada é a ORAÇÃO. Oração não é mais adoração, e sim um meio para conseguir satisfação própria. Se você gravasse a sua oração, como seria?

Oração é um fundamento básico na vida do cristão. Uma pessoa que se diz cristã, mas não ora, com certeza nunca foi regenerada. Pois sem a oração a pessoa se seca e não produz fruto.

Matthew Henry disse, “Um ser humano que não respira é o mesmo que um cristão que não ora.” – a pessoa está morta!

Oração é um aspecto tão básico e necessário na vida do cristão que a Palavra de Deus enfatiza muitas vezes a importância da oração na vida pessoal e na vida comunitária (igreja):

Continue a leitura aqui