sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Evangelização – A grande comissão aos crentes.

Série de Sermões Sobre o Livro 9 Marcas 
Passagem: Mateus 28.18-20
Título: Sermão 5  - Evangelização - A grande comissão aos crentes.
Pregado na manhã de domingo, do dia 09  de Dezembro 2012.
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Ricardo Marcondes

        Versão em Vídeo                   Link

Evangelização: esse com certeza é um assunto bastante embaraçoso e complexo para muitos crentes, muitas vezes quando ouvimos falar de evangelização logo pensamos em grandes campanhas, mobilizações de pessoas na rua fazendo abordagens de cunho religioso. Ou pensamos que isso é um ministério peculiar que deve ser desenvolvido apenas por pessoas qualificadas e estudiosas da palavra.
Algumas pessoas até se sentem constrangidas por pensar que evangelizar é “empurrar” ou “impor” sua crença a outras pessoas, isto é, dizendo que nós estamos certos e eles errados. Isso causa nos crentes um censo de incompetência, apatia, ignorância ou apenas um sentimento de que a evangelização não nos é apropriada, relegando assim esse ministério aos “profissionais”. Sendo assim muitos não sabem o que a evangelização envolve e como deve ser feita, resultando trabalhos bizarros que muitos chamam de evangelização.
Entretanto esse é um assunto de extrema importância trata-lo pois é a partir de uma fiel pregação da palavra de Deus que iremos ocupar essas cadeiras como crentes verdadeiros e arrependidos de seus pecados, e adorando o Senhor por grande misericórdia.
Para ajudar- nos a entender melhor e praticar a evangelização de acordo com a palavra hoje abordaremos quatro questões:

1-) Quem deve evangelizar?
2-) Como devemos evangelizar?
3-) O que é evangelização?
4-) Porque devemos evangelizar?

Na verdade as respostas dessas perguntas se convergirão, nos dando o entendimento melhor sobre evangelização, pois tudo aqui proposto não é tudo sobre evangelização, mas espero que depois de abordarmos essas questões, sejamos mais compreensíveis e obedientes a cultivar uma igreja saudável no que diz respeito à evangelização.

1-) Quem deve evangelizar?

Todos os crentes em Cristo.
Ao lermos o novo testamento é inevitável depararmos com o assunto da evangelização, varias passagens falam da importância da propagação do evangelho. Nosso Senhor nos deixou algumas ordenanças das quais Ele nos exige que as cumpramos e algumas delas são: O batismo, a Santa ceia e a evangelização (cf. Mt. 28.18-20) Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Essa é a famosa “Grande Comissão”, e se queremos ser obedientes aos mandamentos do nosso Senhor devemos ter um ardente desejo de evangelização como nossos irmãos da igreja primitiva (At. 5.42 – 8.25 – 13.32 – 14.7 – 15.21 – 15.35 – 16.10 – 17.18).
Entretanto, se amamos a Cristo e queremos glorificar o Seu nome expressando nossa alegria n’Ele devemos ser obediente ao IDE.

2-) Como devemos Evangelizar?

A resposta é obvia: pela pregação da palavra, pela propagação do evangelho de Cristo. Do ponto de vista bíblico essa é a maneira correta de evangelizar.
Mas vamos mais a fundo, vamos entender como isso deve ser feito com exatidão.
1.      Devemos propagar a palavra – Como? – Convidando as pessoas a virem para a igreja, mas sabemos que a maioria não vira a igreja. Então o que faremos? Bem podemos transmitir a palavra por meio de comunicação, rede sociais, de modo particular por meio de uma conversa pessoal. Independente de todos esses meios, como devemos fazer isso?.
Vamos meditar agora em 6 orientações bíblicas de como se deve evangelizar.

1.      Diga as pessoas com honestidade de que, se elas se arrependerem e crerem serão salvas – mas haverá um preço.
Temos de ser precisos no que dizemos, não escondendo qualquer parte importante da mensagem. Pregue a verdade, fale sobre pecado, culpa, arrependimento, sacrifício e não de importância a que os ouvidos sensíveis e orgulhosos pensarão, pregue a verdade seja fiel a Deus.
Se olharmos os sermões de Pedro no livro de Atos, veremos sua honestidade a respeito da pecaminosidade daqueles que o ouviam. Seja honesto, pois reter partes importantes e desagradáveis da verdade é algo manipulador e significa defraudar alguém.

2.      Diga as pessoas com urgência, que se elas se arrependerem e crerem, serão salvas – mas elas tem de decidir-se agora.
Temos de deixar claro a urgência da mensagem e dizer aos nossos ouvintes que não devem esperar até que uma oportunidade melhor lhes apareça.
Atos 24.24- 25 nos ilustra um grande exemplo a respeito disso. “Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus.
Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo".
O governador Felix estava diante do maior pregador do mundo e de toda história, Paulo pregou o evangelho a ele, Felix entendeu, temeu, mas preferiu esperar por outra oportunidade, Felix perdeu a maior oportunidade de sua vida e com toda certeza, uma oportunidade que ele nunca esquecerá.
Diante disso a hora certa para evangelizar é agora, e a melhor oportunidade para nos arrependermos é agora.

3.      Diga as pessoas com alegria, que se elas se arrependerem e crerem nas boas novas serão salvas e que embora haja dificuldades vale a pena.
Grandes bênçãos são dadas as pessoas que creem em Cristo, como: perdão, significado da vida, proposito, liberdade, comunhão, certeza e esperança. Porem algumas dificuldades nos acompanharão pelo resto de nossas vidas como: perseguições, angustias e tristezas pelo pecado, afastamentos de parentes e de tudo aquilo que vai contra a lei de Deus, carregamos a cruz de Cristo todos os dias de nossas vidas.
Temos de ser honestos a respeito das dificuldades de ser cristãos.

4.      Use a Bíblia: aprenda a bíblia para você e compartilhe-a com os outros. Utilizando a bíblia mostramos as pessoas que não usamos de nossas próprias ideias, mas sim a palavra de Deus.

5.      Compreenda que a vida de cada Cristão e da igreja como um todo são partes centrais da evangelização.

Nossa vida, individual e congregacional, precisa dar credibilidade ao evangelho que proclamamos, isto é, devemos viver aquilo que pregamos (cf. Mt.5.16.) Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Isso se refere a nossa vida. E além disso nossa vida congregacional, nossa comunhão como vivemos juntos (cf. Jo. 13.34-35) "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". Temos de ter uma vida de amor comprometido com os outros membros de nossa igreja, essa é uma excelente maneira de evangelização, mostrando as pessoas quão harmoniosa é a família cristã. Pois nossa vida de comunhão na igreja é um eco que confirma nosso testemunho.


6.   Ore! Pois como bons cristãos bíblicos cremos que a salvação vem do Senhor, 
      é Ele quem efetua soberanamente a salvação do homem.


3-) O que é evangelização?

Existem alguns conceitos errôneos sobre o que é evangelização, muitas pessoas perecem em seus esforços por não entenderem o que evangelização.
A seguir citaremos 5 conceitos equivocados sobre o que é evangelização.
1.      Evangelização não é impor nossa crença as pessoas.
Infelizmente muitos crentes tem a ideia de que evangelizar é impor o cristianismo na vida das pessoas. Mas em primeiro lugar temos de entender que as coisas em que cremos são fatos e não crenças ou opiniões para que pudéssemos impor aos outros.
Quando evangelizamos, pregamos os fatos do evangelho de Cristo, na evangelização bíblica não impomos nada. De fato não podemos fazer isso pois conforme relata à bíblia a evangelização é apenas contar a alguém as boas novas e isso não é garantia de que a outra pessoa responderá positivamente ao evangelho, pois o fruto da evangelização vem de Deus (cf. 1 Co. 3.5-7) Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.”
Isto é o Soli Deo Gloria, nós podemos colocar uma espada no pescoço de uma pessoa e obriga-la a se tornar um mulçumano, mas não podemos fazer o mesmo para uma pessoa se tornar cristã. Pois o novo nascimento vem do céu, a evangelização cristã por sua natureza, não envolve coerção, envolve amor e proclamação.

2.      Evangelização não é testemunho pessoal.
Não que seja errado testemunhar das maravilhas que Cristo fez em nossas vidas, pois aquilo que é bom pra você pode não ser para os outros, às vezes testemunhar sobre nossas vidas não deixará claro as reivindicações de Cristo para as outras pessoas.

3.      Evangelização não é ação social ou envolvimento politico.
Só quero deixar bem claro que estamos falando especificamente sobre evangelismo, não que ações sociais e promover o bem entre os homens é ruim mas o foco aqui é outro. Neste caso o problema consiste em que muitos crentes se esforçam para resolver problemas horizontais, isto é, o homem com o homem, e acaba se esquecendo do problema fundamental que é vertical – o homem e Deus. Sabiamente comentou Donald McGavran um famoso missionário que serviu na índia: “Evangelização não é proclamar o quão agradável é este mundo desagradável nem persuadir as pessoas a votarem a favor de proibições. Evangelização não é proclamar o quão desejável é o compartilhar riquezas nem persuadir as pessoas a tomarem uma atitude politica para alcançar isso.”

4.      Evangelismo não é apologia ou apologética.
O grande problema dos nossos dias é que o mundo tem feito muitas perguntas para a igreja mas o correto tem que ser ao contrario, é a igreja que tem que fazer a pergunta, pois é a igreja que tem a pergunta certa.
Infelizmente nos dias de hoje perdemos muito tempo tentando provar a existência de Deus, a divindade de Cristo ao mundo e etc... Não que isso seja errado, muito pelo contrario a bíblia nos exorta a defendermos a nossa fé com amor e razão. Mas o problema é que estamos atendendo uma agenda pré-estabelecida pelo mundo tirando todo o nosso foco, do verdadeiro proposito da evangelização. A bíblia não se preocupa e nem nos orienta a provarmos a existência de Deus, mas ela nos ordena irmos e pregarmos o evangelho.

5.      Não devemos confundir a eficiência do evangelismo com os resultados obtidos.
O erro mais comum e mais trágico que envolve muitas pessoas fiéis à palavra e piedosas, é que elas confundem os resultados da evangelização com a própria evangelização, isto é, se houve convertidos minha evangelização foi boa e se não houve não consegui evangelizar. A evangelização não pode ser definida em termos de resultados ou métodos, mas somente em termos de fidelidade a mensagem pregada.
Em Atos dos Apóstolos, encontraremos ocasiões em que Paulo pregou o evangelho e poucos se converteram.
Porque isso ocorre? Paulo nos explica em 2 Co. 2.15-16 porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto? Paulo pregou o evangelho para todas as pessoas, para umas o evangelho era aroma de vida e para outras aroma de morte.
A mesma mensagem surtia efeitos diferentes. O fato das pessoas rejeitarem o evangelho não significa que não pregamos a palavra fielmente.
Mark Dever comentando sobre o assunto disse: “Quando entendermos que a evangelização não é converter pessoas, e sim falar-lhes sobre a maravilhosa verdade a respeito de Deus, e das boas novas sobre Jesus Cristo, então a obediência à chamada para evangelizar pode tornar-se certa e produzir alegria.”
Agora finalmente vamos falar o que é realmente evangelizar.
Evangelizar é: No grande congresso de evangelização em Lausanne em 1974 o teólogo John Stott disse: “Evangelizar não significa ganhar convertidos, significa apenas anunciar as boas novas independente dos resultados...”
E nesse congresso, evangelização ficou definido como: “Evangelizar é propagar as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e foi ressuscitado dentre os mortos, segundo as Escrituras; e, como o Senhor que reina, Ele oferece agora o perdão dos pecados e o dom libertador do Espirito a todos que se arrependem e creem .”
Que conforto para nossas almas saber que não depende de nós, e sim de Deus para que para Ele seja dada toda honra e glória por toda eternidade.

Amém