terça-feira, 17 de julho de 2012

Marcos 15:20-21 - Simão e a Graciosa Eleição

Série de Sermões em Marcos 
Passagem: Marcos 15:20-21
Título: Simão e a Graciosa Eleição
Pregado na manhã de Domingo, do dia 15 de julho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 15:20-21 20 Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo. 21 Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.

Introdução:
Como foi visto nos estudos anteriores, a péssima notícia para o homem é o total domínio e poder que o pecado tem sobre seu ser. Nós fomos totalmente e plenamente afetados pela queda – até as nossas vontades e desejos estão presos às consequências do pecado.
Essa verdade foi vista claramente na preparação para a crucificação: 1) os judeus rejeitaram a Jesus; 2) os gentios rejeitaram a Jesus.

A total incapacidade do homem de se salvar é a má notícia, mas há a boa notícia. A maravilhosa notícia é que Deus é um Deus cheio de graça e misericórdia que salva pecadores. Não há nenhum outro lugar em que a graça e a misericórdia de Deus sejam reveladas como na doutrina da Eleição Incondicional. A Bíblia ensina abertamente que Deus elegeu, escolheu, predestinou pessoas para receberem misericórdia (At 13:48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna; II Ts 2:13 Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade; Rm 8:29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos)! Ter um entendimento correto da eleição é determinante para entender corretamente outras doutrinas relacionadas, tais como a natureza e extensão do nosso pecado, a escravidão da nossa vontade, a graça de Deus na nossa salvação e a nossa apresentação do evangelho aos perdidos.

O ensino da Eleição Incondicional, por tirar todas as condições do homem, é rejeitado em vários meios cristãos. A rejeição de tal ensino se dá devido ao modo que ele exalta a soberania de Deus e destrói o orgulho e vanglória do homem.

Novamente, afirmo que desconheço qualquer outra coisa que nos possa humilhar tão profundamente quanto a doutrina bíblica da eleição. Algumas vezes tenho-me deixado cair no chão e tenho ficado prostrado diante dessa verdade, quando procuro compreendê-la até às suas raízes. Nessas ocasiões, tenho distendido as minhas asas e, à semelhança de uma águia, tenho alçado voo em direção ao sol. E assim o meu olhar se tem fixado no alvo, e as minhas asas não me têm decepcionado, pelo menos durante algum tempo. Entretanto, quando já fui me avizinhando daquele alvo e quando aquele pensamento tomou conta de minha mente – “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação” – então senti-me ofuscado diante do seu resplendor, fiquei pasmo diante da grandiosidade desse pensamento; e, desde aquelas alturas imensas, desci a minha alma estonteada, prostrada e quebrantada, dizendo: Senhor, eu nada represento. Eu sou menos do que nada. Por que eu? Por que eu?(Charles H. Spurgeon)
Diante de nós está uma história que mostra de forma belíssima a grande graça e misericórdia de Deus para com os pecadores! Assim como vimos a depravação total do homem, agora o Senhor nos permite ver a Sua soberana graça e Sua misericordiosa eleição!

Contextualização:
Jesus foi traído, julgado de forma injusta e condenado à crucificação. Marcos 15:15-20 nos relata o que fizeram com Jesus antes de colocá-Lo na cruz.
Ele foi:
1 – Açoitado (v.15) --- Esse era o primeiro passo para a crucificação. No açoite, Jesus foi despido de suas roupas, teve suas mãos presas a um tronco e recebeu vários golpes que abriram grande parte do Seu corpo santo. Muito sangue foi derramado, sangue que trouxe a redenção do povo de Deus.

Após o açoitamento, Jesus foi entregue nas mãos dos soldados (Mc 15:16). É sob o ‘cuidado’ dos soldados que Jesus recebe zombaria, humilhação e tortura.

2 – Zombado pelos soldados (vs.16-20):
aFOI DESPIDO DE SUAS ROUPAS (Mt 27:28 Tiraram-lhe as vestes) --- A humilhação começa despindo Jesus de Suas roupas. Ele é deixado nu para ser envergonhado pelos soldados. A nudez se tornou algo vergonhoso com a queda do homem no Éden (Gn 3:7).

bRECEBEU O MANTO DE UM REI (15:17a Vestiram-no com um manto de púrpura) --- Mas o manto não era novo e limpo como os reis usavam. Os soldados jogaram sobre o corpo aberto de Jesus uma capa velha e suja usada por eles mesmos. Visto que reis e imperadores usavam mantos de púrpura para simbolizar a majestade imperial, eles zombam de Jesus colocando sobre ele um manto.

cRECEBEU A COROA DE UM REI (17b depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele) --- Mas a coroa que Jesus recebeu foi uma de espinhos. Eles não só zombam como trazem sofrimentos sobre Jesus.
Lembrando que os espinhos vieram sobre a terra como consequência da queda de Adão (Gn 3:18).

dRECEBEU O CETRO DE UM REI (Mt 27:29 Puseram uma vara em sua mão direita) --- Mas a vara que colocaram nas mãos de Jesus não era o cetro carregados por reis, mas sim um pedaço de pau.

eRECEBEU AS HOMENAGENS DE UM REI (18 E começaram a saudá-lo: "Salve, rei dos judeus!" 19 Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração.) --- Ao invés de beijo, Ele recebeu cuspe. Ao invés de honra, Ele recebeu paulada na cabeça, que tinha uma coroa de espinhos.

Jesus está vestido com alguém que tem problema mental. Eles tratam Jesus como um louco.

E isso nos mostra que as pessoas possuem 3 possibilidades de como ver Jesus:
1 – Você vê Jesus como um blasfemador e mentiroso, como os judeus viram. Pois alguém que diz ser Deus e diz curar, ressuscitar e ter controle sobre a natureza só pode ser mentiroso.

2 – Você vê Jesus como um louco, como os soldados viram. Uma pessoa que se diz ser rei e governante sobre tudo e todos (Jo 19:33-37) só pode ser um lunático.

3 – Você vê Jesus como Deus, soberano sobre tudo e todos, alguém que morreu não para deixar um exemplo, mas providenciar perdão dos pecados. Alguém que realmente morreu, ressuscitou e hoje reina à direita de Deus. E se você vê Jesus dessa forma, então você deve se prostrar diante dEle em reverência e viver uma vida de servo desse Senhor.

Pilatos ainda esperava que, após o açoite, as pessoas teriam pena de Jesus e voltariam atrás (Jo 19:1-6), mas não foi isso o que aconteceu. O homem depravado, não regenerado, jamais escolhe Jesus!

Paramos o nosso último estudo examinando toda essa zombaria da parte dos gentios e vendo como eram eles mesmos quem participavam da paródia do Deus Supremo. Cada ação deles refletiu uma verdade eterna para Jesus e Sua Igreja (Sl 2).

Hoje, continuaremos a caminhar com o nosso Senhor e Salvador na estrada que nos levará ao lugar mais importante da história da humanidade: a CRUZ! A cruz é o lugar onde podemos ver com mais clareza a misericórdia, a santidade, a justiça e o poder de Deus. É no calvário que podemos ver quão deplorável é o estado do homem e quão perverso e terrível é o pecado.

Divisão do Estudo:
I – JESUS – CAMINHA PARA FORA DA CIDADE (V.20)
II – SIMÃO – CAMINHA PARA DENTRO DA CIDADE (v.21)

Clique aqui para continuar a leitura.