sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sermão 2 - A Importância da Pregação Expositiva para a Saúde da Igreja





Série de Sermões Sobre o Livro 9 Marcas 
Passagem: 1 Coríntios 1.21
Título: Sermão 2  -  A Importância da Pregação Expositiva para a Saúde da Igreja
Pregado na manhã de domingo, do dia 11 de novembro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Ricardo Marcondes

                            Versão em vídeo            Link


Introdução


1 Coríntios 1:21 "Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação." 
Nesta manhã vamos meditar ou melhor estudar a respeito da importância da pregação expositiva, isto é, a importância de se pregar expositivamente. Vivemos em uma época na qual vemos muitas igrejas negligenciando a exposição bíblica, muitos sugerem que precisamos hoje de uma maneira menos racional, mais artística, menos autoritária e elitista, mais comunal e participativa de comunicar a palavra de Deus, e não desse método antigo de uma única pessoa falando no púlpito e apresentando um sermão aos demais. Eles dizem que precisamos de videoclipes, interação e danças.
Como Paulo diz em 2 Tm. 4.3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; Não é de se espantar que a falta da palavra de Deus, tem inchado as igrejas de pessoas que acreditam serem convertidas mais que nunca choraram pelos seus pecados. Nossa cultura é uma cultura que, cada um segue seus próprios interesses uma cultura que abomina a autoridade na qual muitos estão confusos e outros confundindo. Uma época que: A VERDADE É RELATIVA- AUTORIDADE É SINONIMO DE OPRESSÃO – O VIVER É INDIVIDUALISTA E NARCISISTA – A RELIGIÃO DEVE SER MENOS DOGMÁTICA E MAIS FLEXIVEL – CONCEITOS PLURALIZADOS (TODOS TEM SUAS VERDADES) - BENÇÃO É UM PRODUTO CONQUISTADO- PECADO NÃO EXISTE- CRISE DE EXISTENCIA- PRINCIPIOS DEVEM SER POLITICAMENTE CORRETOS – A REALIDADE É O QUE PERCEBEMOS E O QUE SENTIMOS – ESPIRITUALIDADE MISTICA E ESOTÉRICA. Porém existe algo de muito importante em nos assentarmos no banco e ouvirmos um sermão.

Mark Dever no livro 9 Marcas de uma Igreja saudável diz “É claro que vira o dia em que a fé dará lugar a realidade e os sermões não mais existirão e todos aqui anelam por esse dia. Nesse dia você não precisará mais de fé porque vera o próprio Senhor... Contemplarão a sua face (Ap. 22.4). E naquele dia esta velha muleta da fé poderá ser abandonada, quando veremos o Senhor face a face”.
Entretanto meus irmãos esse dia não chegou, ainda lutamos com os resultados do pecado de nossos primeiros pais; naquele dia, a fé dará lugar à vista. Mas, por enquanto, estamos em um tempo diferente, contudo pela graça de Deus este não é um tempo de desespero total, Ele nos da a sua palavra e a fé, vivemos no dia da fé, portanto meus irmãos como nossos pais, Noé e Abraão, os israelitas e os apóstolos confiamos na palavra de Deus. Mas o que significa dizer que a bíblia é a palavra de Deus? Significa ouvi-la e dar-lhe atenção, e é por isso que importante pregarmos expositivamente.

O que é pregação expositiva?
Pregação expositiva é pregar a palavra de Deus conforme Paulo disse “2 Tm. 4.2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”, é extrair as verdades bíblicas e aplica-las em nossas vidas, isto é, discorrer sobre um texto bíblico dentro de todo seu contexto e ter como alvo principal a verdade bíblica salientada e aplica-la aos ouvintes, com um único objetivo glorificar a Deus, edificar e santificar a igreja, tornando-a assim uma igreja saudável que reflete a gloria de Cristo glorificando a Deus não somente por palavras mais também por atitudes.
Exigindo assim do pregador que ele simplesmente transmita a vontade de Deus para nossas vidas, como se fosse um mensageiro do Rei trazendo a mensagem real aos seus súditos. Em Neemias 8 vemos o que é uma pregação expositiva.
Neemias 8:1-8
E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.


E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.

E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.

E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

E Esdras abriu o livro perante a vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.

E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! Levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra.

E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.

E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse. 



Neemias 8:9-12



E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao SENHOR vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.

Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.

E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.

Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber. 



O que foi a reforma protestante? Em sua essência a reforma foi uma volta aos princípios bíblicos do novo testamento, foi um movimento que bradou no século XVI na qual os reformadores lutaram para que a bíblia se tornasse autoridade final da igreja, isto é, uma volta às velhas doutrinas.
Sendo assim podemos caminhar para o nosso próximo ponto que é:

A importância da pregação expositiva.
A maior importância, é que não queremos que a igreja seja moldada as ideias do pastor ou do pregador, mais que seja moldada a palavra de Deus. Não pregar expositivamente é evitar o crescimento da igreja, e manter a igreja a um nível que o pastor atingiu.
Pois um correto relacionamento com Deus depende de um correto conhecimento de Deus. O método expositivo garante a maior quantidade de conhecimento bíblico ao pregador e ao ouvinte.
Entretanto, o que seria ser moldado pelas ideias do pastor?
Veja bem, não quero desmerecer ninguém e muito menos aqueles que não pregam expositivamente, não pregar expositivamente não é um erro e nem pecado, mas vamos pensar um pouco...
Como nascem as heresias, seitas e essas religiões estranhas?
As heresias em geral nascem a partir de uma demasiada ênfase em um versículo bíblico. Um herege nunca propaga uma heresia com o intuito de depreciar a gloria de Deus, mais em sua cegueira espiritual por não compreender a bíblia como um todo, sem que ele perceba, ele desmorona toda autoridade e harmonia bíblica.
Exemplos:
Testemunhas de Jeová dão muita ênfase em Mc. 10.17-18.
Teologia da prosperidade enfatizam vv. como comereis o melhor dessa terra Is. 1.19.
Arminianismo enfatizam muito em vv. como João 3.16, mas nesse caso nos mostra um bom exemplo de como não devemos ignorar o contexto da passagem, tendo em vista João. 3.16 como podemos harmonizar com João. 3.36?
Por isso é importante pregarmos a palavra como um todo em todo o seu contexto, deixar que a bíblia fale por si própria, sermos servos fiéis e proclamar somente aquilo que o Senhor nos revelou. Pois entendimentos diferentes a respeito de Deus nos levarão a adora-lo de maneiras diferentes, e se um desses entendimentos for errado, a maneira e como achegaremos a Ele será errada (Is.1.10-17).
Outro ponto importante da pregação expositiva é que ela combate o:
LIBERALISMO: o liberalismo é a crença que entende a bíblia de modo racional ou seja só é aceito aquilo que o intelecto humano pode entender, eles rejeitam todos os milagres na bíblia e qualquer fenômeno sobrenatural, por ex.: eles não acreditam que Moisés e os israelitas atravessaram o mar vermelho, pois esse fenômeno é impossível ao entendimento humano. Entretanto essa crença desmorona o cristianismo pois se não acreditam em milagres fica difícil basear a nossa fé, pois nossa crença se sustem na ressureição de nosso Senhor.
ORTODOXIA MORTA: a ortodoxia morta são aqueles que não pregam heresias mais não tem o poder de Deus. Homens que se enquadram nesse tópico são como a mulher que é fiel ao seu marido mais não o ama, como sabiamente comentou E.M. Bounds “Homens mortos, pregam sermões mortos, e sermões mortos matam.” Um exemplo muito clássico que a bíblia nos deixa a respeito de homens que tem a ortodoxia morta é citado em Mc. 11.12 (fazer a leitura).
Outro exemplo muito interessante aconteceu com João Calvino em sua visita a Genebra, muitos acreditam que Calvino era um homem perspicaz, ousado, mas poucos sabem que Calvino levou um grande puxão de orelha quando conheceu Guilherme Farel em Genebra. Farel era um homem explosivo, ousado que estava muito ansioso para estourar a reforma em Genebra, e quando soube que Calvino estava em sua cidade foi logo ter com ele, o convidando para estourar a reforma em Genebra, mas Calvino com sua vida mansa só queria saber de estudo, recusou o convite, Farel com muita raiva amaldiçoou Calvino, dizendo, que Deus amaldiçoe sua paz, resumindo essa historia nos mostra como um homem do calibre de Calvino poderia somente ficar confinado junto a uma mesa, livros e algumas folhas de papel, mas depois tomado de um santo temor Calvino aceitou o convite.
É importante porque a palavra traz vida.

Em Ezequiel 37.1-14  diz "Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR. 


Ezequiel 37 nos mostra uma maneira notável que a vida surge por meio da palavra de Deus (Assim também em Gn. 1), essa passagem é magnifica para mostrar o poder da palavra de Deus.
Quando olhamos para as pessoas ao nosso redor, pelos olhos da fé, é isso que vemos, pessoas espiritualmente mortas, e não é a nossa habilidade, estratégia e oratória que ira trazer pessoas para a vida...Não! É o Espirito Santo que lhes outorga vida através da palavra.

A palavra de Deus nos santifica.
Jo.17.17 Jesus em sua oração disse: Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade. Precisamos da palavra de Deus para sermos salvos, mas também para que ela nos desafie e molde continuamente. Sua palavra não somente nos da vida, mas também direção, à medida que nos molda e nos transforma a imagem de Deus que fala conosco.
Na época da reforma, a igreja católica romana tinha uma frase em latim que se tornou seu lema: Semper Idem que significa “sempre o mesmo”. Entretanto as igrejas reformadas também possuíam seu lema: Ecclesia Reformata, Semper Reformanda secundo verbum Dei- “A igreja reformada, sendo sempre reformada de acordo com a palavra de Deus.” Uma igreja saudável é uma igreja que ouve a palavra de Deus, e continua a ouvi-la, sempre sendo transformada e moldada por ela, constantemente lavada na palavra e santificada pela verdade de Deus. (Mt. 4.4)
Paulo em 2 Co. 5.7 diz (ler o versículo). Tendo em vista o que Paulo disse e o pecado que nos distanciou de Deus, vivemos em uma época em que a fé é crucial, assim a palavra de Deus tem de ser crucial – porque Deus, o Espirito Santo cria seu povo por meio de Sua palavra.

Enfim o que não é pregação expositiva.
Pregação não expositiva, é uma pregação tópica, como essa que estou fazendo, escolho um assunto, faço um apanhado de varias passagens bíblicas para dar base ao meu assunto e discorro sobre ele. O problema desse tipo de pregação é que a igreja fica cativa aos interesses do pastor, isto é, a igreja fica sujeita às ideias a qual o pastor acha interessante a igreja ouvir, negando assim a relevância da bíblia para a igreja a todo tempo. Lembrando que pregar sobre um tópico não é errado, às vezes se faz necessário abordar um assunto que seja de suma importância para a igreja. (Por ex: às vezes , pelo menos uma vez por mês o pastor resolve falar de oração à igreja e traz um tópico sobre oração).
 Entretanto uma igreja que não prega expositivamente ela fica estagnada ao conhecimento do pastor que é limitado e assim abre mão das profundidades das riquezas da sabedoria de Deus. Queremos ouvir e saber, em nossa alma, o que Deus tem a nos dizer.

Conclusão
.
Para encerrar; será que podemos dizer como o Salmista? Em Sl. 19. 7-11. “A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.”
Verdadeiramente do fundo do seu coração você pode exclamar como o Salmista? Você deseja a palavra do Senhor mais do que o ouro? Os preceitos do Senhor para você são mais doces do que mel? Caso não, se o Senhor não tem primazia na sua vida, se Ele não é a fonte de tua inspiração, se você não o deseja , não o ama de todo o seu coração, de toda sua alma e de todo o seu entendimento. Eu o aconselho a rever seu cristianismo, pois você está perdido. Se tua alma não anela por Ele hoje, o céu pra você será um inferno, pois no céu o contemplaremos por toda eternidade e o louvaremos incessantemente como os anjos fazem agora (Ap. 4. 8 – 9). É por isso que o inferno é o lugar daqueles que nunca amaram a Deus e nunca lhe renderam o louvor que lhe é devido.
Irmãos preguem fabulas, história, diga-lhes o quanto são agradáveis e bondosos, massageie o ego deles e eles irão te amar...(cf. Jo. 6.26).
É irrelevante para mim o que a cultura espera. É irrelevante para mim o que a cultura deseja.
A sociedade se transformou muito, e tem se dito que minha mensagem não é relevante hoje. Minha pregação não é formada pela sociedade. É direcionada à sociedade.
O que dirige minha pregação? A palavra de Deus vivo, Eterno me compete pregar.
Amém.
Fontes:
Nove Marcas de Uma Igreja Saudável – Mark Dever