segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Crescimento e Discipulado

Passagem: I Pedro - 3
Título: Crescimento e Discipulado
Pregado na manhã de domingo, do dia 06 de Janeiro de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Ricardo Marcondes

Estudo baseado no Capítulo 3 da segunda epístola, conforme escreveu o apóstolo Pedro. O intuito desse sermão não é expor o capítulo na sua forma integral, isto é, o sermão não será expositivo, mas o intuito é expor para a igreja as verdades contidas no capítulo.

INTRODUÇÃO:
Há algum tempo eu estava levando a minha filha para escola, e tinha o costume de ouvir rádios evangélicas. Sempre ao meio-dia havia pregações, umas interessantes, outras nem tanto. Mas neste dia havia um pastor pregando exatamente sobre o que iremos meditar hoje: “Crescimento espiritual”.

Nesse sermão, algo que me chamou muito a atenção foi quando ele disse: “somos uma geração privilegiada no conhecimento bíblico. O ápice do conhecimento escriturístico pertence a nós. Foram dois mil anos de aperfeiçoamento bíblico e hoje desfrutamos do fruto do pleno conhecimento bíblico; muitas igrejas evangélicas inaugurando, enfim, vivemos um período de avivamento”. Então eu pensei comigo: acho que esse camarada nunca ouviu falar de Agostinho, dos reformadores Lutero e Calvino, dos gigantes da fé, os puritanos ou Jonathan Edwards, Spurgeon o príncipe dos pregadores, que com suas pregações viraram a Inglaterra para baixo. George Whitfield, John Wesley, Robert Murray, que, de tamanha unção que tinha esse servo de Deus, quando subia ao púlpito para pregar, antes mesmo de pronunciar uma palavra sequer, seus ouvintes já se derramavam em lágrimas. É obvio que temos homens piedosos em nossa época, mas uma geração privilegiada? NÃO!
Por outro lado, ao retornar para casa, como de costume peguei o jornal para ler e me deparei com um artigo de um sociólogo, cujo título era: Religião e a Sociedade.
 Nesse artigo ele estava abordando sobre o impacto que as religiões têm na sociedade, mas o foco era os evangélicos, e, com muita propriedade, ele observou que o número de evangélicos crescia expressivamente e junto dele o número de igrejas também. Mas algo em que esse sociólogo foi muito enfático foi que, mesmo com um número crescente de pessoas que se dizem cristãs, nossa sociedade nunca foi tão imoral, depravada, rebelde, egoísta e consumista como nos dias atuais. Em termos ele tem razão, mas o ser humano sempre foi imoral desde os tempos de Noé e a sociedade sempre foi problemática. Mas o que mais me preocupou foi a visão que os incrédulos têm da igreja contemporânea. Em resumo, o que esse sociólogo quis dizer foi que a igreja não causa nenhum impacto positivo na sociedade. Esse homem entendeu melhor do que muito crente o significado de sermos o sal da terra... cf. (Mt 5.13). "Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.”
Em alguns casos é desesperador conversar com alguns “cristãos”: muitos sabem muito sobre carros, futebol, moda, filmes, teatros, mas peçam para essas pessoas darem uma breve explicação sobre a doutrina da graça ou sobre justificação e elas se sentirão ofendidas por não saberem responder tais questões, ou se sentirão constrangidas. É triste saber que muitos crentes não sabem explicar os fundamentos de sua salvação; a base por estarem na igreja cultuando a Deus. No português bem claro, “muitos não sabem nem o que estão fazendo na igreja”.
A bíblia diz em Os 4.6: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento...”
 E é sobre isso que vamos meditar hoje, o Crescimento espiritual; o interesse e o desejo de crescer espiritualmente. E para que isso ocorra vamos meditar em dois tópicos:
·         A IMPORTÂNCIA DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL
·         PRÁTICAS BÍBLICAS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1.   A importância do crescimento espiritual
Tudo o que como bons cristãos devemos fazemos é: buscar a glória de Deus, glorificar Seu nome. E um dos meios pelo qual isso ocorre é pelo nosso crescimento espiritual conforme diz 1 Pe 2.12: “Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.”. E também conforme disse nosso Senhor em Mt 5.16: “ Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Nossas boas obras são frutos de um reverente conhecimento de Deus.
 Buscar crescimento espiritual é também uma ordem bíblica. Cf. 2 Pe 3.18:Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.
Crescer espiritualmente é de extrema importância; é um dos meios pelo qual testemunhamos nossa fé ao mundo. O crescimento espiritual é o ato de nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, isto é, crescermos em santificação. E o único meio de crescermos em santificação é por meio do estudo da Palavra. Cf Jo 17.17: “ Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”
Uma igreja obediente aos mandamentos do Senhor tem uma grande preocupação no crescimento espiritual de seus membros. Uma das marcas de uma igreja saudável é o crescimento coeso e harmonioso de seus membros em santidade.
E quando dizemos santidade, não significa colocar uma auréola de anjo na cabeça, mas é as pessoas dizerem como somos parecidos com Cristo.
Em contrapartida, jamais devemos atribuir esse crescimento somente aos líderes ou pregadores. Muitos que assim imaginam tornam-se “bebês em Cristo” e esse pensamento é anti-bíblico, pois ignora as exortações de Pedro com vimos acima. O crescimento é sinal de vida: pessoas vivas crescem, plantas vivas crescem, e quando algo não cresce é porque está morto ou morrendo!
Devemos evitar a síndrome do Peter Pan. Peter Pan pensa dessa forma: não quero crescer, quero ser para sempre criança, só quero me divertir... Essa é a síndrome que assola as igrejas e também a sociedade.
Jonathan Edwards em seu livro 'Tratado sobre afeições religiosas', comentando sobre o assunto disse: “o crescimento no discipulado cristão não é, em última instância, apenas entusiasmo, uso crescente de linguagem espiritual ou um grande conhecimento das escrituras”. Também não é um aumento evidente na alegria, no amor ou no interesse pela igreja. O aumento no zelo, no louvor a Deus e na confiança da própria fé do cristão não é uma evidência infalível do verdadeiro crescimento cristão. Embora todas essas coisas possam ser evidência de crescimento espiritual, o único sinal correto e observável desse crescimento é uma vida de santidade crescente, fundamentada na auto-renúncia cristã, no qual a igreja deve ser caracterizada por um interesse vital nesse tipo de santidade crescente na vida de seus membros.”
Sendo assim meus irmãos, nossa igreja tem a obrigação de ser um instrumento pelo qual o povo de Deus cresce na graça.
A maior preocupação da igreja SDG não é se você esta confortável ou se você esta se sentindo bem aqui hoje, nossa grande preocupação é: Você esta crescendo em Cristo?

·         PRATICAS BÍBLICAS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL   
Conforme escreveu o apóstolo Pedro em sua segunda carta, um dos métodos práticos bíblicos de crescimento é: (2 Pe 1.1-8) “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa: Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor. Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Por intermédio destas, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.
Mas para sacramentar nossos estudos do livro “Nove Marcas de uma Igreja Saudável”, vamos dar uma breve resumida em tudo o que vimos até agora e dar uma olhada naquilo em que iremos ver ainda. Acredito que os estudos até aqui mencionados afetarão nosso crescimento espiritual.

MARCA 1: PREGAÇÃO EXPOSITIVA
Como já vimos, uma igreja que prega expositivamente é uma igreja que com certeza irá contribuir para o crescimento espiritual de seus membros.
O método expositivo garante a maior quantidade de conhecimento bíblico ao pregador e ao ouvinte. Sendo assim, tendo um correto conhecimento de Deus, temos um correto relacionamento com Ele... “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...”.

MARCA 2: TEOLOGIA BÍBLICA - pregada pelo Ober
Uma igreja fundamentada em uma teologia bíblica sólida é uma igreja que ajudará seus membros a crescerem na graça, pois a mesma irá conduzir seus membros a meditarem corretamente a respeito de quem é Deus e quem é o homem, e o que Deus exige de nós. (Cf. Mq 6.8): “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

MARCA 3: UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DO EVANGELHO
Foi exposto aqui sobre o que é o evangelho, as boas novas de Cristo. Meditamos que, se existem as boas novas, logicamente deve haver as más noticias. A igreja que entende a seriedade de se pregar o evangelho com sinceridade é uma igreja que cresce a cada dia em gratidão a Cristo e no Seu infinito amor. De fato só crescemos quando entendemos o que Deus fez por nós em Cristo. Entretanto meus irmãos, acautelai-vos daqueles que só pregam paz, paz, paz... quando não há paz, conforme relatou Jeremias (Jr. 23.17): “Vivem dizendo àqueles que desprezam a palavra do Senhor: ‘Vocês terão paz’. E a todos os que seguem a obstinação dos seus corações dizem: ‘Vocês não sofrerão desgraça alguma’.”. Amar o próximo é expor toda a verdade da bíblia.

MARCA 4: ENTENDIMENTO BÍBLICO DA CONVERSÃO – pregada pelo Diego.
Aqui o Diego abordou sobre as falsas conversões: a igreja só cresce quando entende que a salvação é uma obra estritamente divina, sem qualquer auxílio do homem. Sendo assim, somos gratos por tamanha graça em nossas vidas, conforme relatado em Jo 15.16: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

MARCA 5: O QUE É EVANGELIZAÇÃO?
 Começo com o comentário de Mark Dever: "A falta de crescimento espiritual em pessoas que se percebem cristãs é frequentemente uma evidencia de que elas foram evangelizadas de modo errado. Temos ensinado pessoas que não são cristas pensarem que são.”.

Muitas igrejas usam métodos anti-bíblicos de evangelização e o resultado é o grande numero de pessoas que não são convertidas dentro da igreja.
Uma igreja que cresce espiritualmente sabe que a evangelização consiste em pregar a palavra com fidelidade, independente dos resultados; sabe que evangelizar não é ganhar convertidos - isso nos traz liberdade e total dependência da provisão de Deus.

MARCA 6: MEMBRESIA NA IGREJA.

Esta marca ajuda a crescer quando os membros entendem a importância de congregar-nos em uma igreja e a extrema importância da comunhão dos santos como verdadeiro corpo de Cristo.

MARCA 7: DISCIPLINA ECLESIÁSTICA.

Essa marca nos ajuda a crescer quando entendemos que na igreja existem regras e padrões a serem seguidos. A disciplina na igreja é exercida para o bem das pessoas que sofrem a disciplina; para o bem dos outros cristãos como forma de advertência; para a saúde da igreja como um todo; para o bem de nosso testemunho cristão e para a glória de Deus. Crescemos espiritualmente quando praticamos a disciplina na igreja.

MARCA 9: LIDERANÇA BÍBLICA.

Somos ajudados a crescer espiritualmente quando temos líderes levantados por Deus que são exemplos de piedade a serem seguidos.

1 Pedro 2:2-5: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação agora que provaram que o Senhor é bom. À medida que se aproximam dele, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo”.
E também desejemos ser como João Batista que disse em Jo. 3.30:
“É necessário que ele cresça e que eu diminua”.

Amém