segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Membresia


Série de Sermões Sobre o Livro 9 Marcas 
Passagem: 2 Timóteo 4. 1 - 4
Título: Sermão 6 - Em sua Teologia a estará sua Ênfase
Pregado na manhã de domingo, do dia 20 de Janeiro de 2013.
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira


Dando continuidade à série de pregações, baseadas no livro as Nove Marcas de Uma Igreja Saudável, vimos anteriormente os seguintes tópicos:

- A Introdução, ao estudo – 9 marcas de uma igreja saudável;
- Marca 1 - Pregação Expositiva;
- Marca 2 - Teologia Bíblica;
- Marca 3 - Evangelho; 
- Marca 4 - Conversão;
- Marca 5 - Evangelização;
- Marca 7 - Disciplina;
- Marca 8 – Discipulado;

E hoje iremos tratar da Marca seis: Membresia ou Rol de Membros de uma igreja saudável. 

Introdução
Imagine uma igreja de 3.000 membros com uma frequência regular de apenas 600. Temo que, infelizmente, muitos pastores evangélicos hoje se orgulham mais da membresia declarada do que se incomodam com a baixa frequência.
 De acordo com um recente estudo da Convenção Batista do Sul, isto é normal nas igrejas da denominação. A igreja batista do sul típica tem 233 membros e 70 pessoas no culto dominical matutino. Será que a nossa igreja está em melhor estado? 
 Membros descompromissados confundem tanto os verdadeiros membros quanto os não-cristãos sobre o que significa ser cristão. 
E os membros "ativos" não fazem nenhum bem aos voluntariamente "inativos" quando lhes permitem permanecer como membros da igreja; porque a membresia é o endosso corporativo da igreja quanto à salvação de uma pessoa. 
Mais uma vez, isto deve ser claramente entendido: a membresia em uma igreja é o testemunho corporativo daquela igreja quanto à salvação do membro individual. 
Ser membro de uma igreja significa ser incorporado de forma prática no corpo de Cristo. Significa viajarmos juntos como estrangeiros e peregrinos neste mundo enquanto caminhamos rumo ao nosso lar celestial. 
Trecho do livro 9 Marcas de uma igreja saudável – Mark Dever
1) Um corpo ajustado, no verdadeiro amor.

Atos 4:32-34,
32- E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33- E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34- Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. 

Talvez esse seja um dos melhores retratos da igreja primitiva. 
A igreja primitiva não era perfeita, e nem seus membros melhores, porém nesta passagem vemos a disponibilidade de ser um corpo realmente. 

Em nossos dias é possível viver desta maneira?

Sabemos que viver em comunidade ou unidade, não é uma tarefa fácil. 
Há inúmeras questões envolvidas, como: nível cultural e intelectual, tipo de educação, origem familiar, formas de pensamento, linhas teológicas e etc. 

Não precisa responder, mas todos concordam com isso?
Se, concordam creio que seja necessário, reavaliar seu pensamento, sobre o assunto.

Embora a diferença exista, ela não pode ser relevante em nosso convívio como corpo; pois todos somos pecadores e todos, carecemos na graça de Jesus. 

Entendam que para igreja refletir a gloria do Senhor, ela deve ter membros que o glorifique em seu modo de viver. A igreja do primeiro e secundo era conhecida pelo seu bom testemunho. Os romanos embora não concordassem com o evangelho, sempre admitiam que, havia diferença em seu modo de vida.

Como foi citado anteriormente, todos somos pecadores e necessitamos da graça de Cristo. Portando não há sentido em não vivermos, como um só povo. 
Paulo, na carta à Filemom, nos expõe de forma graciosa,  de como deve ser o nosso amor, perante nossos irmãos, independente das suas atitudes, origem, nível intelectual e etc. 


Filemom 1:9-16
Prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso.

Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.
Mando-o de volta a você, como se fosse o meu próprio coração.

Gostaria de mantê-lo comigo para que me ajudasse em seu lugar enquanto estou preso por causa do evangelho.

Mas não quis fazer nada sem a sua permissão, para que qualquer favor que você fizer seja espontâneo, e não forçado.

Talvez ele tenha sido separado de você por algum tempo, para que você o tivesse de volta para sempre não mais como escravo, mas, acima de escravo, como irmão amado. Para mim ele é um irmão muito amado, e ainda mais para você, tanto como pessoa quanto como cristão.


De forma resumida, Paulo pede ao seu amigo Filemom homem rico, que perdoe seu escravo fugitivo Onésimo. Note que no texto, Paulo afirma que antes de se converter Onésimo era um servo inútil, mas agora crente em Cristo é útil, para Paulo e para Filemom.  

Se fizermos uma analise social da carta, é antagônico um comerciante rico, ser irmão em Cristo de seu próprio escravo. Imaginem como não devia ser estranho, para os incrédulos ver: ricos, pobres, escravos juntos louvando ao Senhor e vivendo em harmonia. 
Isso é a igreja de Cristo.

A palavra grega ekklesia, significa “ajuntamento popular” ou assembleias da antiga Grécia, onde os magistrados decidiam a vida jurídica dos cidadãos. No Novo Testamento essa palavra, ganha um, outro sentido; o de congregação local ou a comunidade dos redimidos, ou a Igreja invisível e universal.

Portanto a igreja (ekklesia) é um povo, não um lugar ou uma estatística. 
A igreja é um corpo, formado pelo sacrifício vicário de Cristo; portanto é nossa obrigação zelar, um pelos outros de forma pratica.

Mas como fazer tudo isso de forma pratica?

Segue algumas sugestões:
- Orar e pedir que o Senhor, de te dê um bom entendimento sobre o assunto; 
- Lembrar, de praticar coisas básicas como: 
   Gentileza; 
   Demonstrar interesse na vida do irmão (sabendo seus limites/ sem forçar a barra);
   Ser lealdade com seus companheiros e etc.;
   Ter paciência com erros e etc.;
   Estabeleça um vinculo de amizade e lembrando que a amizade cresce com o tempo.

Quero finalizar esse tópico com: 

I Coríntios 12:25:28
25- a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
26- Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
27- Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

É desta maneira que os membros de uma igreja devem viver, com graça e amor.


2) Um corpo ajustado, no trabalho.
1 Coríntios 12:19-20
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo.


Neste capitulo, Paulo desenvolve sua metáfora, comparando a membresia com órgão e suas respectivas funções em nosso corpo. E como sabemos tudo deve ser muito bem ajustado, para que sejamos saudáveis. 

Mas quando um membro, não faz sua parte?
É certo que, membro que não trabalha, dá trabalho ao corpo. 

Se compararmos a igreja com um edifício, logo concluímos que somos os tijolos da construção.
Se a igreja é uma familia da fé, somos parte dessa familia.
Se somos cristãos, somos membros da igreja do Senhor, que se reúne visivelmente em algum local.

Os membros ATIVOS não fazem nenhum bem aos membros INATIVOS quando lhes permitem que continuem sendo membros da igreja local. 
Devemos ter cuidado com o falso sentimento de que estamos ajudando, amando, ao deixarmos pessoas ser posicionamento fazer parte do nosso rol de membros, pois basta um pouco de fermento, para fermentar toda a massa. 


Conrad Mbewe, um Pr. Batista Reformado da Zâmbia, chamado de Spurgeon Africano, diz o seguinte:

Todo crente deveria ser um membro ativo de sua igreja. Se você é culpado desse tipo de atitude em relação à igreja, deve parar. Precisa tornar-se membro de uma igreja local e fazer que sua membresia seja significativa.

Muitos crentes vão à igreja da mesma maneira que vão aos Correios. Não sabem quem abriu a agência ou a limpou. Não se importam com quem mais ali está, exceto os funcionários no balcão. 
Tudo que desejam é enviar suas correspondências e ir embora. Nem mesmo se interessam em olhar rapidamente para as outras pessoas que estão na fila, a menos que alguém lhes chame pelo nome.

Se isto acontece, então se voltam e conversam um pouco com aquela pessoa. Isto é o que acontece a muitos crentes. Tudo que lhes interessa é desfrutar do culto, do pastor e de sua mensagem. Não sabem quem abriu o templo, quem o varreu, colocou os hinários nos bancos, etc.
 Tudo que desejam é ouvir o sermão e desaparecer, voltando para casa.

Este é o motivo por que sua membresia a uma igreja não pode consistir apenas de um registro formal no rol de membros. Precisa ser expressa em envolvimento prático em toda a vida da igreja. 

Torne-se semelhante a um filho que se envolve positivamente nas tarefas do lar.
Você é um verdadeiro membro de igreja? 
Se não, acabe com essa atitude imediatamente! 
Se é membro de uma igreja, você é responsável? 
Existe uma diferença real entre você e os  visitantes? 
Pense sobre os membros de sua igreja, você os conhece, está orando e se interessando por eles, a fim de ajudá-los em suas necessidades? 
Torne-se agora um responsável membro de igreja.”

Cristo é pastor de um rebanho, não de ovelhas isoladas e individualistas. 
O corpo não é um só membro, mas muitos. Não há como se contentar, consigo mesmo e não estar próximo do inferno. Essa é a advertência.


3) Um só corpo no Senhor
Qual era a responsabilidade do rol de membros do antigo testamento?
De uma forma simples, bastava cumprir a lei, apresentar os sacrifícios de forma fiel e obedecer, o sacerdote. 
O problema de obedecer o sacerdote, é que ando ele se desviava, o povo pecava como vemos a advertência do Senhor em:


Oséias 4:6-7
Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.
Quanto mais aumentaram os sacerdotes, mais eles pecaram contra mim; trocaram a Glória deles por algo vergonhoso.

Já no novo testamento, Jesus revoluciona esse sistema, distribuindo a reponsabilidade.


Efésios 4:11-13
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. 

Se traçarmos um paralelo entre as duas passagens (Oséias 4:6-7 e Efésios 4:11-13) , vemos de forma clara a mudança da responsabilidade do crente. Mas independente se temos uma função especifica na igreja, saliento que todos devem ajudar na proclamação das boas novas de Cristo, pois foi por isso que fomos ajuntados. 

I Pedro 2: 9-12
9- Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
10 - Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.
11- Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.
12- Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. 
Partindo para a conclusão, quero elencar alguns itens que podemos nos ajudar nessa reflexão, e como podemos nos tornar membros, cada vez mais saudáveis. 

4) Conclusão e aplicação
1)
Devemos nos encorajar uns aos outros nas lutas e dificuldades;
Devemos amar nossos irmãos de forma pratica e não apenas com palavras;

Hebreus 10:24-25
E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. 

2)
Devemos vir à igreja com alegria e amor;
Devemos ser piedosos e misericordiosos;
Devemos ter diálogo uns com os outros;

1 Coríntios 14:12
Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja. 
3)
Devemos ser exemplo de conduta, para a Glória do Senhor;

Mateus 5:16
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". 

4)
Devemos mostrar um cristianismo verdadeiro, e que Cristo é quem nos une. 

Efésios 5:23
pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 

Finalizo citando, novamente Conrad Mbewe, o  Spurgeon Africano:

Todo crente deveria ser um membro ativo de sua igreja. Se você é culpado desse tipo de atitude em relação à igreja, deve parar. Precisa tornar-se membro de uma igreja local e fazer que sua membresia seja significativa.

Que a membresia desta igreja entenda, que a unidade da igreja, glorifica o nome do Senhor.