segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jesus e o Jovem Rico: Tema Uma Perspectiva Cristã Sobre Riqueza - Parte I Um Trágico Encontro com Jesus - Marcos 10:17-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus e o Jovem Rico: Tema Uma Perspectiva Cristã Sobre Riqueza - Parte I Um Trágico Encontro com Jesus - Marcos 10:17-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 04 de Abril de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:17-27 17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "18 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.19 Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".20E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".21Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".22 Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

Introdução e Contextualização:

*** ESSA PALAVRA é PARA TODOS NOS!!! NÃO TENTE SE ESQUIVAR DIZENDO QUE VOCê NÃO é RICO!!

A igreja no Brasil, e em vários lugares do mundo, tem passado por uma séria crise em 2 assuntos de EXTREMA importância: SALVAÇÃO e PROSPERIDADEA MATERIAL. Por isso o texto de Marcos 10:17-31 tem muito a falar conosco hoje!

A riqueza dessa passagem é imensa, por isso nós estudaremos esse texto com muita cautela, carinho e abertos para sermos transformados pela Palavra de Deus.

Mais uma vez nós veremos que os valores do Reino de Deus são tão contrários aos da nossa sociedade que se a pessoa não tiver Jesus como o maior bem e tesouro da vida dela, ela irá se frustrar com o alto padrão de Cristo Jesus.

Todos nós devemos encarar a desconfortável pergunta se o chamado para renunciar tudo foi apenas para esse homem ou se deve ser universalizado. A grande maioria dos cristãos gosta de procurar os exemplos dos ricos na Bíblia como desculpa para não renunciar tudo.

Se nós lermos com cuidado as palavras de Jesus (principalmente 22-25) veremos que elas são sim universais – tendo aplicação prática para hoje! “Riqueza de forma geral, não só a desse jovem, é uma barreira insuperável no Reino de Deus (a imagem se torna mais viva no v.25 onde Jesus fala da ‘impossibilidade’, não só da dificuldade, da salvação do rico). A pergunta dos discípulos no v.26 é correta, na perspectiva humana. É só no v.27 que um raio de luz vem para aliviar a escuridão da situação, mas continua enigmático, deixando a resolução do problema para a inescrutabilidade do propósito divino ao invés de oferecer uma solução humanamente compreensível. E os vs.28-31 não facilitam as coisas, enquanto fala de compensação para aqueles que deixaram tudo, mas não diz absolutamente nada para confortar os que não deixaram tudo.” (France, R.T. The New International Greek Commentary of the N.T. – Mark [Eerdamns] 400)

Você deixou e tem deixado tudo para seguir a Jesus? Para aqueles que deixaram e deixam tudo Jesus promete recompensa. Mas para aqueles que não deixaram e não deixam tudo a triste realidade é que não há promessa alguma de compensação, apenas o terrível exemplo desse jovem rico.

Além do confronto pessoal que nós vemos nessa passagem ela também tem muito a falar sobre evangelismo. Jesus dá uma verdadeira aula sobre como evangelizar verdadeiramente!

“O assunto sobre status [que já foi visto em histórias anteriores, especialmente na anterior] é levado mais adiante, nessa história vemos um homem que por causa de sua riqueza esperava estar no topo da lista, e com certeza teria sido visto como um recruta muito desejado para estar no Reino de Deus. Enquanto os vs.17-22 focam no homem, nos vs.23-27 nós vemos a perplexidade dos discípulos para com a resposta sem diplomacia alguma da parte de Jesus a uma pergunta, aparentemente, sincera, e Jesus usa esse incidente para desorientá-los ainda mais ao restringir o critério não só de importância no Reino de Deus, mas o de pertencer a ele!” (France, R.T. The New International Greek Commentary of the N.T. – Mark [Eerdamns] 398).

Continue a leitura aqui