segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escravos ou Senhores de Cristo? Parte II – Marcos 10:35-40

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Escravos ou Senhores de Cristo? Parte II – Marcos 10:35-40
Pregado na manhã de Domingo, do dia 29 de maio de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 10:35-40 35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".38Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?"39"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;40mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".
Introdução e Contextualização:
Quando você ora: o que você pede ao Senhor? Qual o foco dos pedidos das suas orações?
O que você coloca diante do Senhor em oração revela claramente as coisas que seu coração anseia!
Casas lindas e enormes em condomínios riquíssimos, o carrão do ano, roupas de marca, bolsas de marca, empregos com os mais altos salários – tudo isso gera status aos olhos do mundo e é em função disso que a grande maioria das pessoas vive.
Status social gera orgulho – e orgulho é uma virtude nos dias de hoje.
Muitos anseiam estar nas colunas sociais das revistas e jornais; eles querem ser bem vistos pelo mundo como pessoas de ‘poder’.
Orgulho de estar nas altas camadas sociais, orgulho de ser importante aos olhos dos homens, orgulho dos bens – casas, carros, roupas, viagens...O que a sociedade tem como virtude, o Senhor tem como abominação:
Pv 6:16-17 - Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele abomina: -1° olhos altivos - soberba.
Pv 16:5 - O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.
Quanto menos interesse você tem nas cosias que o mundo tanto anseia [carrões, casarões, viagens e cruzeiros, roupas e bolsas de marca, posições de prestígio...] mais você é considerado como insano!
Enquanto o sistema, o Reino deste Mundo em que vivemos, nos puxa para um estilo de vida no qual você governa, tem autonomia e pessoas debaixo de você para lhe servir – o Reino de Deus exalta os que se colocam em posições baixas, aqueles que se humilham!
HUMILDADE é uma palavra ‘estrangeira’ no vocabulário da vida de muitas pessoas. As pessoas veem humildade como fraqueza, como baixa auto-estima; mas as pessoas, inclusive os cristãos, esquecem que humildade é uma virtude na qual o Senhor tem prazer:
Continuar a leitura