segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Ganho Da Perda! – Marcos 10:28-31

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: O Ganho Da Perda! – Marcos 10:28-31
Pregado na manhã de Domingo, do dia 09 de Maio de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 10:28-31 28 Então Pedro começou a dizer-lhe: "Nós deixamos tudo para seguir-te".29 Respondeu Jesus: "Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, 30 deixará de receber cem vezes mais já no tempo presente casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.31 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros".
Introdução e Contextualização:
Como nós temos visto nessa série de estudos no Evangelho de Marcos, o preço para seguir a Jesus é extremamente alto.
As palavras proferidas pelos lábios de Jesus fazem com que muitos se frustrem. Muitas pessoas queriam que estas palavras não tivessem sido recordadas pelos autores da Bíblia!
Vejam algumas destas duras palavras de Jesus sobre o alto preço que deve ser pago para segui-Lo:
· “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:34-36).
· “Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: "Eu te seguirei por onde quer que fores".Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".A outro disse: "Siga-me". Mas o homem respondeu: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".Jesus lhe disse: "Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus".Ainda outro disse: "Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e me despedir da minha família".Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus".” (Lc 9:57-62)
· “Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, eu lhes digo. Pelo contrário, vim trazer divisão! De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra".” (Lc 12:51-53)
· “"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.” (Mt 10:37-39)
· “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.” (Jo 12:24-25)
Com um preço tão alto, que nós precisamos: negar nossas vontades, sofrer (física e emocionalmente), ser desprezados, perder o laço familiar, ter ‘guerras’ familiares, abdicar de bens e conforto material, a questão que surge é: ser discípulo de Jesus é algo miserável que só traz sofrimento e não tem conforto algum nesta vida? Existe algo de bom nesta vida como recompensa por todas estas perdas e sofrimentos?
Geralmente há 2 respostas para esta pergunta, e as duas respostas são extremas e não bíblicas:
1 – Ascetismo = os cristãos devem viver sem satisfação e prazer algum – o cristão precisa sofrer e sofrer para purificar a alma.
2 – TEOLOGIA DA PROSPERIDADE = os cristãos devem ser prósperos. É obrigação de Deus abençoar ‘seus filhos’. Sofrimento é marca de infidelidade...
Essa passagem em Marcos 10 é de extrema importância para trazer saúde à Igreja através de um entendimento bíblico do que Jesus promete, nessa vida e na era vindoura, para aqueles que deixaram tudo, negaram as vontades e tomaram a cruz para ser Seu discípulo!
Continue a leitura aqui