segunda-feira, 11 de julho de 2011

Uma Teologia do Templo – Marcos 11:11-19

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Uma Teologia do Templo – Marcos 11:11-19
Pregado na manhã de Domingo, do dia 10 de Julho de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 11:11-19 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.15 Chegando a Jerusalém, Jesus entrou no templo e ali começou a expulsar os que estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas16 e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo.17E os ensinava, dizendo: "Não está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões".18 Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo, pois o temiam, visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino.19 Ao cair da tarde, eles saíram da cidade.
Introdução e Contextualização:
Estamos na última semana da vida do nosso Senhor Jesus na terra, mas essa não é só a última de Jesus – esse é o fim de Israel - de todo um sistema religioso e o fim de uma antiga aliança.
Esses últimos dias são marcados por uma série de controvérsias entre Jesus e os mestres religiosos fazendo com que o ódio dos líderes de Israel cresça até o ponto de crucificar Jesus na sexta-feira de Páscoa.
O grande foco dessa última semana é o Templo de Jerusalém. O Templo havia se tornado um abrigo/esconderijo de rebeldes! O Templo havia sido tornado um símbolo de superstição. Pior, o Templo havia se tornado um escudo para a hipocrisia. Eles acreditavam que Deus só conseguia ver os rituais externos e a dedicação e zelo ao Templo.
Mas o Senhor vê muito além da religiosidade. Jesus é descrito como alguém com olhos de fogo [Ap. 1:14] – Ele vê muito além da aparência externa. Uma pessoa pode tentar se esconder a vida toda atrás de meios religiosos (cultos, retiros, ceia, batismo, conferências...) – mas Jesus vê o interior. Esse é um grande problema atual – muitas pessoas se escondem atrás das igrejas, se escondem atrás de uma fachada espiritual – na tentativa de ‘enganar’ a Deus. E esse era o problema com Israel nos dias de Jesus. Os judeus vivam uma vida de pura hipocrisia – os corações estavam longe de Deus, mas eles se orgulhavam dos seus grandes atos religiosos: Mc. 7:1-13 (esp. V.6)
Mais triste ainda, eles usavam o Templo de Deus como um escudo para a hipocrisia!
Jeremias 7:1-11 (esp. vs.4 e 9-10)
E é o Templo, o centro religioso de Israel, o lugar mais importante para os judeus – que se torna a fonte dos debates finais entre Jesus e os religiosos de Israel – culminando em seu julgamento final tendo o Templo como parte da acusação final contra Jesus:
Mc. 14:56-58 - Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.57Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele:58"Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ ".
A lei romana tinha a pena de morte para qualquer pessoa que profanasse qualquer templo - sendo essa uma das razões pela qual Jesus será condenado.
O Templo, portanto, é de extrema importância para nós entendermos não só as próximas histórias e a morte de Jesus, mas todo o ministério de Jesus e da Igreja até o Grande Fim.
Continuar a leitura