segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hipocrisia – Marcos 12:13-17

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Hipocrisia – Marcos 12:13-17

Pregado na manhã de Domingo, do dia 19 de Setembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:13-17 13 Mais tarde enviaram a Jesus alguns dos fariseus e herodianos para o apanharem em alguma coisa que ele dissesse. 14 Estes se aproximaram dele e disseram: "Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não? 15 Devemos pagar ou não? " Mas Jesus, percebendo a hipocrisia deles, perguntou: "Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja". 16 Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? " "De César", responderam eles.17Então Jesus lhes disse: "Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". E ficaram admirados com ele.

Introdução e Contextualização:

Uma das grandes acusações das pessoas para com a igreja é a de que as igrejas estão cheias de hipócritas. Muitos dizem, ‘Eu não vou para um lugar que está cheio de pessoas falsas e hipócritas’. Hipocrisia se tornou um grande obstáculo para que as pessoas venham à igreja para escutar o Evangelho. A objeção de que a igreja é um lugar permeado de hipocrisia está entre as dez objeções mais dadas pelas pessoas para não freqüentarem uma igreja.

Poderíamos simplesmente responder essa objeção como o Dr. D. James Kennedy, ‘Bem, tem sempre um lugar para outro’, mas creio que a igreja de Jesus precisa realmente entender, se defender e atacar esse pecado que tanto atrapalha a propagação do Evangelho.

A primeira coisa que precisamos entender é que hipocrisia é um pecado que não estava limitado só aos fariseus. A hipocrisia ronda todas as pessoas e em várias esferas de nossas vidas.

CONTEXTO:

Continuamos caminhando com Jesus em seu terceiro dia da sua última semana em Jerusalém. Jesus condenou o Templo de Israel e os líderes religiosos estão fervendo de raiva – eles estão procurando um meio de condenar Jesus.

Eles querem de alguma forma que Jesus fale algo que fará com que as pessoas se tornem contra Ele ou que os governantes romanos possam condená-Lo à morte.

Essa caçada a Jesus é o foco desse terceiro dia. 1- Tentaram apanhá-Lo com a questão da autoridade (11:27-33) – para a qual Jesus responde com uma parábola de condenação (12:1-11); 2 – A ira dos líderes religiosos aumenta ainda mais e eles passam a planejar um meio de prender Jesus (12:12); 3 – Nessa intensa busca para acabar com Jesus, o Sinédrio envia um grupo de fariseus e herodianos na tentativa de colocar Jesus dentro da arapuca com uma pergunta sobre impostos, mas não irá funcionar (12:17c); 4 – Por isso eles buscam uma nova alternativa enviando os saduceus para questionarem Jesus sobre a ressurreição (12:18-27); 5 – Visto que os saduceus também foram incapazes de apanhar Jesus eles enviam um mestre da lei para saber de Jesus qual o maior dos mandamentos. Jesus apanha esse homem em sua astúcia e faz com que o show de perguntas se encerre (12:34). Visto que o plano A fracassou eles partirão para o plano B que é contratar um hipócrita – Judas (14:10-11)

Continuar a Leitura Aqui