segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Poder de Deus – Marcos 12:18-27

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Poder de Deus – Marcos 12:18-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 10 de Outubro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:18-27 18 - Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?" 24 Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 25 Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? 27 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!"

Introdução e Contextualização:

Em Números 11:23 o Senhor faz a seguinte pergunta a Moisés, “Estará limitado o poder de Deus?

Como você responde a essa pergunta?

A sociedade tem respondido cada vez mais claramente que há, sim, limites para o poder de Deus. A idéia de um Deus todo poderoso não passa de mitologia para muitos hoje em dia.

Esse desprezo e rejeição para com o poder de Deus podem ser visto em todas as esferas da nossa sociedade (inclusive na área religiosa):

- nas escolas o poder de Deus foi trocado pelo ensino evolucionista.

- a nossa cultura zomba de Deus: as músicas e filmes ridicularizam o poder de Deus

(mais e mais cantores e artistas zombam de Deus).

- o grande número de venda de remédios antidepressivos mostra uma sociedade que não tem nenhuma esperança em um Deus poderoso que governa todas as coisas.

- o grande número de pessoas que creem na teoria evolucionista mostra o desprezo para com o poder de Deus.

- nas igrejas: o poder de Deus tem sido trocado pelas táticas de homens.

- ao invés de aconselharem com a Palavra – que tem o poder para libertar e santificar – os ministros adotam a psicologia e outras invenções de homens.

- a teologia do teísmo aberto tem se propagado, onde Deus não é poderoso o suficiente para saber e controlar o futuro.

A história de Sara mostra o que ocorre quando a pessoa duvida do poder de Deus - Gn 18:13-14 - Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. 12Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer? " 13Mas o Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? ’ 14Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho". 15Sara teve medo, e por isso mentiu: "Eu não ri". Mas ele disse: "Não negue, você riu".

Assim como Sara, nossa sociedade ri (zomba) de Deus, pois duvida do Seu poder.

Mas, contrária à nossa sociedade, a Bíblia descreve Deus como um ser todo-poderoso!

II Cr 20:6 Então Josafá levantou-se na assembléia de Judá e de Jerusalém, no templo do Senhor, na frente do pátio novo, e orou: "Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti; 25:8 Mesmo que vá e combata corajosamente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota"; Jó 12:13 Deus é que tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. O que ele derruba não se pode reconstruir; aquele a quem ele aprisiona ninguém pode libertar.

A Bíblia descreve Deus como um ser ONIPOTENTE – sem limite, tem todo o poder para fazer o que bem quer [Deus pode fazer tudo, menos pecar, pois iria contra o seu santo caráter].

Stephen Charnock define assim o poder de Deus: “O poder de Deus é aquela capacidade e força pela qual Ele pode realizar tudo que Lhe agrade, tudo que a Sua sabedoria dirija, tudo que a infinita pureza da Sua vontade resolva... como a santidade é a beleza de todos os atributos de Deus, assim o poder é aquilo que dá vida e movimento a todas as perfeições da natureza divina. Como seriam vãos os conselhos eternos, se o poder não interviesse para executá-los! Sem o poder, a Sua misericórdia seria apenas uma débil piedade, as Suas promessas um som vazio, as Suas ameaças mero espantalho. O poder de Deus é como Ele mesmo: infinito, eterno, incompreensível; não pode ser refreado, nem restringido, nem frustrado pela criatura" (http://www.monergismo.com/textos/atributos_deus/poder_pink.htm)

Por que é tão importante as pessoas entenderem o poder de Deus?

Quando a falta do conhecimento e da crença no poder aparecem, temor, reverência e adoração verdadeira desaparecem. E quando essas coisas desaparecem, então só sobra a expectativa do julgamento de Deus!

Continuar a Leitura