terça-feira, 14 de dezembro de 2010

JESUS CORRIGE A ESCATOLOGIA DOS DISCÍPULOS

Conhecendo Jesus  / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: JESUS CORRIGE A ESCATOLOGIA DOS DISCÍPULOS

Marcos 9:9-13 9 Enquanto desciam do monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos.10 Eles guardaram o assunto apenas entre si, discutindo o que significaria "ressuscitar dos mortos".11 E lhe perguntaram: "Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro? " 12Jesus respondeu: "De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo?13 Mas eu lhes digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito".

Introdução e Contextualização:

A marca de uma igreja saudável é a proclamação da Cruz. Hoje, celebramos e cantamos a morte e crucificação de Cristo, mas antes a cruz era algo repugnante! Não existia nada mais escandaloso que a morte na cruz. Ninguém aceitava a idéia de que seu líder seria rejeitado e crucificado.

Temos visto quão difícil foi para os discípulos aceitarem isso. Eles queriam a glória e não a cruz, eles queriam poder e não fraqueza, queriam reinar e não ser desprezados.

Eles viram que as coisas não estavam indo tão bem – eles viram as grandes oposições dos líderes religiosos, viram que muitos não queriam seguir a Jesus – mas agora Jesus joga a pedra de tropeço na frente deles. Se não bastasse Jesus, Elias e Moisés também falam da morte de Jesus. Mas eles não querem aceitar isso. Era inimaginável que o Messias fosse desprezado.

Essa história mostra ainda a dificuldade deles de entenderem e aceitarem o conceito de que deve ter a cruz para ter a glória. O tema do sofrimento do Messias continua sendo falado aqui.

Continue lendo o texto aqui