terça-feira, 21 de dezembro de 2010

JESUS CORRIGE O MODO DE MINISTRAR DOS DISCÍPULOS

Conhecendo Jesus  / Carregando a Cruz

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Titulo da Mensagem: JESUS CORRIGE O MODO DE MINISTRAR DOS DISCÍPULOS

Marcos 9:14-29 14 Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles.15 Logo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-lo.16 E Perguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo? "17 Um homem, no meio da multidão, respondeu: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar.18 Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram".19 Respondeu Jesus: "Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino".20 Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai do menino: "Há quanto tempo ele está assim? " "Desde a infância", respondeu ele. 22 "Muitas vezes o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos." 23"Se podes? ", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." 24 Imediatamente o pai do menino exclamou: "Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!" 25 Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: "Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele".26 O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, a ponto de muitos dizerem: "Ele morreu".27 Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé. 28 Depois de Jesus ter entrado em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: "Por que não conseguimos expulsá-lo? "29 Ele respondeu: "Essa espécie só sai pela oração (e pelo jejum)".

Introdução e Contextualização:

O que é fé? Qual a importância da fé em nossas vidas? Qual o papel da fé no seu dia-dia com o Senhor?

Heb. 11:1 - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. 6 - Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Ter fé é confiar por completo em algo que não vimos. Cremos em um Deus, em um Espírito Santo, em um Jesus, em uma crucificação, ressurreição, em um céu e inferno que nunca vimos.

* Mas a nossa fé não é cega! Há evidências que nos levam a crer: a Bíblia! A obra regeneradora do Espírito Santo em nossas vidas.

Mais do que apenas crer, mais do que um mero esforço mental a fé deve ser um estilo de vida:

II Cor. 5:7 - Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.

Romanos 1:17 - Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".

Gal. 2:20 - Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. .

Temos vivido pela fé no Filho de Deus, ou temos simplesmente nos confortado com o que já tivemos e agora vivemos como o mundo?

Os 12 discípulos passaram três anos vivendo pelo o que eles viram Jesus fazendo e falando. Por isso temos tudo relatado. Mas chegou o dia em que eles tiveram que viver pela fé.

Jo.20:29 - Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes/abençoados os que não viram e creram".

Fé = crer, ter a convicção de que Deus operou e está operando seu maravilhoso plano de redenção revelado na Bíblia através de Jesus deve ser um estilo de vida – fé não é uma vez (num apelo, numa música), mas um estilo de vida! E essa fé é demonstrada em uma vida que prioriza um relacionamento (não rituais) com Deus – uma das duas maiores marcas da sua prioridade por Jesus é a leitura da Palavra e a oração.

Clique aqui para continuar o estudo