segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Por que Jesus nasceu?

Mensagem de natal 26/12/2010

INTRODUÇÃO:

Essa semana que se encerrou é a semana que chamamos de Semana do Natal.

Tanta tradição e mitologia foram acrescentadas que é difícil lembrar ou saber o significado verdadeiro dessa celebração.

Para alguns cristãos o Natal é uma celebração pagã que não deveria ser celebrada. Chegam a pregar contra essa festa de púlpito.

Outros cristãos vêem o Natal como uma grande festa. A melhor festa do ano – grande expectativa e alegria para celebrá-la.

Para a maioria das pessoas o Natal é uma deliciosa festa onde podem comer comidas gostosas, beber, ter dois dias de folga do trabalho e talvez receber um presentinho bom.

Mas o que é o Natal?

Basicamente Natal é a festa que celebra o nascimento de Jesus Cristo.

NATAL = natális (latim) = nascer, nascimento.

Ou também chamado ADVENTO = chegada.

O mundo não pára para celebrar o nascimento de Buda (?), nem Maomé (8 de junho), Kardec (3 de outobro), Gandhi (2 de outubro) ou nenhum outro líder religioso.

ORIGEM DO NATAL:

1) Muitos alegam que o Natal foi instituído como uma festa pagã. Alegam que era celebrado a Saturnália, uma festa ao deus sol durante os dias 17-24 de dezembro. Alguns alegam que o 25 de dezembro marcava a celebração de uma festa pagã conhecida como Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invencível), em homenagem ao deus Mitra (da religião persa).

2) Alguns historiadores discordam da idéia que o Natal foi instituído baseado numa festa pagã. Acreditam que o estabelecimento do dia 25 de dezembro foi uma tentativa de cristãos dos primeiros séculos d.C. em realmente saber o dia do nascimento de Jesus. Fazendo com que a instituição da festa pagã ao deus sol criada pelo imperador Aureliano em 25 de dezembro de 274 d.C. fosse estabelecida como alternativa para combater a festa cristã que já vinha sendo celebrada – “Thus the “pagan origins of Christmas” is a myth without historical substance - assim a origem pagã do Natal é um mito sem suporte histórico” (http://www.touchstonemag.com/archives/article.php?id=16-10-012-v).

** Hoje em dia ninguém faz a mínima idéia de que Natal celebrava o deus sol. Após perguntar para mais de 30 pessoas “O que é o Natal para você?”, nenhuma pessoa sequer respondeu a festa do deus sol, todos responderam que era o nascimento de Jesus.

* Celebramos muitas coisas que a Bíblia não menciona e que alguns até possuem histórico pagão: aniversário, aniversário de casamento, algumas igrejas celebram o Dia da Reforma, outras Dia das Missões, Thanksgiving Day, Páscoa. Pessoas criam várias datas para serem celebradas.

Então qual o problema em separar um dia para celebrar o nascimento do Salvador?

É pecado celebrar o dia do nascimento de Jesus?

Romanos 14:5-6 - Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus..

Paulo aqui ensina claramente que quem quiser separar um dia em especial para celebrar o nascimento de Jesus, o aniversário de alguém, o aniversário de uma igreja que assim o faça! Que faça para a glória de Deus com ações de graças. Em I Coríntios 10: 25-31 Paulo fala das pessoas que comiam carnes sacrificadas para ídolos e que não tinha problema desde que fosse feito para a glória de Deus e não escandalizasse outras pessoas.

As únicas pessoas que se escandalizam com o Natal são os próprios cristãos, na maioria legalistas, que querem inventar uma justiça própria. Eles perdem a oportunidade de celebrar e proclamar algo tão importante quanto à morte de Jesus, que é o nascimento de Cristo.

  • O Natal me lembra a história em Atos 17 quando Paulo vê as pessoas oferecendo culto a um deus desconhecido – ao invés do apóstolo fugir e se esconder em casa ele usa a oportunidade para pregar quem é esse deus desconhecido (17:23-34).
  • Jesus foi celebrar a Festa das Luzes em Jerusalém, ou Chanucá (João 10:22-23). Essa festa tinha base pagã e não era bíblica, mas mesmo assim Jesus usou desta oportunidade para falar dele mesmo.
  • João usou um termo platônico para falar de Jesus, a palavra “Verbo” ou “Palavra” (grego logos) usada em João 1:1 tinha um conceito totalmente pagão. Mas o autor usa para a glória de Deus.

Então, eu creio que podemos usar o Natal como uma poderosa arma para pregar o Evangelho de Jesus Cristo – o Deus soberano que se fez homem para salvar pecadores da justa ira de Deus – principalmente porque as pessoas estão mais receptivas nessa época do ano.

Devemos usar o Natal não para gerar dívidas com a quantidade de presentes, não para falar de Papai Noel, mas para pregar Jesus Cristo! Geralmente o mês de dezembro é o que entra menos dinheiro nas igrejas, pois as pessoas gastam tanto em presentes que negligenciam o Reino, que o Natal seja uma época para abençoar ainda mais o Reino de Jesus Cristo – lembrando dos missionários que estão sofrendo por causa de Jesus.

O Natal tem sido combatido por estranhos cristãos. Alegam que o Natal é a festa pagã do culto ao Sol. Conclusão precipitada. Tendo que escolher uma data, escolheu-se aquela porque se considera que Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6). Combatem a árvore de natal, dizendo-a resquício do culto pagão às árvores. Esquecem que a Bíblia se abre e fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). Mas o estranho é guardarem festas judaicas, que se tornaram festas pagãs, com o advento de Cristo, sendo coisas passadas, à luz de Colossenses 2.16-17. O cristianismo e a Bíblia expressam as verdades de Deus na cultura do povo, não em uma cultura angelical. Os quatro títulos duplos que aplicamos a Jesus, em Isaías 9.6 ("Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz"), eram usados na sagração do novo Faraó, no Egito. O profeta os aplicou a Jesus. O domingo, dia do Senhor, era o dia do culto ao Sol, na mitologia de alguns povos europeus. Mas foi o dia em que Cristo ressuscitou.

Não é preciso negar ou modificar tudo porque se descobriu um aspecto que não corresponde ao que pensávamos. Isto é insensatez: jogar tudo fora por causa de uma parte. Meio entendimento é pior que nenhum entendimento. Principalmente se produz estabanamento intelectual.

Natal não é festa pagã. Isto soa como falta de inteligência. É a comemoração do nascimento de Jesus. Se a data não foi 25 de dezembro, qual é o problema? A Páscoa, quando se comemora a morte de Cristo, cada ano cai num dia. Mas não invalida a morte vicária de Cristo.

O legalismo e a postura de alguns em reinventar e redescobrir o evangelho são atitudes negativas. Pergunte-se a um cristão sincero, não desses cheios de empáfia que descobriram que todo mundo fez tudo errado até hoje, o que ele comemora no dia 25 de dezembro. Ele dirá: "O nascimento de Jesus". Na falta de data específica, ficou-se com esta. Qualquer outra suscitaria uma crítica de alguém. Que critiquem.

O erro não é comemorar o nascimento de Jesus. O erro é trocá-lo por Papai Noel, é olhar o aspecto apenas humano e sentimental da ocasião e esquecer o aspecto espiritual. Por isto, comemore o Natal. Com gratidão a Deus. Louve-o por seu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador.

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

Há realmente uma grande confusão com relação ao Dia de Natal – mas essa confusão se dá principalmente devido a grande quantidade de tradições que entraram e devido ao extremismo de alguns cristãos.

O que fazer? Usar essa data para pregar ainda mais o Evangelho, usar a data para fazer um jantar convidar amigos e parentes e PREGAR o que eles estão celebrando – assim como Paulo e Jesus fizeram. Use o tempo para a glória de Deus, isso não é pecado!

O que pregar? Pregue a importância do nascimento de Jesus!

Pregue porque Jesus Nasceu!

Aqui vão algumas coisas importantes que você deve falar quando celebrar o Natal:

Divisão:

I – O NASCIMENTO DE JESUS

II – POR QUE JESUS NASCEU?

I – O NASCIMENTO DE JESUS

Os relatos do nascimento de Jesus são encontrados nos Evangelhos de Mateus e Lucas.

Algumas observações importantes:

1) O nascimento de Jesus não é uma mitologia – não é mentira – são fatos históricos.

Assim como todos os relatos da vida de Jesus o nascimento é baseado em fatos históricos (Lucas 1:3-4 - Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo, para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.).

Devido a grande quantidade de tradição e mitologia fica fácil de esquecermos a VERACIDADE desse dia.

Lucas e Mateus não usam “era uma vez”, não, eles usam dados históricos, nomes de pessoas que podem ser verificados.

Lucas 2:1-2 - Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria.

César Augusto era o imperador --- Gaius Octavius foi o primeiro grande imperador romano – ele inaugurou a PAX ROMANA. E foi durante esse reinado de paz que nasceu o Príncipe da Paz.

Assim como Pedro relatou sobre a Transfiguração, nós podemos falar o mesmo sobre o nascimento de Jesus, “De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (II Pe. 1:16).

Isso ocorreu em um período de tempo da nossa história! Não é invenção!

Gal. 4:4 -Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei, a fim de redimir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a adoção de filhos. .

Esse momento deve ser celebrado! Desde do primeiro versículo da Bíblia o tempo estava correndo para esse momento – “No principio criou Deus...”.

** Imagine os anjos na presença de Deus quando Jesus nasceu!

“É NATAL!!!!!” Imagine a festa!

2) Jesus foi concebido pelo Espírito Santo enquanto Maria era ainda virgem. Mateus 1:18-25 - 18Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.19Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.20Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo...25Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Sempre foi muito debatida essa afirmação. Algumas pessoas dizem que Maria havia tida relações sexuais com um soldado romano, outros alegam que a história do nascimento virginal é semelhante as mitologias gregas e romanas – mas aqui não existe relacionamento sexual de um deus com uma mulher. A concepção é um milagre. Nem mesmo os judeus tinham essa concepção.

Depois do Iluminismo muita luta foi gerada contra os milagres na Bíblia.

O teólogo Rudolf Bultman era totalmente contra a veracidade do nascimento virginal.

As pessoas têm dificuldade com isso, pois não acreditam em milagres.

Interessante que a rejeição contra o nascimento virginal de Jesus foi algo que Ele mesmo sofreu rejeição (João 8:41 - Vocês estão fazendo as obras do pai de vocês". Protestaram eles: "Nós não somos filhos ilegítimos. O único Pai que temos é Deus".).

Nascimento virginal não quer dizer que Jesus foi gerado do nada, não, Ele foi gerado pelo poder do Espírito Santo. Assim como Deus teve poder para criar Adão, Ele criou Jesus através do poder da Sua palavra.

Qual a importância do nascimento virginal?

A) Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus

B) A encarnação do Deus todo poderoso (João 1)

C) Jesus teve a natureza humana, mas não foi afetado pelo pecado original.

D) Jesus foi totalmente humano – do ventre à tumba.

E) Jesus foi um presente de Deus

* Você DEVE crer nisso para ser um cristão!

3) Jesus nasceu e cresceu – Não ficou como o “menino Jesus”.

Lucas 2:52 - Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens..

Jesus não ficou na manjedoura e nem no colo de Maria pelo resto de sua vida.

Jesus cresceu em conhecimento/intelectualmente, cresceu em estatura/físico e cresceu espiritualmente/ em graça.

II – POR QUE JESUS NASCEU?

I – Porque foi profetizado:

Jesus veio para cumprir as Escrituras à respeito das promessas da vinda de um Salvador (Gen. 3:15 - Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente (masculino singular) dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar 9º sofrimento e morte de Jesus foram fatais mas não final)".; Isa. 52-53; Salmo 2; 22 e muitas outras - centenas de profecias). Deus havia prometido um Salvador e Deus não mente!

II – PARA CUMPRIR PERFEITAMENTE OS MANDAMENTOS DA LEI:

Mat. 3:13-15 - Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? " Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.

Mat. 5:17 - Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

João 19:30 – Tendo-o provado, Jesus disse: "Está consumado! " Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.

* Ele cumpriu perfeitamente todos os requerimentos de Deus. Ele foi e é perfeitamente justo, diferente de qualquer outro ser humano.

III – PARA SER A NOSSA JUSTIÇA

II Coríntions 5:21 - Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus..

Romanos 3:20-24 - 20Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. 21Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,23 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 4:23-25 - As palavras "lhe foi creditado" não foram escritas apenas para ele, mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor. Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Nós pecadores, ex-inimigos de Deus, ex-filhos da ira de Deus somos justificados, somos absolvidos diante desse Deus todo santo e todo justo por meio da justiça de Jesus.

Ao cumprir perfeitamente os mandamentos de Deus, ao ser perfeitamente obediente – a justiça de Cristo é imputada em nós mediante a fé.

IV – PARA SER NOSSA MALDIÇÃO

Assim como Jesus se tornou nossa justiça, Ele também tomou sobre si a nossa maldição. Éramos culpados diante de Deus, mas o castigo que era nosso foi colocado sobre o corpo de Jesus.

Gal. 3:13 - Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".

II Coríntions 5:21 - Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado.

Isaias 53:4-8 - Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.

V – PARA SER O SALVADOR DO SEU POVO

Mateus 1:21 - Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

Uma vez que Ele se tornou nossa justiça e nossa maldição – Ele é realmente o salvador do Seu povo! Nenhum outro líder religioso salvou o seu povo dos pecados!

Quem é o Seu povo?

Lucas 19:10 - Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

I Timoteo 1:15 - Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Marcos 2:17 - Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores".

VI – PARA TRAZER A PAZ

Jesus veio trazer a PAZ para o SEU povo. Ele trouxe a PAZ, a reconciliação entre o homem e Deus. O seu povo tem paz – Rom. 5: 1- Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

VII – VEIO PARA JULGAR E DIVIDIR

João 9:39 - Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".

Mateus 10:34-35 - Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;

Jesus veio buscar e salvar Seu povo, nesse processo até vínculos familiares são menos importantes.

VIII – PARA TERMOS UM SACERDOTE PERFEITO INTERCEDENDO POR NóS

Hebreus 2:17-18 -Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Roamnos 8:33-34 - Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.34Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

IX – PARA QUE SEGUISSEMOS SEU EXEMPLO

O exemplo de humildade

Exemplo de amor, graça, compaixão, obediência João 6:38 - Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. , santidade, sofrimento.

X – VEIO PARA QUE TIVESSEMOS VIDA

João 10:10 - O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

Contraste entre os falsos mestres que vêm para destruir e matar as “ovelhas” – Jesus veio para que Suas ovelhas tivessem vida e não fossem mortas!

Isso não quer dizer que vida plena é uma vida de próspera, cheia de riquezas matérias e saúde. Jesus traz vida verdadeira enquanto os outros trazem morte!

XI – VEIO PARA SOFRER, SER HUMILHADO E MORRER

João 12:27 – Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos

Apocalipse 13:8 - Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.

Jesus não nasceu, Ele não veio a Terra para que pudéssemos ter saúde, status, poder, riquezas materiais e uma vida segura e confortável. Ele não nasceu para que você tenha uma melhor auto-estima de si mesmo. Ele não veio para que você se pareça com o mundo. Ele não veio para você fazer sucesso e ir no programa do Gugu ou no Faustão. Ele veio para sofrer, morrer, ser punido injustamente, ser nossa justiça e nossa maldição – para que salvando Seu povo do pecado nós possamos glorificar a Deus através da obra de Jesus em nossas vidas. O motivo primário e único é a glória de Deus!

Como podemos ver é necessária a encarnação de Jesus. O nascimento de Jesus é tão importante quanto a sua morte e ressurreição, pois não teria como ter morte sem a vida de Jesus e não teríamos a vida de Cristo sem o Seu nascimento.

O nascimento de Jesus marca a encarnação de Deus entre os homens. O cumprimento do nome Emanuel – Deus conosco!

Por que não propagar e não celebrar o nascimento de Jesus?

“As mãozinhas macias e pequenas formadas pelo Espírito Santo no útero de Maria foram feitas para que grandes pregos as perfurassem. Aqueles pezinhos gordinhos e rosados e incapazes de andar foram formados para que caminhassem a Vila Dolorosa e fossem também perfurados. Aquela cabecinha perfeita com os olhinhos atentos e a boquinha aberta foram feitos para que um dia homens perfurassem aquela cabeça com uma coroa de espinhos. Aquele corpinho delicado, macio e enrolado em roupas seria um dia desenrolado, ensangüentado e perfurado por uma lança para revelar um coração quebrantado. E foi por isso que Deus criou esse corpo. Jesus nasceu para morrer!” (http://www.gty.org/Resources/Sermons/1204_Why-Was-Jesus-Born?q=why+jesus+was+born)

O menino nasceu em toda humildade na Cidade de Davi, mas sem lugar para o Filho de Davi, mas o menino cresceu, sofreu desprezo, foi rejeitado, sofreu e morreu. Mas Ele venceu a morte, ressuscitou e recebeu toda a GLORIA e HONRA, Ele reina e nos chama para o arrependimento. Ele nasceu, veio ao mundo para se tornar REI – Joao 18:36-37 Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui". "Então, você é rei! ", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem". – Você pode se prostrar diante esse Rei ou desprezá-lo – mas não tem como ignorá-Lo!

Então celebremos a festa com um completo entendimento da importância do Natal para o mundo e para a glória de Deus – com ações de graças pelo maravilhoso presente – nosso Rei, Senhor e Salvador Jesus Cristo!