segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Jesus ensina sobre sua morte. O grande exemplo de Humildade – Mc 9:30-32

 

Serie de Sermões em Marcos – Conhecendo a Jesus e Carregando a Cruz

Titulo: Jesus ensina sobre sua morte. O grande exemplo de humildade.

Pregado na manhã de Domingo, de 02/01/2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros.

Marcos 9:30-32 30 Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam, 31 porque estava ensinando os seus discípulos. E lhes dizia: "O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará".32Mas eles não entendiam o que ele queria dizer e tinham receio de perguntar-lhe.

Introdução e Contextualização:

Certo homem disse, “É muito fácil de criar essa sua religião cristã!”, o outro respondeu, “Sim, é muito fácil – basta você morrer crucificado, ressuscitar e ascender!” – o outro ficou quieto e mudou de assunto. A religião cristã é alicerçada na morte/crucificação, na ressurreição e na ascensão de Jesus Cristo e não só em ensinamentos.

A morte substituta de Jesus no lugar do seu povo – Rom.5:8 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

A ressurreição que garante a vitória sobre a morte – Rom. 6:5 - Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

A ascensão que coloca Jesus onde Ele deve estar – Ef.4:10 – Aquele que desceu é o mesmo que subiu/ascendeu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas.

Diferente de todas as outras religiões que se baseiam somente nos ensinos do líder religioso – o cristianismo necessita desses 3 aspectos físicos e históricos.

Nenhum líder religioso morreu para salvar seu povo do pecado, nenhum líder religioso ressuscitou para justificar seu povo diante de um Deus santo – só Jesus!

Essas são verdades tão básicas, mas tão essenciais que jamais podemos parar de pregar e ensinar.

* Hoje em dia fala-se de muitas coisas nas igrejas: prosperidade, amor, paz, alegria, restituição, saúde, judaísmo – menos da cruz, menos da humilhação de Jesus, menos das verdades que distinguem cristianismo das outras religiões.

Assim como aqueles doze discípulos nós também temos dificuldade em aceitar a CRUZ. Não queremos humildade, não queremos servir, não queremos morrer – não queremos ser como Jesus! Mas que o Espírito Santo possa nos transformar e pela repetição da Palavra de Deus nos santificar e nos fazer entender e viver a Mensagem da Cruz – que é um escândalo, pois ela te esmaga, te mata e te humilha.

Continue a leitura aqui