segunda-feira, 21 de março de 2011

Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade | Parte VI Tema: A severidade do divórcio, o divórcio é odiado! - Marcos 10:1-12

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade | Parte VI Tema: A severidade do divórcio, o divórcio é odiado! - Marcos 10:1-12

Pregado na manhã de Domingo, do dia 20 de Março de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

 

Marcos 10:1-12 1Então Jesus saiu dali e foi para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. Novamente uma multidão veio a ele e, segundo o seu costume, ele a ensinava. 2 "Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova, perguntando: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher? "3 "O que Moisés lhes ordenou? ", perguntou ele. 4Eles disseram: "Moisés permitiu que o homem desse uma certidão de divórcio e a mandasse embora".5Respondeu Jesus: "Moisés escreveu essa lei por causa da dureza de coração de vocês.6Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’.7‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, 8e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.9Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".10Quando estava em casa novamente, os discípulos interrogaram Jesus sobre o mesmo assunto.11 Ele respondeu: "Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. 12E se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério".

Introdução e Contextualização:

Quantas pessoas você conhece que já se divorciaram? Quantas pessoas na sua família já se divorciaram? Qual o efeito/conseqüência do divórcio nas vidas das pessoas mais próximas?

O divórcio afeta tudo e a todos!

“É dito que 8 de cada 10 pessoas são direta ou indiretamente afetadas pelo divórcio. A mera menção da palavra divórcio é dolorosa para muitas pessoas. Muitos já foram profundamente machucados por um casamento quebrado, e uma conversa sobre esse assunto traz memórias e sentimentos que eles gostariam de esquecer. Por essa razão o pregador acha pouca alegria em pregar sobre tal assunto. Mas já que Jesus falou desse assunto no meio do maior sermão já pregado, o Sermão do Monte, Ele obviamente acha que esse é um assunto muito importante, e ai de nós se ignoramos. Ver isso através dos olhos de Jesus é bom para nós individualmente, bom para a igreja e bom para a sociedade.” (Hughes, Kent - Preaching the Word – The Sermon on the Mount [Crossway] pg. 114).

Por que precisamos olhar a questão do divórcio através dos olhos de Jesus e de Sua Palavra?

Pois se olharmos através da nossa sociedade nós estaremos em apuros!

A nossa sociedade fez do divórcio algo tão fácil de conseguir que é agora como pegar um lanche no Drive Thru. Enquanto Deus deu legislações/leis para impedir os divórcios, a nossa sociedade faz de tudo para facilitá-lo:

Em 2007 foram realizados 916.006 casamentos no Brasil, 2,9% a mais do que em 2006 (889.828). Já as dissoluções do casamento - soma dos divórcios diretos sem recurso e separações - chegou a 231.329, ou seja, para cada quatro casamentos foi registrada uma dissolução.Exatamente 30 anos depois de instituído, o divórcio atingiu sua maior taxa na série mantida pelo IBGE desde 1984. Nesse período a taxa de divórcios teve crescimento superior a 200%, passando de 0,46 por mil, em 1984, para 1,49 por mil, em 2007.Em números absolutos os divórcios concedidos passaram de 30.847, em 1984, para 179.342 em 2007. Em 2006, o número de divórcios concedidos chegou a 160.848.” (http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=divorcio-atinge-um-em-cada-quatro-casamentos-no-brasil)

“Em um ano, com a  nova lei do divórcio o número de separações em cartório dobraram. O processo ficou mais rápido e barato, casais que estiverem de acordo e não tiverem filhos menores de 18 anos conseguem realizar o divórcio em apenas um dia.” É uma máquina de dinheiro para o Estado – Em São Paulo: No Fórum – precisa pagar no mínimo R$87,00; No Cartório R$260,00 e é necessário o uso de advogado.” Fonte: http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=3322&t=Dobra+o+numero+de+divorciados+em+Sao+Paulo

Os filmes e novelas são cheios de histórias de adultérios e divórcios como se essas coisas devessem ser normais e aceitas.
Continue a leitura aqui