terça-feira, 21 de junho de 2011

Um Novo Conceito: Misericórdia! – Marcos 10:46-52

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Um Novo Conceito: Misericórdia! – Marcos 10:46-52

Pregado na manhã de Domingo, do dia 19 de Junho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:46-52 46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 47 Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!".48 Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" 49Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".50Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. 51"O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! "52"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.

Introdução e Contextualização:

Na França havia uma menina pobre e cega que conseguiu o Evangelho de Marcos em braile. Ela aprendeu a ler com as pontas dos dedos. Devido a leitura constante, seus dedos ficaram calejados e consequentemente a sensitividade do toque diminuiu ao ponto dela não sentir mais o que lia com os dedos. Ela não conseguia mais distinguir as letras e palavras. Ela ficou tão desesperada pela Palavra de Deus que literalmente cortou as peles com os calos na esperança de restaurar o sentido do toque, mas ao fazer isso ocorreu que ela perdeu de vez toda a sensibilidade dos dedos. Confrontada com a realidade inevitável que ela deveria desistir do seu amado Livro, com grande lamento e lágrimas, ela pressionou o livro de Marcos em braile contra seus lábios e disse, “Adeus, adeus, doce palavra do meu Pai Celestial!”. Para sua surpresa, ela descobriu que seus lábios eram mais sensíveis que seus dedos e que era capaz de distinguir as letras. Ela passou a noite toda buscando a Palavra de Deus com os lábios e se encheu de alegria com essa maravilhosa provisão do Senhor (http://www.dare2share.org/students/the-missing-piece-to-your-life/).

Quem é cego? Essa menina que vê a beleza do Evangelho na face de Cristo ou aqueles que têm olhos e não conseguem ler e se deleitar nas palavras escritas neste magnífico evangelho?

Jo 9:39-41 -39 Disse Jesus: "Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos".40 Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: "Acaso nós também somos cegos? "41 Disse Jesus: "Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece".

O pior tipo de cegueira é a cegueira espiritual! O pior tipo de cego é aquele que diz que consegue ver, mas na verdade não vê absolutamente nada!

A história do cego Bartimeu é uma maravilhosa demonstração de que bem-aventurado é o homem que consegue enxergar seu estado espiritual – sua necessidade da misericórdia de Deus. Muitas vezes a visão natural é um grande empecilho para isso, pois a pessoa olha para si e vê as grandes aquisições, os maravilhosos bens materiais, as lindas paisagens que podem ser vistas em diversas viagens e como consequência acaba não vendo algo muito mais profundo: a carência urgente da misericórdia de Deus!

Que o Senhor nos conceda graça para vermos as coisas espirituais! Que o Espírito Santo, através da Luz do Evangelho, ilumine nossos olhos para vermos a beleza do Evangelho da Cruz de Cristo e a nossa carência pela misericórdia de Deus. E uma vez que nossos olhos forem abertos para isso, que nós também nos tornemos dispensadores de misericórdia – Mt. 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia!

Continue a leitura aqui