segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parábola dos Lavradores, O Filho Rejeitado – Marcos 12:1-12

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Parábola dos Lavradores, O Filho Rejeitado – Marcos 12:1-12

Pregado na manhã de Domingo, do dia 25 de Setembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:1-12 1 Então Jesus começou a lhes falar por parábolas: "Certo homem plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. 2 Na época da colheita, enviou um servo aos lavradores, para receber deles parte do fruto da vinha.3 Mas eles o agarraram e espancaram, e o mandaram embora de mãos vazias.4 Então enviou-lhes outro servo; e lhe bateram na cabeça e o humilharam. E enviou ainda outro, o qual mataram. Enviou muitos outros; em alguns bateram, a outros mataram. 6 "Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.7"Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’.8Assim eles o agarraram, e o mataram, e o lançaram para fora da vinha.9"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.10Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ".12Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora.

Introdução e Contextualização:

O Evangelho de Marcos não foca muito nas parábolas de Jesus. Quando comparado com os outros Evangelhos sinóticos, Marcos fica muito abaixo da média. Por isso, quando Marcos inclui uma parábola em seu Evangelho, significa que ela tem muita importância.

A parábola dos lavradores é uma das parábolas mais importantes contadas por Jesus, pois ela é uma parábola:

- JURÍDICA = ela profere condenação sobre Israel. Mostra o justo juízo de Deus.

- PROFÉTICA = ela revela a morte do Filho de Deus pelos líderes de Israel.

- AUTO-CONDENATÓRIA = as pessoas são tão afetadas pela história que elas se autocondenam (semelhante à parábola de Natã para Davi – II Sm 12:1-12)

Além dessas três características tão importantes, a Parábola dos Lavradores responde à pergunta feita pelos líderes religiosos sobre a autoridade de Jesus – e a resposta é afiada como lâmina.

“Essa parábola, que é como o Evangelho de Marcos em miniatura, repete as mesmas lições” (Peter Bolt – The Cross from a Distance – IVP, pg.89)

Continuar a Leitura