segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Pedra Rejeitada – Marcos 12:10-12

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: A Pedra Rejeitada – Marcos 12:10-12

Pregado na manhã de Domingo, do dia 11 de Setembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:1-12 1 Então Jesus começou a lhes falar por parábolas: "Certo homem plantou uma vinha, colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. 2 Na época da colheita, enviou um servo aos lavradores, para receber deles parte do fruto da vinha.3 Mas eles o agarraram e espancaram, e o mandaram embora de mãos vazias.4 Então enviou-lhes outro servo; e lhe bateram na cabeça e o humilharam. E enviou ainda outro, o qual mataram. Enviou muitos outros; em alguns bateram, a outros mataram. 6 "Faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho amado. Por fim o enviou, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.7"Mas os lavradores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo, e a herança será nossa’.8Assim eles o agarraram, e o mataram, e o lançaram para fora da vinha.9"O que fará então o dono da vinha? Virá e matará aqueles lavradores e dará a vinha a outros.10Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ ".12Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora.

Introdução e Contextualização:

O feito mais terrível que já aconteceu na história da humanidade foi a morte de Jesus em uma cruz romana. Não há e nem haverá nada mais abominável que ter o Filho de Deus, o Deus encarnado – santo e puro – desprezado e crucificado no lugar mais humilhante que uma pessoa poderia ser colocada.

Mas, o acontecimento mais abominável da história da humanidade, é na verdade a coisa mais maravilhosa que já ocorreu para o ser humano. A cruz é o lugar de reconciliação e vitória, por isso Paulo diz, “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo(Gl 6:14).

Foi na cruz que o sangue puro de Jesus justificou todos aqueles de quem o Pai escolheu ter misericórdia!

Foi após a crucificação que o Filho de Deus foi vindicado e exaltado, por isso “a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus(I Cor 1:18).

Mc 12:10-11 - A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular,11isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós!

Continuar a Leitura