segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Importância da Sã Cristologia – Marcos 12:35-37

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: A Importância da Sã Cristologia – Marcos 12:35-37
Pregado na manhã de Domingo, do dia 13 de Novembro de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em Vídeo
Marcos 12:35-37 35 Ensinando no templo, Jesus perguntou: "Como os mestres da lei dizem que o Cristo é filho de Davi? 36 O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’. 37 O próprio Davi o chama ‘Senhor’. Como pode, então, ser ele seu filho? " E a grande multidão o ouvia com prazer.
Introdução e Contextualização:
Muitas religiões alegam ter Jesus como centro dos ensinos. Muitas igrejas se denominam cristãs, mas quando o Jesus que é ensinado e pregado nesses lugares é examinado à luz das Escrituras, vemos quão longe da Palavra de Deus eles se encontram. Muitos chegam bem próximos ao Reino de Deus, mas, devido a uma cristologia errada, eles continuam fora do Reino de Deus.
Não importa quão religiosa é a pessoa, quão bondosa e generosa, quão humilde e simples ela seja – sem uma cristologia correta, a pessoa continuará na perdição.
Ter um conhecimento ‘meio’ correto, ‘quase certo’ sobre Jesus é tão letal quanto ‘não estar longe do Reino’!
Algumas pessoas dizem que não importam as diferenças religiosas, o que realmente importa é se a pessoa acredita em Jesus. Mas em qual Jesus a pessoa acredita? O Jesus dos mórmons, dos espíritas, dos budistas, dos muçulmanos, dos católicos?
Cristologia é tão fundamental que Marcos tem todo um foco especial nesse assunto – veja como o livro começa em 1:1. A questão cristológica permeia esse evangelho do começo ao fim, mostrando-nos quão importante é ter um entendimento correto sobre Jesus. Não basta só crer em Jesus, é necessário saber quem é esse Jesus.
Muitos judeus, na época de Jesus, permaneceram muito próximos do Reino de Deus, mas nunca entraram – morreram condenados – por causa do conceito errado sobre quem seria o Cristo.
A deturpada cristologia dos judeus afetou a escatologia deles e, como consequência, todo o estilo de vida deles foi severamente condenado!
O Cristo que os judeus esperavam (e esperam) seria:
- um homem da linhagem de Davi, que se assentaria no trono de Israel e lideraria a nação em vitórias sobre todos os inimigos, cumprindo assim todas as promessas feitas aos Patriarcas de forma física e literal.
Como consequência dessa deturpada cristologia, eles odiaram o verdadeiro Cristo – rejeitaram e mataram o verdadeiro Messias, pois Ele era diferente do conceito que eles tinham.
Hoje, muitos cristãos, assim como os judeus da época de Jesus, professam crer no Messias. Mas o ‘cristo’ em que eles creem é bem diferente do Cristo da Bíblia. As pessoas querem um Jesus dócil, domesticado, que satisfaça as vontades carnais, não julgue ninguém (aceite todos os pecados e religiões), e só queira que todos sejam felizes. Mas quando o verdadeiro Cristo é pregado – o Cristo das páginas das Escrituras - as pessoas não gostam e comportam-se como os judeus, quando Jesus confrontou sua cristologia em João 6 (vs.26-61, 66).
Cristologia correta - Quem é Jesus? Quem foi Jesus? O que Ele fez? O que Ele está fazendo? - é o alicerce para um cristão ser saudável na fé! Cristologia correta é fundamental para a entrada no Reino de Deus!
CONTEXTO:
Estamos no terceiro dia da última semana de Jesus no seu ministério na terra. Esse dia é com certeza um dos dias mais intensos de toda a vida de Jesus.
Os líderes religiosos odiavam Jesus desde o começo do Seu ministério (Mc 2:7, 16, 24; 3:22) – mas agora a ira escala de maneira absurda, pois Jesus está no ‘território’ deles (Jerusalém e o Templo). Esse terceiro dia é marcado pelas incansáveis tentativas de apanharem Jesus em Suas palavras (12:13). Jesus é bombardeado por perguntas na tentativa de que Suas respostas O joguem contra a multidão e eles consigam um meio de acusá-Lo. 1) Questionado sobre a Sua autoridade (11:27-28; 2); 2) Questionado sobre os impostos (12:13-14); 3) Questionado sobre a ressurreição (12:18-19); 4) Questionado sobre o maior dos mandamentos (12:28). A ‘munição’ dos líderes religiosos de Israel chegou ao fim - a seção de perguntas da parte deles foi um verdadeiro ‘fiasco’ (12:34b).
Agora é a vez de Jesus questionar os questionadores. E a pergunta que Jesus faz é uma das preferidas dEle – uma questão cristológica!
Divisão do Estudo:
I – A QUESTÃO (Vs.35-37)
II – A IMPLICAÇÃO (V.37)

Continue a Leitura Aqui