domingo, 20 de novembro de 2011

Falsa Religiosidade, Ostentação e Condenação - Marcos 12:38-40

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Falsa Religiosidade, Ostentação e Condenação - Marcos 12:38-40

Pregado na manhã de Domingo, do dia 20 de Novembro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Versão em Vídeo

Marcos 12:38-40 38Ao ensinar, Jesus dizia: "Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças 39 e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!

Introdução e Contextualização:

Hoje em dia o que mais vemos são as pessoas buscando de todas as formas a tolerância religiosa (o ecumenismo). Dentro das próprias igrejas está havendo esta tentativa de integrar pessoas de diferentes denominações e religiões.

Essa semana eu vi que o programa Elephant Room (programa evangélico liderado por James MacDonald que entrevista líderes evangélicos) convidou T.D. Jakes para participar do segundo Elephant Room, em janeiro de 2012. Jakes é um tele-evangelista pregador do falso evangelho da prosperidade, famoso por ser anti-trinitário e por falsas profecias.

Essa é só uma das várias tentativas que vemos das pessoas tentarem conciliar e aceitar as pessoas e líderes de diferentes religiões com a alegação que temos muito que aprender com as pessoas de opiniões religiosas diferentes da nossa.

Essa moda de aceitar tudo e todos tem sido claramente visto nos púlpitos das igrejas – ou melhor, na falta de púlpitos. Muitos têm ensinado que a pregação é a pior coisa que pode existir no cristianismo, eles alegam que a igreja precisa é de conversas tolerantes. Por isso, as pessoas agora chamam o tempo que deveria ser de pregação (exortação, ensino, proclamação) de palestras. Alguns ‘pastores’ não se denominam mais com o termo bíblico de pregador, mas sim de palestrante. Ao invés da pregação as pessoas se juntam para conversar sobre algum tema, e nessas conversas, líderes religiosos também são convidados a conversar com a alegação que mesmo os cristãos têm muito que aprender com pessoas de outras religiões.

A grande desculpa para essa tendência é Jesus, pois os líderes religiosos desses movimentos dizem que Jesus não rejeitava e não condenava ninguém, Ele sentava e conversava com as pessoas que pensavam diferentemente dEle.

Vejamos uma dessas conversas de Jesus em Lucas 11:37-46. Que conversa, não!?

Jesus falava e conversava com compaixão, mas isso era feito com as ovelhas que careciam de pastores. Para com as pessoas que se aproximavam em humildade e conscientes dos pecados e da soberania de Cristo, Ele falava com extremo carinho e compaixão. Ele chamava algumas pessoas de ‘filhinha’, ‘filha’, ‘cordeirinho’, ‘filho’.

Mas com as pessoas religiosas e orgulhosas que ensinavam falsas doutrinas a conversa e as palavras de Jesus eram bem diferentes (‘víboras’, ‘filhos do inferno’, ‘filhos do diabo’, ‘tolo’, ‘hipócrita’...).

Jesus sempre advertiu severamente as pessoas para tomarem cuidado com os falsos pastores e falsos líderes religiosos. Ele nunca convidou os escribas, herodianos e saduceus para uma conversa amigável sobre temas comuns de suas crenças, pelo contrário, Ele os condenou ainda mais severamente.

A Bíblia nos mostra que o maior perigo para o povo de Deus, na maioria das vezes, vem de dentro do próprio grupo religioso. Eram os falsos profetas na época de Israel e os falsos pastores e líderes na igreja.

Últimas palavras de Paulo para os presbíteros de Éfeso - Atos 20:17-32.

A igreja tem o dever de tomar TODO cuidado com os falsos ensinos e repreender os falsos líderes religiosos. Não existe tolerância religiosa com falsos ensinos e falsos mestres.

* esse sermão deve ser estudado com Marcos 9:38-41 – Jesus Confronta o Orgulho Sectarista dos Discípulos pregado em 16/01/2011 (http://sdgestudosmarcos.blogspot.com/2011/01/jesus-confronta-o-orgulho-sectarista.html)

Continue a Leitura Aqui