segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Liderança bíblica


Passagem: I Timóteo 3:1-7 / Tito 1:5-9
Título: Liderança bíblica
Pregado na manhã de domingo, do dia 27 de Janeiro de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Ricardo Marcondes

 Pregar sobre liderança bíblica, para mim, é algo muito embaraçoso, pois sendo eu mero aprendiz, que necessito muito de orientações de líderes piedosos, seria muita audácia pregar sobre tal assunto. Penso eu, pregar sobre liderança deve ser algo de homens vividos na palavra, maduros espiritualmente, líderes de rebanhos de crentes piedosos. 
Entretanto, em oração fui encorajado a tal “missão”, pois todo homem cristão deve ser líder de sua família, e os que não são casados, com certeza glorificarão ao nosso Senhor tendo algumas das qualificações de 1Tm 3. Entretanto, tendo em vista minha não condição de líder (visto que não tenho ministério de liderança na igreja a qual sirvo, sou apenas um servo, que sirvo ao Senhor na pregação da palavra), o estudo (sermão) proposto aqui, é um compilado de um curso ministrado pelo Pr. Gustavo Barros dias antes de partir para os E.U.A , onde hoje serve como pastor na igreja Gospel Fellowship. Serão expostos os comentários de líderes de grande credibilidade como: John MacArthur, D.A.Carson, João Calvino entre outros. Que o ensino proposto possa glorificar ao nosso Deus e instruir a igreja nesse assunto tão importante para todas as gerações, pois em todas as gerações sempre houve os lobos vestidos de cordeiros, devoradores das ovelhas do Senhor.

·         Leitura 1Tm3. 1-7, tendo em vista também Tt 1.5-9.  
 NOBRE: Algo maravilhoso, digno de respeito e honra.
 AS QUALIFICAÇÕES:
  Vv 2: é necessário, pois, que o bispo... necessário quer dizer: requisito, algo que verdadeiramente deve existir nos candidatos a liderança.
1.      IRREPRENSÍVEL: que não pode ser repreendido, não censurável, irrepreensível.

João Calvino – Ele não pode estar marcado por nenhuma infâmia que enfraqueceria sua autoridade. Não há ninguém entre os homens que esteja livre de todo defeito. Mas uma coisa é ser marcado por um defeito comum, que não causa dano à reputação, porque são encontrados em homens de excelência, e outra coisa bem diferente é ter um nome deplorável ou estar manchado por alguma baixeza. Portanto, para que um bispo não fique sem autoridade, Paulo impõe que seja selecionado alguém que tenha uma boa e honrosa reputação, e que não possa ser acusado de nenhum defeito fora do comum.

2.      MARIDO DE UMA SÓ MULHER: • John MacArthur – literalmente, em grego, "homem de uma mulher só". Isso nada tem a ver com casamento ou divórcio. O ponto não é o estado civil do presbítero, mas a sua pureza sexual e moral. Esta qualificação encabeça a lista porque é nessa área que líderes são mais inclinados a falhar. Muitas interpretações para esta qualificação têm sido dadas. Alguns a vêem como uma proibição contra a poligamia, uma injunção desnecessária já que a poligamia não era comum na sociedade romana e claramente proibida pelas Escrituras (Gn 2:24), pelo ensino de Jesus (Mt 19:5, 6; Mc 10:6-9) e de Paulo (Ef 5:31). Um polígamo sequer poderia ser membro da igreja, que dirá um líder da igreja. Outros vêem este requisito como barrando aqueles que se casaram novamente após a morte de suas esposas. Mas, como já frisei, a questão é de pureza sexual e não de estado civil. Além disso, a Bíblia encoraja o novo casamento após a viuvez (1 Tm 5:14; 1 Co 7:39). Alguns crêem que Paulo exclui os homens divorciados da liderança da igreja. Essa posição também ignora o fato de que esta qualificação não lida com estado civil. A Bíblia também não proíbe todo novo casamento após o divórcio. Finalmente, alguns acham que este requisito exclui homens solteiros da liderança da igreja. Mas se esta era a intenção de Paulo ele teria desqualificado a si mesmo (1 Co 7:8). Um "homem de uma mulher só" é aquele que é totalmente dedicado à sua esposa, mantendo singular devoção, afeição e pureza sexual tanto em pensamento como em atos. Violar isso é perder a irrepreensibilidade (Tt 1:6,7).

3.      TEMPERANTE / NÃO IRACÍVEL: inclinado à ira, de temperamento "quente", irascível.

• Matthew Henry – não alguém de temperamento impetuosamente irritável, rápida e facilmente provocado e inflamado. Quão inadequados são aqueles que governam a igreja e não são capazes de governar a si mesmos, ou suas próprias paixões turbulentas e descontroladas! O ministro precisa ser manso e tranquilo, e paciente para com todos os homens.

4.      SÓBRIO:  • John MacArthur – A palavra grega significa literalmente "sem vinho", mas aqui é usada metaforicamente para significar "alerta", "observador", "vigilante", ou "de mente clara". Presbíteros devem ser capazes de pensar com clareza.

5.      MODESTO / ORDEIRO: Implica em comportamento ordeiro, mas também no cumprimento dos deveres e o ordenamento da vida interior, da qual surge o comportamento exterior.

• John MacArthur – A palavra grega significa "ordenado". Presbíteros não podem ter vidas caóticas; se eles não conseguem organizar suas próprias vidas, como poderiam trazer ordem à igreja?


6.      HOSPITALEIRO: generoso para as visitas.
         • D. A. Carson: O pastor / presbítero / bispo cristão não deve ser um ermitão ou um monge, não deve ser alguém que sempre quer ficar isolado das pessoas. Não adianta ter um pastor que é um grande leitor de livros e um pensador disciplinado, mas que só ama a igreja em teoria, ao mesmo tempo que não suporta as pessoas. O ministério é algo ligado a tocar as vidas das pessoas.
7.      APTO PARA ENSINAR: apto e hábil no ensino.
          • John Gill: que tem uma considerável quantidade de conhecimento; é capaz de interpretar a Bíblia para edificação de outros; é capaz de explicar, expor e ilustrar as verdades do Evangelho e defendê-las e refutar o erro; e que não é somente capaz, mas pronto e disposto a comunicar a outros o que ele sabe; e que tem também expressão vocal, o dom da elocução e consegue transmitir suas ideias de forma simples e com linguagem fácil, em palavras hábeis e aceitáveis; porque não fará sentido o que um homem sabe, a menos que ele tenha uma capacidade de comunicar isso a outros, para a compreensão e benefício deles.
8.      NÃO DADO AO VINHO: alguém que senta-se por muito tempo com o seu vinho, escravo da bebida, dado ao vinho.
            • João Calvino: Pela palavra que é usada aqui, os gregos denotam não somente a embriaguez, mas qualquer intemperança em beber vinho avidamente. E, realmente, beber vinho excessivamente não só é muito impróprio em um pastor, mas geralmente traz consigo muitas coisas ainda piores como brigas, atitudes tolas, conduta imoral e outras coisas que não é necessário descrever. (...) A interpretação correta é a de Crisóstomo de que homens com uma disposição de bebedice e ferocida deveriam ser excluídos do ofício de bispo.
9.      NÃO VIOLENTO: brigão, pronto para um golpe, pugnaz, contencioso, pessoa briguenta.
            • John Gill: não violento tanto com as mãos, como diz a versão siríaca "cuja mão não é rápida em golpear"; não alguém que é rápido e pronto para isso, que mal é ofendido ou prejudicado e já ergue as mãos e golpeia - é uma palavra e uma pancada; quanto com a língua, como diz a versão arábica, "não ferindo com a língua"; sendo afiado e severo demais nas advertências e reprovações aos irmãos fracos ou os crentes caídos; e especialmente, ele não deve usar linguagem grosseira, repreensiva e injuriosa com quem quer que seja; veja Jr 18:18.
10.  PORÉM CORDATO OU AMÁVEL: Isto é, gracioso, gentil, paciente.

11.  INIMIGO DE CONTENDAS: pacífico, que se abstém de lutar.

• John MacArthur: pacífico, relutante em lutar; alguém que não promove desunião ou desarmonia.

12.  NÃO AVARENTO: não amante do dinheiro, não avarento / cobiçoso de lucro vergonhoso; isto é, alguém que lucra desonestamente, adaptando o ensinamento aos ouvintes a fim de ganhar dinheiro deles, ou talvez refira-se ao engajamento em negócios escusos.
          • John MacArthur: presbíteros precisam ser motivados pelo amor a Deus e Seu povo, não pelo dinheiro (cf. 1 Pe 5:2). Um líder que está no ministério por dinheiro revela um coração posto no mundo, não nas coisas de Deus (Mt 6:24; 1 Jo 2:15). A cobiça caracteriza falsos mestres (Tt 1:11; 2 Pe 2:1-3, 14; Jd 11), mas não o ministério de Paulo (At 20:33; 1 Co 9:1-16; 2 Co 11:9; 1 Ts 2:5).
13.  GOVERNE BEM A SUA CASA:
             • D. A. Carson: então, nos versículos quatro e cinco, lemos que o presbítero / pastor / bispo tem que ser alguém "que governe bem a própria casa." O versículo cinco nos chama a atenção para a parábola dos talentos conforme contada em Mateus 25:14-30 - se você não é capaz de fazer algo na arena menor, como pode esperar fazê-lo na arena maior? Esse princípio confere uma dignidade impressionante à família cristã. Nem todos os homens são elegíveis para serem presbíteros na igreja, mas a maioria é elegível para ser presbítero na sua casa. Dentro dessa esfera as responsabilidades deles são semelhantes. Eu gostaria de ver presbíteros na igreja conduzindo a adoração familiar, ensinando às crianças os caminhos de Deus, refletindo padrões de modelo e disciplina, já que é isso que demonstra a qualificação deles para papéis semelhantes na igreja. Falando espiritualmente, a pior família cristã é aquela com altas pretensões espirituais e baixa performance; e a melhor é aquela com baixas pretensões e alto desempenho.
14.  CRIANDO OS FILHOS SOB DISCIPLINA, COM TODO RESPEITO: ato de sujeitar, obediência, sujeição; respeito - característica de algo ou pessoa que dá o direito à reverência e respeito, dignidade, majestade, santidade.
         Juliano Heyse: portanto, o presbítero tem filhos sob disciplina. Ele é alguém que tem autoridade na sua casa. Autoridade verdadeira, advinda do governo com amor. Os filhos são obedientes, respeitosos, bem comportados, ajuizados. Se são crentes ou não, é algo que homem nenhum pode determinar (Jo 1:12,13). O certo é que devem ter sido criadas como crentes, "na disciplina e admoestação do Senhor" (Ef 6:4). O novo nascimento é algo que só o Senhor pode dar. Lembrando que Paulo não advoga a intimidação como meio para mantê-los na linha. Ele instrui os pais a não provocarem seus filhos, "para que não fiquem desanimados" (Cl 3:21). Disciplina na família é construída sobre o amor ágape. Assim também é com a disciplina na igreja.
15.  NÃO SEJA NEÓFITO: recentemente plantado, recém-convertido, neófito (alguém que tenha recentemente se tornado um Cristão).
             • John MacArthur: colocar um novo convertido em uma posição de liderança o levará a ser tentado pelo orgulho. Presbíteros, portanto, devem ser tirados dos homens espiritualmente maduros da congregação. Cair na condenação do diabo - a condenação de Satanás ocorreu devido ao orgulho por sua posição. Isso resultou na sua queda da honra e autoridade (Is 14:12-14; Ez 28:11-19; cf. Pv 16:18). O mesmo tipo de queda e julgamento poderia facilmente ocorrer com um novo e frágil crente posto em uma posição de liderança espiritual.
16.  TER UM BOM TESTEMUNHO DOS DE FORA: dos de fora, isto é, os incrédulos, os mundanos.
            • João Calvino: isto parece ser muito difícil, para que um homem religioso deva ter, como testemunhas da integridade dele, infiéis que estão furiosamente loucos para contar mentiras contra nós. Mas o que o apóstolo quer dizer é que, tanto quanto se pode verificar em relação ao comportamento externo, até mesmo os incrédulos são constrangidos a reconhecer que ele é um bom homem; já que, embora eles infundadamente caluniem todos os filhos de Deus, contudo eles não podem declarar que é um homem mau aquele que conduz uma vida boa e inofensiva no meio deles. Tal é o reconhecimento de retidão que Paulo aqui descreve.
       • John MacArthur: um líder na igreja deve ter uma reputação incontestável na comunidade não crente, mesmo que as pessoas ali discordem com suas posições morais e teológicas. Como ele poderia ter um impacto espiritual naqueles que não o respeitam?