sábado, 17 de agosto de 2013

O crente deve agir como, crente

 

Referencia: Efésios 4: 17
Título: O crente deve agir como, crente
Pregado na manhã de domingo, do dia 27 de Julho de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira

Introdução

Tenho refletido muito nos últimos meses, sobre a importância da união do corpo de Cristo. E como o crente deve se portar em mundo que é tomado pela: ganância, sensualidade, maldade e tantos outros pecados.

Confesso que me frustrei várias vezes, observando que em muitos casos o cristão, acaba tendo atitudes piores do que uma pessoa que não conhecem ao Senhor.

Essa é uma questão que independe de doutrina. Que alias como tenho dito há um tempo, acho perigoso, quando temos que usar a doutrina como muleta da nossa fé.

A nossa fé deve ser focada em Cristo e não reforçada por cosmovisões teológicas.

Vivemos em um tempo, onde o certo é relativo e o errado é cada vez bem vindo.

Vivemos numa época, onde ser honesto é qualidade e não dever.

Reclamamos dos nossos políticos, mas somos tão corruptos quanto eles, porém nas pequenas ações.

E nós cristãos, agimos como a grande massa?

No ônibus, quando há uma grávida ou um idoso, nós cedemos o lugar ou fingimos que estamos dormindo?

Usamos a vaga de deficiente do shopping e do mercado, mesmo sabendo que ninguém vai ver?

Em nossos trabalhos; honramos aquele que coloca comida em nossa mesa?

E como irmãos em Cristo; cuidamos uns dos outros?

Notem que pequenas atitudes balizam o bom testemunho da nossa fé.

Como eu disse anteriormente, esse é um assunto que vem me incomodado muito e hoje quero fazer um breve estudo.

Efésios 4: 17 – 27 Versão KJA

Como devem agir os crentes

17 – Sendo assim, eu vos afirmo, e no Senhor insisto, para que não mais viveis como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos.

18 – Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao embrutecimento do seu coração.

19 – Havendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza.

20 – Entretanto, não foi isso que vos aprendestes de Cristo!

21 – Se é que de fato o ouvistes e nele fostes discipulados, conforme a verdade que está em Jesus.

22- Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

23 – a serdes renovados nos vosso modo de raciocinar e

24 – a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.

25 – Portanto, cada um de vós deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo Corpo.

26 – “estremecei de ira, mas não pequeis”, acalmai a vossa raiva antes que o sol se ponha,

27 – e não deis lugar ao Diabo.

A carta não trata de nenhum pecado ou heresia da igreja de Éfeso, mas sim de doutrina do evangelho e uma exortação ao encorajamento na vida cristã.

Se dividirmos o livro em duas partes, podemos considerar do capitulo 4 em diante, Paulo aborda a importância da conduta do crente; e é sobre isso que vamos estudar.

Aplicação Prática: Talvez mais do que qualquer outro livro da Bíblia, o livro de Efésios enfatiza a ligação entre a sã doutrina e a prática correta na vida cristã. Muitas pessoas ignoram a “teologia” e ao invés querem discutir apenas coisas que são “práticas”. Em Efésios, Paulo afirma que a teologia é prática. A fim de viver a vontade de Deus para nós em nossa vida prática, devemos primeiro entender quem somos em Cristo doutrinariamente.

Divisão do Estudo

1- Contexto da Carta

1) Devemos ser Diferentes do Mundo

17 – Sendo assim, eu vos afirmo, e no Senhor insisto, para que não mais viveis como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos (na versão Revista e Atualizada diz: ... vaidade de seus próprios pensamentos).

18 – Eles estão com o entendimento mergulhado nas trevas e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, devido ao embrutecimento do seu coração.

19 – Havendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram a um estilo de vida depravado, cometendo com avidez toda a espécie de impureza.

Aqui Paulo nos exorta em viver diferente Paulo do mundo. Mas como?

Fomos criados por Deus para exercer ao máximo e livremente a nossa capacidade intelectual. Entretanto, quando uso da nossa inteligência e da criatividade é realizado longe do amor e da direção do espírito de Deus, torna-se inócuo, frustrante e muitas vezes perigoso.

Por esse motivo, devemos nos manter em constante oração, e estudando a palavra para que as nossas idéias não nos afastem do Senhor.

Romanos 1:21

porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

É muito comum ouvirmos no mundo, que devemos: buscar a nossa satisfação; devemos viver o hoje, não pensando nas conseqüências; nasci para ser feliz e etc.

“comamos e bebamos que amanhã morreremos".

Egoísmo e vaidade, leva a um endurecimento do coração e consequentemente uma vida depravada.

Devemos repensar a nossa fé, quando não conseguimos ter empatia pelo nosso próximo (empatia é exatamente se colocar no lugar do outro). Qual é o mandamento que Jesus nos deixou? – Amar ao próximo como a ti mesmo.

Portanto é uma aberração, um verdadeiro crente ser egoísta e egocêntrico.

Romanos 12:2-3

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

O crente não deve procurar estimar-se mais do que lhe é próprio. “ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado” (Rm 12.3). É uma ordem! Caso uma pessoa pense de si mesma, além do lhe convém, com toda certeza, começará a causar problemas e atritos entre os irmãos e com a Igreja. Pessoas assim se tornam orgulhosas, cheias de ambição e justiça própria.

(Em RH dizemos que as pessoas são contratadas pelo seu conhecimento técnico e demitidas por comportamento).

É triste quando vemos que um crente, não se comporta de forma adequada, não dando o bom testemunho de Cristo.

Palavras Chaves: Vaidade, Egoísmo, Coração duro e Depravação.

2) Devemos nos revestir da verdade de Cristo

20 – Entretanto, não foi isso que vos aprendestes de Cristo!

21 – Se é que de fato o ouvistes e nele fostes discipulados, conforme a verdade que está em Jesus.

Jesus é a personificação da verdade e no exemplo máximo.

João 14:6-7

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".

Testemunho da verdade:

João 18:37

"Então, você é rei! ", disse Pilatos. Jesus respondeu: "Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem".

Não há possibilidade de um regenerado, viver uma vida depravada. Se você ouviu, creu, mas leva uma vida fora do padrão cristão, deve-se questionar e pedir ao Senhor que tenha misericórdia e que te traga regeneração, pois o bom testemunho é compulsório para um verdadeiro cristão.

22- Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

23 – a serdes renovados nos vosso modo de raciocinar e

24 – a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.

As palavras “dispirdes”e “revestirdes” lembram o a forma do batismo primitivo. Os velhos trajes (figuradamente imundos) do batizado eram abandonados para se vestir novos trajes brancos (como a santidade). Os tempos verbais, no original grego, indicam que se referem a atos definitivos; ao passo que o “serdes renovados” comunica a idéia de um processo diário e permanente. Somente pela renovação continua promovida no coração do crente pelo Espirito Santo, é possível viver a vida cristã de uma maneira vitoriosa e gloriosa, apesar das fraquezas naturais e das tribulações.

Colossenses 3:8-12

Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

Talvez pra mim, a mansidão e paciência sejam os mais difíceis.

3) Devemos estar sempre atentos

25 – Portanto, cada um de vós deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo Corpo.

26 – “estremecei de ira, mas não pequeis”, acalmai a vossa raiva antes que o sol se ponha,

27 – e não deis lugar ao Diabo.

O ser humano não é desprovido de suas emoções naturais quando se torna cristão convicto e fiel. O pecado em geral se deve aos nossos maus desejos, regados à vaidade, egoísmo, avareza e arrogância, muito mais do que às tentações promovidas diretamente pelo Diabo e seus demônios.

No entanto, é evidente que Satanas se vale das nossas fraquezas e da falta de sabedoria em agir sob iluminação do Espirito, e nunca apenas de acordo com os nossos sentimentos

Tiago 1:14

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido.

A ira tem sido, ao longo da historia, uma das principais fraquezas humanas catalisadas pelas forças diabólicas. Por isso Paulo exorta os cristãos a terem cuidado com a raiva e o furor, os quais devem ter sua expressão purificada pelo Espirito antes de provocarem mais destruição, pois nossa tendência natural é sempre pagar em dobro pelo mal que nos causaram. Portanto, os crentes são advetidos a exercerem a humildade e a paciência (como demonstrações de fé na perfeita ação de Deus) e a não deixarem que sua indignação ultrapasse o periodo máximo de um dia.

Salmos 4:4

Quando vocês ficarem irados, não pequem; ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se.

Conclusão

Quero concluir, citando o puritano Richard Baxter que escreveu um livro, chamado Conselhos para Crentes Fracos

Vou usar apenas alguns conselhos:

II. INCENTIVOS PARA QUE VOCÊ SEJA CONFIRMAÇÃO NA FÉ

1. Compromisso de Prosseguir. Cristo como um médico e capitão. Quem vai a um médico é por que está disposto a submeter-se ao tratamento. Quem se apresenta como voluntário no exército é porque está disposto a lutar.

2. Se não houver desejo de progredir a conversão não é sadia. A graça não é verdadeira se não houver desejo de maior porção dela.

14. Já consideramos as coisas difíceis que ainda poderemos vir a sofrer neste mundo?

Como poderemos enfrentar as tempestades desta vida, se formos crentes fracos e instáveis?

Se não nos fortalecermos no Senhor e na força do Seu poder, como poderemos ficar firmes contra as ciladas do diabo?

15. As mesmas razões que nos moveram no início a nos converter, deveriam mover-nos, agora, a sermos crentes fortes e prósperos espiritualmente. Se naquela época foi razoável deixar tudo por Cristo e segui-lO, certamente também é igualmente razoável que O sigamos até o fim, até alcançarmos aquela santidade a qual é o propósito pelo qual a princípio O seguimos. Ou será que Deus nos decepcionou, nos frustrou? Nós O temos experimentado. Que mal Ele nos fez, para ficarmos vacilantes em obedecê-lO e avançar, progredindo na fé? Será que colhemos dele alguma coisa do que nos arrependemos ou envergonhamos?Se não nos revestirmos da armadura de Deus, como poderemos resistir no dia mal, vencer tudo e permanecer inabaláveis?

III. CONSELHOS PARA QUE VOCÊ SEJA CONFIRMADO NA FÉ

1. Certifique-se de que o fundamento (alicerce) foi bem estabelecido, tanto na cabeça quanto no coração; ou de outro modo você jamais poderá alcançar a confirmação nem ser salvificamente edificado. É tolice tentar edificar um prédio de boa estatura sobre fundamentos deficientes.

2. Não pense que, uma vez convertido, tudo está feito; mas lembre-se de que a obra do cristianismo apenas iniciou, e deve durar enquanto você viver. Eu admito que, quando um homem é verdadeiramente convertido, o perigo principal já não mais existe; ele está seguro no amor e cuido de Cristo, e ninguém poderá tirá-lo das suas mãos. Mas isto é apenas parte da verdade; a outra parte também deve ser reconhecida, junto com esta, ou estaremos nos enganando a nós mesmo Há ainda uma grande obra a ser realizada; e a santidade é o caminho da felicidade. Muito cuidado e diligência é requerido de nós. Que nós seremos salvos por Cristo não é mais certo, do que seremos guardados na fé, amor, e santa obediência a Ele.

Confirmação na Conduta: a) Prontidão em obedecer. b) Obediência plena. c) Determinação de conquistar todas as tentações que poderiam perverter-nos. d) Uso diligente de todos os meios que podem confirmar-nos e fortalecer-nos mais. e) Conduta uniforme, constante e não misturada com escândalos, tropeços e desvios. f) Frutificação e utilidade para os outros, na medida dos nossos talentos; disposição para fazer o bem, e isto com todo o cuidado, sabedoria e diligência que pudermos. g) Espiritualidade, de modo que Deus seja o fim principal de tudo, e todos os atos movidos pela fé de quem considera os Seus atributos, e tudo faz à luz da bem-aventurança eterna. De maneira que nosso propósito seja firme para com Deus e percebamos que tudo fazemos, até mesmo as coisas comuns, para o Seu prazer, conforme a Sua vontade e para a Sua glória; e que o amor de Deus nos constranja em todas as nossas ações. h) Finalmente, a confirmação na conduta consiste no grau de honra que ela dá a Deus no mundo, como fruto de Suas graças internas; de modo que Suas graças, brilhando nas nossas obras, nossos Pai seja glorificado; e nos mostremos prontos para ir ter com Deus e encontrar-nos com o nosso Redentor, e ansiemos mais pela sua manifestação.

14. Mantenha sob constante vigilância os seus pensamentos e a sua língua, especialmente contra aqueles pecados a que você é mais tentado e nos quais você vê que outros cristãos caem mais frequentemente. Mantenha seus pensamentos ocupados com alguma coisa que seja boa e proveitosa; seja com algumas verdades úteis, seja com alguns deveres a Deus e aos homens, inerentes à sua vocação geral ou particular. Aprenda como vigiar seus pensamentos e a interrompê-los logo que comecem a enveredar-se por caminhos ruins; e a estimulá-los e torná-los úteis a cada graça e dever.

19. Se você cair em algum pecado, levante-se rapidamente por meio de completo e profundo arrependimento; e evite qualquer delonga ou cura paliativa. O que o Apóstolo disse sobre a ira, o mesmo eu digo com relação a outras quedas: não se ponha o sol sobre elas. Se seus joelhos se deslocaram, ou seus ossos quebraram, trate disso imediatamente, antes que se fixem fora de lugar. Que a cura seja completa, e não economize dor neste sentido. Que uma confissão pública, quando o caso requerer e uma completa restituição demostre a sinceridade do seu arrependimento.

20. Viva como que com a morte continuamente diante dos seus olhos, e gaste cada dia preparando-se seriamente para este momento, a fim de que, quando ela vier, você esteja pronto. Não se prometa vida longa; não pense na morte como se estivesse muitos anos adiante, mas como se à mão. Pense no que será necessário para sua paz e conforto naquele momento, e disponha toda a sua vida de acordo com isso. Prepare-se agora, para o que será necessário naquela ocasião.

Amém.