sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Batismo de Jesus – A Coroação do Rei

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 1:9-13 - Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão. 10 Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo, e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

12 Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto. 13 Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam.

Divisão do Estudo:

I) A CHEGADA DO REI – v.9

II) A UNÇÃO DO REI – v. 10

III) A PROCLAMAÇÃO DO PAI SOBRE O REI – v. 11

IV) O TESTE DO REI – v.12-13

Introdução:

O batismo de Jesus é um evento de extrema importância que muitas vezes é ignorado. É o Batismo que inaugura o ministério público de Jesus!

* O batismo é tão importante que é um dos poucos eventos que aparece nos 4 evangelhos!

*Muitos cristãos não sabem responder por que Jesus foi batizado, se o batismo era para arrependimento dos pecados e Ele era sem pecado!

Alguns diziam que Jesus foi batizado, pois:

1) Precisava agradar a mãe (O Evangelho de Hebreus)

2) No batismo Jesus virou divino (Gnósticos).

3) Precisava confirmar o ministério de João Batista.

Qual foi o motivo verdadeiro para o batismo de Jesus? Se Ele era sem pecado, por que Ele foi batizado?

I – A CHEGADA DO REI

V. 9 - Naquela ocasião Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no Jordão –

Diferente de Lucas e Mateus, Marcos não começa a vida de Jesus com genealogias, não menciona José e Maria, não fala do nascimento virginal.

Marcos apresenta Jesus já por volta dos 30 anos – Lc. 3:23

2 Grandes Paradoxos

O 1° Grande Paradoxo:

Marcos não dá a genealogia nem o histórico de Jesus, apenas afirma que Ele vem de Nazaré da Galiléia!

Apesar de parecer ser pouca informação, essa frase expõe um tremendo contraste!

Enquanto as pessoas vinham da Judéia e Jerusalém – o grande centro religioso e político – Jesus vem da Galiléia!

clip_image002

GALILÉIA = fica ao norte de Jerusalém. Por volta de 732 a.C. Tiglate- Pileser, rei da Assíria conquistou aquele povoado e colocou povos gentios – muita discriminação por parte dos judeus!

NAZARÉ = o lugar é tão simples que jamais é mencionado na Bíblia ou outra literatura judaica.

Veja como o lugar de onde Jesus veio era desprezado:

João 7:40-52 – Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: “Certamente este homem é o Profeta”. 41 Outros disseram: “Ele é o Cristo”.

Ainda outros perguntaram: “Como pode o Cristo vir da Galiléia? 42A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi?” 43 Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus. 44 Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. “Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala”, declararam os guardas. 47 “Será que vocês também foram enganados?”, perguntaram os fariseus. 48 “Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele? 49 Não! Mas essa ralé que nada entende da lei é maldita.”50 Nicodemos, um deles, que antes tinha procurado Jesus, perguntou-lhes: 51 “A nossa lei condena alguém, sem primeiro ouvi-lo para saber o que ele está fazendo?” 52 Eles responderam: “Você também é da Galiléia? Verifique, e descobrirá que da Galiléia não surge profeta”. 53 Então cada um foi para a sua casa.

João 1:44-46 - Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. 45 Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”. 46 Perguntou Natanael: “Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?

Mas Isaias tinha profetizado algo diferente, veja:

Isa. 9:1-2 – Contudo não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos Gentios, o caminho do mar junto ao Jordão. 2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

** O 1° Paradoxo – O Rei vem de uma Terra desprezada!

O 2° Grande Paradoxo:

Jesus é batizado por João!

João havia falado que Jesus batizaria com um batismo superior, como que o “Cordeiro de Deus”, o perfeito cordeiro, sem pecado, pede para ser batizado no batismo de arrependimento?

Vejamos o que Mateus narra deste evento:

Mt. 3:13-15 - Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. 14 João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” 15 Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

· Jesus não foi batizado pelo arrependimento de pecados – Ele não cometeu nenhum pecado!

· Jesus foi batizado para cumprir toda a justiça – todo requerimento legal de Deus.

· Deus havia ordenado o batismo de arrependimento – era necessário que Jesus obedecesse a todo mandato de Deus!

A Importância do Batismo de Jesus:

1) Jesus cumpri toda a justiça – Ele é perfeito! Obediência Perfeita!

Essa obediência é imputada em nós!

II Cor. 5:21 - Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

** Nosso pecado vai para Ele ----- a Justiça dEle vem para nós!

Flp. 3:7-9 - Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. 8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo 9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

I Co. 1:28-30 - Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29 a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. 30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, 31 para que, como está escrito: “Quem se gloriar, glorie-se no Senhor”.

* Somos salvos pelas obras de Jesus!

Ele se identifica com o pecado do homem.

2) Ao ser batizado Jesus confirma e sanciona o ministério de João Batista.

3) O Batismo simboliza a morte que Ele sofreria --- Mc. 10:35-39 - Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: “Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”. 36 “O que vocês querem que eu lhes faça?”, perguntou ele. 37 Eles responderam: “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”. 38 Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?” 39 “Podemos”, responderam eles.

Jesus lhes disse: “Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; 40 mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados”..

II) A UNÇÃO DO REI

Assim como os reis e sacerdotes eram ungidos com óleo para começarem a ministrar, Jesus foi ungido com o Espírito!

V. 10 - Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo/rasgando, e o Espírito descendo como pomba sobre ele.

Jesus viu o céu se abrindo/rasgando” --- o abrir dos céus representa um momento em que transcendente a dimensão terrena – representa um momento em que Deus age na terra:

Ezeq. 1:1 – E aconteceu no trigésimo ano, no quarto mês, no quinto dia do mês, que estando eu no meio dos cativos, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus

Atos 7:56 – Ouvindo isso, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus, 56 e disse: “Vejo os céus abertos e o Filho do homem em pé, à direita de Deus”. 57 Mas eles taparam os ouvidos e, dando fortes gritos, lançaram-se todos juntos contra ele,

O melhor contexto para esse acontecimento é:

Isa. 64:1 – o clamor do povo para que o Senhor Deus movesse com poder para salvar:” Oh! se abrissem os céus, e descesses, e os montes se escoassem de diante da tua face.”

* “E o Espírito descendo como pomba” --- Esse texto não quer falar que o Espírito Santo é uma pomba!

__ A gente vê em um monte de parafernália cristã a pomba – como se o Espírito Santo fosse um pomba, não!

** Marcos quer mostrar que foi um acontecimento extraordinário --- Assim como o Espírito pairava sobre as águas na criação (Gen. 1:2), o Espírito Santo paira sobre Jesus!

*** A importância deste acontecimento é que ele revela que Jesus é o tão esperado Messias que iria operar no poder do Espírito de Deus.

Jesus é ungido com o Espírito Santo e está pronto para ministrar no poder do Espírito!

Isa. 11:1-2 - Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

O Espírito Santo é de extrema importância na vida de Jesus! É Ele quem liga e direciona a divindade com a humanidade.

Rom. 1:1-3 – Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, 3 acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, 4 e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor

Heb. 9:13-14 - Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!

O papel do Espírito na vida de Jesus é tão importante que negar a obra Dele é blasfemar contra Deus:

Mc. 3:12 - Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, 29mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque eles estavam dizendo: “Ele está com um espírito imundo”.

III) A PROCLAMAÇÃO DO PAI SOBRE O REI

V. 11 - 11 Então veio dos céus uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado”.

**VS. 10-11 --- Importante = Trindade operando em unidade!

Essa é uma declaração de Deus, proclamando que Jesus é o Rei, mas mais do que isso que Ele é o seu Filho!

Jesus é o Filho de Deus --- igual a Ele, eterno, todo-poderoso, todo-soberano, onisciente.

Allan Kardec – “O titulo de Filho de Deus, longe de significar igualdade, é antes de tudo um índice de submissão. Ora, ninguém poder ser submisso a si mesmo (pg. 114 – Obras Póstumas). Digamos que Jesus é Filho de Deus como todas as criaturas (pg. 115).

Essa proclamação mistura 2 expectativas judaicas a respeito do Messias: 1) que Ele seria um rei (Salmo 2); 2) que Ele seria o servo sofredor de Isaias 42-53.

Salmo 2 – Salmo de coroação que passou a ser interpretado como um Salmo Messiânico!

Sl. 2:6-7 --- Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. 7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei..

Isaias mostra um servo que vence através da submissão e obediência!

Isa. 42:1 - Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem a minha alma tem prazer; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

Jesus não se transformou em um ser divino no Batismo – não foi na declaração do pai que Jesus se torna Filho de Deus. Ele foi desde o ventre de sua mãe Emanuel!

Esse evento serve para lançar o ministério de Jesus publicamente!

IV) O TESTE DO REI

VS.12-13 - 12 Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto. 13 Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam.

O mesmo Espírito que veio sobre Jesus, levou-o para o deserto para ser testado – e como Messias vencer o inimigo!

A tentação é de extrema importância, pois Jesus vence onde Adão e Israel falharam!

SATÁNAS + ANIMAIS SELVAGENS ---- JESUS + ANJOS

Animais selvagens = Perigo

FINAL:

1) Jesus veio de um lugar desprezado --- Deus não se preocupa com o que o mundo acha que é importante.

2) O batismo de Jesus era necessário para que toda a obediência ativa Dele fosse nos imputada pela fé.

3) Jesus ministrou no poder do Espírito Santo.

4) Jesus é o Filho de Deus --- Deus encarnado.

5) Jesus venceu onde Adão e Israel falharam.