sexta-feira, 4 de junho de 2010

QUEM É ESSE?

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 4:35-41- (Mt 8.23-27; Lc 8.22-25) 35 Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”. 36 Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. 37 Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. 38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?” 39Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. 40 Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Introdução:

Nós terminamos uma parte importantíssima do evangelho de Marcos que era a parte das Parábolas.

Nós vimos o porquê de muitas pessoas rejeitarem a mensagem de Jesus – pois o coração não conseguiu ouvir, aceitar e compreender as Palavras de Jesus. Os corações são duros, ou aceitam com superficialidade, ou não conseguem abrir mão das pressões do mundo que nos rodeia – por isso tanta rejeição!

Jesus passou a ensinar por parábolas como sua arma de guerra, as pessoas entendiam a história de modo superficial, mas não entendiam a verdade espiritual – 4:11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que (propósito), “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’” 34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Depois de sinais após sinais, maravilhas após maravilhas, os corações de muitos continuaram duros – culminando na blasfêmia do Espírito Santo (3:22). Após isso o julgamento é lançado! Ele passa a ensinar por parábolas como condenação. As parábolas não eram meras historinhas simples de serem entendidas, não, elas eram as armas de guerra!

A partir de agora entramos numa série de milagres de Jesus: Natureza, Exorcismo e Curas. Para demonstrar a autoridade/ξουσα de Jesus sobre todas as coisas! Há muita ansiedade e alegria nessas próximas histórias onde a ξουσα é testada e aprovada sobre todo tipo de desafio!

O objetivo do evangelho de Marcos assim como desse nosso estudo é conhecer quem é Jesus. 1:1 - Princípio do evangelho de (quem?) Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Poucas passagens na Bíblia conseguem mostrar tanto sobre Jesus como essa que estudaremos hoje.

Por isso precisamos prestar muita atenção nessa história!

A história da tempestade é estruturada ao redor de 3 perguntas, essas perguntas é que irão guiar nosso estudo.

Perguntas em narrativas são importantes, pois obrigam os ouvintes a prestarem atenção no contexto para acharem a resposta. E a pergunta na narrativa se torna a pergunta do ouvinte (nós).

Divisão do Estudo:

I) QUESTÃO EXISTENCIAL (vs.35-38)

II) QUESTÃO DA Fé (vs.39-40)

III) QUESTÃO CRISTOLÓGICA (v. 41)

“Essas três perguntas estão interligadas, pois se os discípulos soubessem que Jesus era verdadeiramente, eles não teriam entrado em pânico e medo. A fé que Jesus deseja é a fé nEle somente – até mesmo diante da morte” (Peter Bolt – The Cross from a distance. Pg. 33)

I) A QUESTÃO EXISTENCIAL (Vs. 35-38)

35 Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado”. 36 Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. 37 Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. 38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

Contexto Geográfico:

Jesus estava ensinando a beira mar quando entrou num barco para melhor poder ensinar (4:1).

O mar era o Mar da Galiléia também chamado Mar de Tiberíades (Jo. 21:1) ou Lago de Genesaré (Lucas 5:1).

Esse lago é sujeito a tempestades devido a sua localização geográfica. Uma grande bacia sujeito aos ventos fortes que descem das colinas.

clip_image002

O Mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré, entre outras.

A nordeste do Mar da Galileia ficam os montes Golã.

Este maravilhoso lago é formado pelo descida do Rio Jordão e está ladeado a Este pelas Colinas de Golã e a Norte e Oeste pela baixa Galileia. Encontra-se a 212 metros abaixo do nível do Mediterrâneo, e tem 21 Km de comprimento por 12 Km de largura. As suas águas doces, suaves e azuis estão repletas de peixes.

Quando as correntes de ar fio descem das Colinas de Gola e encontram com a massa de ar quente do lago, isso gera ondas que chegam a 2,13 metros.O pessoal daquela área está acostumado com essas tempestade.

Vs. 35-36 – Esses versículos relatam o fim daquele dia em que Jesus ministrou algumas parábolas (4:1). Sabemos que Jesus se retirava da multidão para poder descansar. Parece que ele descansou, pois sabia que outra batalha estava por vir, a do lunático no cemitério. Descansa e move para outra batalha!

clip_image004

V.37 – Os ventos chegam a ser de 112 km, principalmente no inverno -- - por isso alguns datam esse acontecimento no inverno de mais ou menos 29 d.C.

V. 38 – No meio da tempestade, caos e do barco afundando – temos Jesus dormindo.

Mat. 8:24-25 -De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. 25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” .

Nesse v.38 – temos uma profunda revelação da Humanidade de Jesus:

ELE DORMIA” ---- em meio à tempestade Jesus estava tão exausto do longo dia ensinando que ele “apagou”! Quem dá aula, ministra sabe que cansa, quanto mais um dia todo ministrando – o corpo humano precisa de descanso!

O pessoal desesperado, e ele dormindo de tão cansado.

O dormir tranqüilo reflete uma serena confiança no Deus que cuida de todas as coisas! Contrasta com o pânico e falta de fé dos discípulos.

Salmo 127:2 – Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.

Sl. 3:5 – Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. 4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.) 5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou. 6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.

Sl. 46:1-3 – Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. 3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

A QUESTÃO EXISTENCIAl ---- v.38b - Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos?”

Geralmente você acorda alguém quando realmente precisa da ajuda. Esse pessoal estava realmente com muito medo!

Mateus 8:25– “Senhor (kurie-senhor), salva-nos!”

Lucas 8:24 - Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre (epistata – supervisor/lider do grupo), Mestre, vamos morrer!”

Marcos 4:38 – “mestre (didaskale-professor)...”

Três diferentes formas de chamarem Jesus. Seria isso uma contradição? De maneira nenhuma! Provavelmente em meio ao pânico cada um gritou por um nome.

Mostra que eles sabiam que eles não podiam fazer nada, além de chamar Jesus!

Eles não queriam o Jesus Grande Rabino, eles não queriam o Jesus Carpinteiro para consertar o barco, eles não queriam o Jesus grande Mestre de Moralidade, eles não queriam o Jesus da Prosperidade --- eles queriam o Jesus Deus! Eles queriam o Jesus que podia livra-los da morte como nenhum outro!

A 1° Pergunta ---“Mestre, Não te Importas que sejamos destruídos (gk. estamos sendo destruídos)?”

Por que eles perguntaram isso a Jesus?

Quando você perguntaria isso a Jesus?

No meio do TEMOR!!! Quando alguma coisa vai diferente do que você esperava! Quando uma morte ou calamidade atinge sua esfera!

Principalmente quando nos deparamos com uma situação que pode ser fatal!

Doença, acidente de carro, turbulência forte no avião, tempestade em auto-mar...

Essa pergunta se torna fácil, fácil a nossa pergunta!

O medo da morte tem marcado a humanidade.

Desde a antiguidade os grandes filósofos sempre comentavam sobre o temor da morte;

Sêneca, filósofo estóico (63 d.C.) na carta a Lucílio ---- “Não é da morte que temos medo, mas de pensar nela.”

O temor da morte gera no ser humano todo tipo de ansiedade e com isso várias doenças e temores. Naquela época, sem remédios, antibióticos, psicólogos as pessoas vivam sob o temor da morte (expectativa de vida 30 anos).

Esse temor, medo da morte escraviza as pessoas! Pois ele é temor que fundamenta todos os outros temores!

As pessoas passam a correr atrás de riqueza, status, amigos e prazeres para trazer algum tipo segurança a uma existência que está minada pela sepultura!

A maioria das pessoas corre para as riquezas materiais como forma de segurança, como se a riqueza fosse livrá-lo da morte (Sl. 49).

Essa busca pela segurança devido o medo da morte está completamente relacionado a fé! Apesar das várias tentativas de buscarmos segurança nas estruturas desse mundo caído o único lugar e real e devido para nos colocarmos é em Jesus através da fé!

“Somente o Cristo crucificado pode trazer a liberdade que muda o mundo por que nele não existe o temor da morte. Somente quando os homens são lembrados de Jesus eles podem ser libertos da pressão do poder desse mundo e terem um futuro melhor como oferta. Hoje a igreja e a teologia devem voltar a Jesus e ele crucificado para mostra ao mundo a liberdade que Ele pode oferecer.”

Ele se importa com nós quando estamos sendo destruídos pela morte?

Lógico que sim!

A morte se transformou na ponte para a glória eterna, devemos aguardar com ansiedade por esse ultimo inimigo que já foi derrotado!

Por isso não lamentamos como o mundo, pois não existe temor/medo onde o amor de Jesus está presente!

Heb. 2:14-15 - 14Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. 16 Pois é claro que não é a anjos que ele ajuda, mas aos descendentes de Abraão. 17 Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

I Cor. 15:53-58 - Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. 54 Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”. 55“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.

Filipenses 1:20-26 - Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; 21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! 23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor; 24 contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. 25 Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé, 26a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.

I tim. 1:10 - Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 10 sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante/aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. 11 Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre.

Rom. 8:38 - Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A questão existencial, da existência do homem ---- “Você não se importa que estamos sendo destruídos?”

É lógico que sim, por isso Ele estava lá no meio deles, para vencer a morte e livra-los do temor da morte!

Onde existe fé verdadeira em Jesus, deve haver o entendimento que Ele se importa com você, e por isso não precisamos temer!!!

“Quem é esse?” Ele é aquele que se importa com os que estão sendo destruídos!

Religião alguma pode te livrar da morte. Pode confortar temporariamente, mas só a fé em Jesus pode nos livrar do temor da morte, pois sabemos que ela foi vencida!

II) A QUESTÃO DA FÉ (VS.39-40)

39Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Aquiete-se! Acalme-se!” O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. 40 Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”

V.39 – Entramos numa cena fantástica que é Jesus ordenando o vento e o mar a se acalmarem! Assim como ele havia dado ordens a demônios, a doenças, dará a morte, Ele também ordena os elementos naturais – e eles o obedecem!

O mar era visto como o caos. Para os ouvintes grego-romanos Jesus tinha poder até mesmo sobre um dos lugares mais temidos: o mar, o lugar mais caótico e sem controle humano!

Para aqueles homens judeus era claro que só Deus poderia fazer esse tipo de coisa:

Salmo 65:5-7 -- Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra, e daqueles que estão longe sobre o mar. 6 O que pela sua força consolida os montes, cingido de fortaleza; 7 Tu que acalmas o bramido dos mares, o bramido das ondas, e o tumulto das nacoes.

Salmo 106:9 - Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder. 9 Repreendeu, também, o Mar Vermelho, e este se secou, e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto.

Naum 1:4 - O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. 4 Ele repreende ao mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano murcha.

A voz do Criador é conhecida pelas criaturas!

Assim como Ele criou através da Sua Palavra, Ele também sustenta tudo através da sua poderosa Palavra!

Não existiu evolução – Jesus criou através da Sua palavra e através dele Ele sustenta todas as coisas!

João 1:1-5 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.4 Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. 5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.

Heb. 1:1-3 – Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo 3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, 4 tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

Col. 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.

I Cor. 8:5 - Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos “deuses” e muitos “senhores”), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.

*** A Questão da Fé --- “Por que vocês estão com tanto medo/covardes? Ainda não tem fé?”

O que falta neles é FÉ – não a fé salvadora, mas uma confiança prática e constante no poder sobrenatural de Jesus!

O contraste que Jesus faz é esse:

Sem Fé = Pessoa fica covarde – incapaz de reagir a uma crise.

Com Fé = Pessoa não teme - enfrenta até mesmo a morte! É isso que vemos em Hebreus 11!

Contrasta com Apocalipse 21:8 -- Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. 7 O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. 8 Mas os covardes (gk. deilos), os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

“A falta de fé (confiança sobrenatural em Jesus) faz dos discípulos covardes, isto é, incapazes de reagirem com confiança em Jesus no meio da adversidade. E confiar em Jesus em meio a adversidade é a marca verdadeira de um discípulo!” (R.T. France).

Essa pergunta é para nós. Temos sido medrosos? Temos negligenciado a confiança sobrenatural em Jesus pelas coisas materiais?

‘Quem é Esse?” Esse é aquele que tem poder sobre todas as coisas, por isso precisamos ter fé nEle!

III) A QUESTÃO CRISTOLÓGICA (V.41)

41 Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”

Várias vezes o ouvinte/leitor é confrontado direto ou indiretamente com essa pergunta!

1:27 - Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um novo ensino — e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!”

2:7 – “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”

6:14-16 - O rei Herodes ouviu falar dessas coisas, pois o nome de Jesus havia se tornado bem conhecido. Algumas pessoas estavam dizendo: “João Batista ressuscitou dos mortos! Por isso estão operando nele poderes miraculosos”. 15 Outros diziam: “Ele é Elias”. E ainda outros afirmavam: “Ele é um profeta, como um dos antigos profetas”.

8:27-29 - Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: “Quem o povo diz que eu sou?” 28 Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas”. 29 “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.

A questão cristológica começa e termina esse livro. Como vimos, o objetivo desse evangelho é revelar quem Jesus é.

No fim do livro temos a resposta de um centurião gentio que vai de exato acordo com a do autor do livro 15:39 - E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. 39 Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!”

V.41 – “eles estavam apavorados!” -- καὶ ἐφοβήθησαν (3 pessoa passiva no aorista) φόβον μέγαν- mega fobos ---estavam com medo/temor, um grande temor!

O medo após verem quem estava realmente no barco com eles é muito maior que o medo durante a tempestade!

“O que é mais aterrorizante que a tempestade fora do barco, é ter Jesus dentro do barco” (John MacArthur).

A partir do momento que a gente não teme e não reverencia o nome que está sobre todo nome, o nome, a presenca de Jesus e necessário examinarmos nossa fé – talvez voce tenha perdido nocão de “quem é esse”!

Temor por aquele que criou todas as coisas, que governa todas as coisas e que comprou Sua igreja com seu sangue deve ser a marca da igreja, e dos cristãos!

Jesus quer que Sua igreja o reverencie, o tema e que o Seu nome seja engrandecido!

A igreja hoje em dia perdeu a reverencia e o temor pelo Senhor Soberano. Tratam Jesus como um escravo que deve servir os crentes com bencãos!

Lc. 12:5 – “Eu lhes digo, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. 5 Mas eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lançar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocês devem temer.

Heb. 10:27-31 – Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27 mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. 28 Quem rejeitava a Lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? 30 Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”. 31Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

At. 2:43 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.

At. 5:5, 11 – Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Naquele mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. 11 E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

At. 9:31 – A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Que essa mistura de paixão, amor, fé, confianca, temor e reverencia seja a marca desta igreja.

A reverencia e o temor por esse que controla TODAS as coisas e que se importa conosco deve ser manifestada no modo como adoramos a Ele!!

Como pode alguem dizer que sente a presenca de Deus e não se levantar, não se prostrar, não levantar as mãos e louvar?

Informalidade é diferente de Irreverencia por esse Deus santo!

CONCLUSÃO:

Quem é esse?

1) Esse é Jesus que se Importa com a nossa morte e destruição --- se importa tanto que Ele morreu por sua igreja

I Pe. 5:7 – Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado/se importado (mesma palavra grega usada em Marcos 4:38) de vocês.

2) Quem é esse? Esse é aquele em quem quando a fé é depositada todo temor e covardice é aniquilada, pois sabemos que Ele é poderoso.

Jo. 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo/covardes/timidos (mesma palavra usada em Marcos 4:40).

3) Quem é esse? Esse é Jesus – Emanuel = Deus Conosco.

Quem acalma as tempestades. Tem todo o controle do universo e deve ser tratado com muito temor!

Salmo 107:23-32 – Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades. 29 Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. 30 Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado. 31 Louvem ao SENHOR pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens. 32 Exaltem-no na congregação do povo, e glorifiquem-no na assembléia dos anciãos. 33 Ele converte os rios em um deserto, e as fontes em terra sedenta;

Esse é Jesus, maior que Jonas!

Esse é Jesus que deve ser temido e reverenciado pela sua Igreja!

Esse é Jesus que vai cuidar de voce até o dia da sua morte. Uma coisa é certa, a morte! Mas uma outra coisa também é certa – Deus tem tudo sob seu dominio. Enfretaremos muitas tempestades, aflicoes e dores – mas Jesus sempre estara conosco!

Continue crendo! Continue tendo fé, pois é a fé nesse Jesus que venceu a morte que nos leva a viver livres do temor da morte e convictos que Ele cuida e se importa com nos!