sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como Ouvir o Senhor Jesus

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Como Ouvir o Senhor Jesus

Marcos 4:21-29- 21 Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? 22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! 24 “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”. 26 Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. 27 Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. 28A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. 29 Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”.

Introdução:

A gente continua nesta importante parte de Marcos que trata das parábolas de Jesus.

Vale à pena lembrar que esse momento é um marco no ministério de Jesus, pois a partir de então Ele não falava mais nada senão por parábolas (4:34).

Essas próximas parábolas devem ser estudadas no contexto de Marcos, pois elas vão complementar o que foi dito na primeira, a Parábola do Solo!

A gente viu que basicamente há dois tipos de solos: RUIM e BOM.

E o que difere o bom do ruim é como o coração ouve/recebe a Palavra. 4:20 - Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um.

Uma das maiores, senão a maior, graça dada por Deus é a REVELAÇÃO DIVINA! A gente só é salvo, pois nós ouvimos, entendemos e aceitamos a Palavra do Evangelho.

Rom. 10:14-15 - Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”

Uma das marcas que distingue os cristãos é uma constante resposta positiva a iluminação da Palavra de Deus --- não foi uma oração que você fez, um erguer de mão, uma caminhada até o altar nada disto. Mas respostas positivas com o ouvir da Bíblia.

João 10:3-4, 16, 26 – O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. 4 Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.16 Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 26As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

O que marca um cristão, uma ovelha verdadeira de Jesus é o ouvir a voz do pastor e obedecê-lo!

João 8:42-47 --- Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. 45 No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade! 46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não crêem em mim? 47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não o ouvem porque não pertencem a Deus”.

Os solos ruins não conseguem ouvir e aceitar com paixão e por completo a Palavra de Deus!

Veja quantas vezes Jesus fala a palavra OUVIR em Marcos 4:

v.3 – “Ouçam! O semeador saiu a semear.

v.9 – E acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

12 – Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’

15 – Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.

16 – Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria.

18 – Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra

20 – Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra

23 – Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!

24 – “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. ****

33 - Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber/ouvir.

Jesus está falando com todos nós: Como temos ouvido a Palavra de Deus?

Todos escutam, vejam os solos, mas COMO temos ouvido?

A nós foi dado o privilégio da revelação do segredo do Reino de Deus, como temos usado esse privilégio?

4:23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! Nem todos conseguem ouvir, entender essas coisas! 24 Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo

Como vimos há diferente tipos de ouvir (superficial, erradamente, duramente, sem cuidado) isso leva a surdez espiritual!!

Por isso Jesus nos exorta a “Considerem Cuidadosamente como vocês estão ouvindo!!”

A palavra “Considerem Cuidadosamente”= βλέπω = ver --- aqui é ver com a mente, contemplar como ouvimos!!

“esteja vendo o que ou como você ouve!”

Lucas 8:18 -- Portanto, considerem atentamente (olhem atentamente) como vocês estão ouvindo.

Como ouvimos é de extrema importância!!

Como ouvimos é que nos caracteriza como Cristãos.

Divisão do Estudo:

I) A PARÁBOLA DA CANDEIA (vs.21-25)

II) A PARÁBOLA DA SEMENTE (vs.26-29)

III) CONCLUSÃO

I) A PARÁBOLA DA CANDEIA (Vs. 21-25)

21 Ele lhes disse: “Quem traz uma candeia para ser colocada debaixo de uma vasilha ou de uma cama? Acaso não a coloca num lugar apropriado? 22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! 24 “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

OUVIR OBEDIENTEMENTE / OUVIR COM OBEDIÊNCIA (vs.21-22)!

Interessante que Jesus usa os mesmos símbolos em diferentes contextos. Por exemplo, Ele cita uma parábola da candeia em Mateus 5:14-16, num contexto totalmente diferente deste em Marcos. Lá Jesus fala que a luz que deve brilhar são as nossas boas obras em meio às perseguições, para que as pessoas glorifiquem a Deus.

Em Marcos 4 Jesus está corrigindo um possível erro que poderia ser criado pelos discípulos. Qual o erro corrigido? “Se as parábolas são reveladas a nós, isso quer dizer que não devemos espalhar a revelação delas!”

Jesus passou a ensinar por parábolas como julgamento sobre os obstinados Galileus. Ele evitou que a luz permanecesse iluminando ali.

Os discípulos haviam visto Jesus pregando abertamente e depois Ele parou, eles poderiam pensar que não deveriam mais pregar as verdades reveladas por Jesus.

Jesus os ensina que há um tempo para tudo!

Houve um tempo que Jesus esconderia a revelação, mas os discípulos jamais poderiam reter para eles apenas, o que Jesus vinha os revelando!

22 Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz.

Algumas coisas são sim ocultas por um tempo, mas depois reveladas!

Deut.29:29 - As coisas encobertas/ocultas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

Os seguidores de Jesus jamais podem ocultar ou reter as verdades reveladas por Deus na Bíblia!!!

Cristianismo não é uma seita, não é MAÇONARIA! Tudo deve ser revelado!!!

A luz trazida por Jesus, o abrir nossos ouvidos para reter a mensagem da cruz deve ser passado para outras pessoas!!!! Independente se ouvirão ou não!!

A lâmpada é bem diferente da nossa hoje. Era um utensílio de barro no qual tinha um óleo que queimava

clip_image002

Contextualmente a LÂMPADA é a iluminação de Jesus para entender as Palavras dEle.

“Aqui em Marcos o contexto nos sugere que a luz representa a revelação das parábolas que é o assunto deste capitulo, em particular o segredo do Reino de Deus, o conhecimento que distingue os de dentro de os de fora” (R.T. France, pg.208).

Salmo 119:105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Então devemos ouvir de forma obediente --- colocar em prática o que ouvimos.

A revelação que nos foi dada deve ser propagada!!!

A luz do Evangelho deve ser colocada onde brilha e traz iluminação.

As vezes escondemos a Palavra de Deus e damos a desculpa que eu preciso somente viver. Não, precisamos proclamar o evangelho através de palavras e ações!

Filp. 2:14-15 - Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. 14 Façam tudo sem queixas nem discussões, 15 para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, 16 retendo firmemente a palavra da vida.

Então, devemos ouvir e obedecer! Não podemos reter a revelação que nos foidada! Viva o Evangelho através de boas obras e faça a Luz Brilhar (Mat.5:16 - “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. 16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.), mas PREGUE/PROCLAME também!

Ef. 3:3-9 - Por essa razão, eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus por amor de vocês, gentios —2 Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, 3 isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras. 4 Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo. 5 Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus, 6 significando que, mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus. 7 Deste evangelho me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.8 Embora eu seja o menor dos menores de todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo9 e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Col. 4:3 -- Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos 3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. 4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo 5 Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. 6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

2° PARTE ---- OUVIR COM APRECIAÇÃO

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça! 24 Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

Novamente, o importante é como ouvimos!!

Basicamente Jesus está dizendo que “a atitude de como a Palavra de Deus é recebida é o que vai ditar sua vida!”

Se a mensagem é ouvida e aceita e colocada em prática – você irá receber mais!! Seus ouvidos continuarão abertos para mais!

“Sua atenção para com o ensino será a medida do lucro que você irá receber!”

Quanto maior a atenção, mais benção.

Prov. 9:9 - O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. 8 Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. 9 Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.

Princípio da Reciprocidade! Mas Deus vai alem da mera reciprocidade e abençoa muito mais!

Serve para encorajar uma escuta cuidadosa! O aspecto é mais positivo que negativo --- Quanto mais atenção você der no seu ouvir, mais você receberá!

25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

Lucas vai mais fundo, “A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado” (8:18).

Esses são os falsos cristãos que acham que tem alguma coisa, mas não tem nada.

Ouviram a palavra, mas nunca a aceitaram verdadeiramente.

Precisamos apreciar a Palavra:

Salmo 119:16 – Recrear-me-ei/deleitarei-me nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

119:24 – também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.

119:47 – E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.

119:77 - Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia

Para esses o Senhor continua abençoando mais e mais!! O ouvido é aberto e mais Palavras o Espírito Santo revela, e a iluminação se torna mel nos lábios e luz para o caminho!

Como ouvir o Senhor?

I – Com Obediência --- deixando a luz brilhar, iluminando esse mundo, espalhando a mensagem da Cruz.

II Com Apreciação --- ouvindo com prazer, colocando em prática. Isso gera mais benção!

II) PARÁBOLA DA SEMENTE (VS.26-29)

26 Ele prosseguiu dizendo: “O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. 27 Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. 28A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. 29 Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a colheita”.

Ouvir a Palavra e Depender do Senhor --- OUVIR com DEPENDÊNCIA!!

O Reino de Deus é assim, “É Deus quem faz! Confie nEle!”

A pessoa joga a semente (o Evangelho), ou acende a lâmpada, e vai dormir!

A pessoa dorme, ela não fica estressada, preocupada, se matando. Ela tem a paz de que fez o que deveria, então dorme!

É Deus quem opera a salvação, a regeneração, frutificação!!

Tudo vem de Deus!

I Cor. 3 – 5Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; 7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. 9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

Filipenses 1:6 - Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. 4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria 5 por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.

Para aqueles discipulos parecia loucura! A maioria rejeitando o discipulado.

Jesus os conforta dizendo que eles deveriam ouvir, reter, obedecer e buscar por mais e que o Pai faria o resto.

E Deus fez e tem feito, mais de 2 mil anos depois e vemos a grande colheita que nunca havia passado pelas mentes daqueles homens!

“Faz o seu trabalho e confia em mim. Descansa que Eu estou operando!”

Salmo 62:1 - A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação.

Principalmente com relecao a salvacao das pessoas. E Deus quem opera e regenera. Igrejas (lideres) ficam ansiosos para descobrir meios de “salvar” as pessoas – usam tecnicas de negocios, teatro, danca, musica – achando que consiguirao salvar alguem. A salvacao vem unicamente do Senhor!

Pregue a Palavra e descanse que o mais Ele fara!!

Filipenses 2:12-13 - ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, 13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.

Rom. 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

III) CONCLUSÃO

1) Como você e eu temos ouvido a Palavra de Deus?

2) A resposta para o nosso ouvir traz a conseqüência se ouviremos mais ou não!!

3) Temos deixado a Palavra permear por todo nosso ser? O nosso ouvir tem gerado fruto? Não confunda o pregador com a pregação. Ouça a Palavra de Deus!!!

Temos pregado a Palavra de Deus fielmente e isso tem responsabilidade sobre vocês, pois o nosso serviço nós temos feito, como você tem ouvido?

4) Temos OBEDECIDO – DESFRUTADO ---- DEPENDIDO do Senhor?