sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jesus e a Parábola dos Solos

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 4:1- (Mt 13.1-23; Lc 8.1-15) 1 Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia. 2 Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino: 3 “Ouçam! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. 5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. 8 Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”. 9 E acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” 10 Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. 11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’” 13 Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?

14 O semeador semeia a palavra. 15 Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. 16 Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. 17 Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. 18 Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; 19 mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. 20 Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um”.

Introdução:

A gente viu na ultima ministração que essa parte é de extrema importância, pois:

a) Marcos pela 1° vez foca no conteúdo do ensino de Jesus. O autor do Evangelho havia focado muito mais nas ações, nos milagres de Jesus.

b) Jesus passa a ensinar por parábolas – isso é um marco no ministério dEle.

Divisão do Estudo:

I) A IMPORTÂNCIA DESSA PARÁBOLA

II) O SEMEADOR E A SEMENTE (V.14)

III) O DIAGNÓSTICO DOS SOLOS (Vs.15-19)

IV) O SOLO BOM (V.20)

I) A IMPORTÂNCIA DESSA PARÁBOLA (Vs. 1-2)

Não me canso de enfatizar a importância dessa parábola no ministério de Jesus e em nossas vidas.

Poderíamos passar 20 domingos estudando e nos aprofundando só nessa parábola.

Veja o que Jesus diz a respeito dela - v.13 - Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?

Contextualizando a história:

Até agora nós vimos muita ação acontecendo por parte de Jesus – Marcos relatou vários milagres, curas, exorcismos – e com isso muitas reações diferentes por parte das pessoas:

a) O povão que só queria o “bem-bom” – só receber as bênçãos.

b) Os curiosos que só iam para assistir e não tinham nenhuma posição.

c) Os surpreendidos como esse novo estilo (2:18 – discípulos de João).

d) Os líderes religiosos que odiavam esse ministério de Jesus, que chegam a chamá-lo de satanás.

e) E temos os 12 discípulos e outros seguidores firmes de Jesus – que acreditam na mensagem e se comprometem a seguir Jesus.

Todas essas respostas e reações diferentes são para a mesma mensagem e os mesmos atos de Jesus.

A pergunta que fica é: “Como pode haver tão variadas respostas para os mesmos atos?”

Como pode tão poucos aceitarem Jesus como o Messias, após verem e ouvirem as maravilhas que Ele operava?

Se isso é o Evangelho por que tantos rejeitam?

Jesus usa essa parábola para explicar o porquê de tantas reações diferentes!

Como disse da ultima vez, a história em si todos entendiam, pois era uma sociedade agrícola – mas o significado, a verdade espiritual por trás da parábola, muitos poucos entendiam!

As parábolas passaram a ser armas de guerra!

As parábolas se tornaram um modo de julgar Israel. Jesus não explica para as pessoas.

Muito tarde para haver arrependimento! 11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!

Já era! O julgamento foi lançado, assim como com Isaias! Passou o tempo de arrepender, retornar e ser perdoado! Chega de jogar perolas aos porcos!

Os 3 Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) mostram que as parábolas são julgamentos! Mateus 13:10-17!

Marcos 4:33 Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. 34 Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo.

Essa é a beleza da soberania e da graça de Deus! Aos de fora a parábola traz julgamento, mas para os de dentro o Senhor revela e isso mostra a amizade.

Como vimos, a revelação vem de Deus e não por esforço nem mérito humano!

Col. 1:26 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja. 25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus a mim atribuída, de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus, 26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. 27A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

I Cor. 2:7-10 – Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maduridade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 7 Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério/segredo que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. 8 Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.

Os amigos de Jesus são os que têm o segredo do Reino de Deus revelado a eles!

João 15:15 - Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. 16Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça.

Essa parábola precisa ser entendida e aplicada pela igreja.

Fracasso em compreender e aplicar o significado da Palavra dado por Jesus gera o que vemos hoje – como nunca antes temos o maior número de pseudo/falsos cristãos!

As igrejas tem trazido hipócritas e falsos convertidos pois não entendem o significado dessa parábola.A ultima coisa que você quer fazer é encher a igreja de falsos cristãos e hipócritas!

II) O SEMEADOR E A SEMENTE (V.14)

14 O semeador semeia a palavra.

O SEMEADOR = não é identificado! Veja que Jesus não coloca nenhum adjetivo com o “semeador”. Jesus não diz, “O bom semeador”, ou “O semeador esperto”. O semeador é primeiramente Jesus, e todos nós cristãos!

“Guga, quer dizer que o foco não está no cara que prega que a Palavra?” – NÃO! Para o pregador é frustrante, mas coloca-o no devido lugar – o foco não é nele!! J

Por que é importante saber que o foco não é no semeador?

Pois as pessoas que acham que o foco é no semeador, acreditam que se o semeador for esperto o suficiente, se o semeador for legal o suficiente, se ele se assemelhar com as pessoas, agradar a todos, coloca o som mais legal, os vídeos mais engraçados e tocantes, tocar as músicas mais emotivas – ele conseguirá influenciar a semente!

“Se eu conseguir mexer com as emoções das pessoas, eu consigo tirar mais dízimo, se a gente tocar aquela música e fazer aquele apelo no fim do culto, as pessoas irão ser tocadas!” A resposta de Jesus é que o amadurecer da semente não está no homem!

Igrejas que buscam agradar as pessoas crescem mesmo. Mas crescem pela força e vontade do homem. Quem não quer ir num lugar onde você assiste TV, toma cafezinho, senta em cadeiras confortáveis, não escuta sobre pecado e arrependimento, aprende que Jesus quer te fazer rico?

Como pregador, como dirigente de louvor, eu devo sim preparar o melhor estudo da Palavra, praticar a fala, usar PowerPoint, ter assentos confortáveis, mas preciso saber que isso jamais é o que vai levar a “semente” germinar!

I Cor. 3 – 4 Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos? 5 Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos/escravos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; 7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. 8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

Não adiante tentar ser “espertão”, tentar fazer do Evangelho algo que todos vão gostar. Isso não funciona verdadeiramente!

SEMENTE = Palavra de Deus.

I Pe. 1:23 - Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

Isa. 55:10-11 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, 11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

A semente representa pregar o Evangelho.

Quantas pessoas hoje em dia pararam de pregar Jesus.

Queridos, preguem o Evangelho! Essa é a única semente que pode gerar fruto verdadeiro.

Vejo um ciclo nas igrejas de hoje:

O pregador, ou o líder acha que a frutificação está sob o poder e domínio dele mesmo --- como conseqüência, ele usa de várias artimanhas para trazer pessoas para a igreja ----- como conseqüência, ele para de pregar o Evangelho, pois o Evangelho não é gostoso de ouvir.

Pessoal usa o púlpito para contar histórias, piadinhas, assistir vídeos, shows de música etc.

Veja na Bíblia de vocês como a palavra Evangelho ou Jesus é seguida da ou procedida pela palavra PREGAR:

Atos 9:20 –Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco. 20 Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus.

Atos 14:7 – Quando eles souberam disso, fugiram para as cidades licaônicas de Listra e Derbe, e seus arredores,7 onde continuaram a pregar as boas novas.

Atos 16:10 – Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho.

Rom. 1:15 – Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma.

I Cor. 1:17 – Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada.

I Cor. 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

I Cor. 9:16 – Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho

II Cor. 2:12 – Quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta.

II Cor. 4:5 – Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus.

II Tim. 4:2 - Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina

Como Conclusão = Quem prega não é nada. Eu não sou nada. O que realmente importa é a semente, isto é, a pregação do Evangelho de Deus!

III) O DIAGNÓSTICO DOS SOLOS (Vs.15-20)

15 Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. 16 Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. 17 Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. 18 Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; 19 mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. 20 Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um”.

Por que tanta gente rejeita as maravilhosas notícias a respeito de Jesus?

Por que tão poucos seguem verdadeiramente a Jesus?

A resposta é dada por Jesus.

Essa parábola conforta o coração do ministro fiel. Ela conforta meu coração. Pois eu sei que o problema não está no meu ministrar, mas no coração.

Jesus ordenou que fossemos e pregássemos o evangelho. Aqui ele mostra as diferentes respostas que encontraremos!

O problema não está com o semeador nem com a semente, mas com o solo. O problema está no coração das pessoas!

SOLO = CORAÇÃO

Mat. 13:19 – Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração.

Lucas 8:12, 15 - As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o Diabo e tira a palavra do seu coração, para que não creiam e não sejam salvos, 15 Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

A semente é a mesma! Os solos são diferentes!

1° Coração – Beira do Caminho (vs. 15) - Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada.

Essa pessoas ouvem a mensagem do Evangelho, mas entra por um ouvido e sai pelo outro.

O coração é duro como uma estrada.

Esse é o pior tipo de solo, mas mesmo assim ele ouve como todos os outros.

O problema não é ouvir, mas como ouvir (vs.9, 23, 24-25, 33).

Ezequiel 33:32 – E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. 32 E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. 33 Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta.

O pessoal que ouvia as duras palavras de Ezequiel ouviam nada mais que canções.

A ineficaz do ouvir de forma correta é atribuída a satanás!

4:4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

Paulo se refere a satanás como príncipe dos ares!

Ef. 2:2 - Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Demônios são vistos como aves imundas (Apoc. 18:2 - “Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou habitação de demônios e antro de todo espírito imundo, antro de toda ave impura e detestável,).

Esse é o coração “Solo - Beira do Caminho” --- duro, impermeável, sem resposta nenhuma. O problema não está no semeador nem na semente, mas no coração desta pessoa! Muitos ateístas, homossexuais, pedófilos...

2° Coração – Solo Pedregoso (vs.16-17) – 16 Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. 17 Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam/se escandalizam.

Esses são os famosos “falsos-convertidos”, no qual as igrejas estão cheias!

Pessoal que aceita a mensagem somente para conseguir um benefício.

Vem para a igreja só para consertar um problema, conseguir um novo emprego, e depois de algum tempo desaparece!

Eles recebem com “alegria” --- geralmente durante um apelo, quando a música toca a emoção, o pregador fala palavras cativantes, a pessoa vai correndo lá para frente da igreja. São aqueles que sempre respondem com muito entusiasmo e felicidade, mas nunca foram nascidos de novo, nunca foram regenerados pela semente incorruptível!

Movimento carismático/pentecostal tem muito disto!

Mas estes nunca calcularam o preço de seguir a Jesus. O coração é egoísta e nunca experimentou arrependimento genuíno!

4:5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz

O SOL = pressão, perseguição – a igreja primitiva e os primeiros discípulos sofreram muito isso!

Não tem profundidade! Não tem raiz!

Raiz é o fundamento, que traz estabilidade e nutrição!

Ef. 3:17 – 14 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, 15 do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. 16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados/enraizados e alicerçados em amor, 18 vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus.

Col. 2:7 – Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Quando as tribulações chegam, estas pessoas mostram que não tem raiz nenhuma!

As tribulações fazem com que estas pessoas fiquem ofendidas/escandalizadas – abandonando assim o que eles haviam recebido com alegria!

(Interessante que os próprios discípulos abandonam Jesus por um tempo --- veja 14:27-29 – usa a mesma palavra escandalizom, ilustrando bem esse caso).

Salmo 119:165 – Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há escândalo.

Mat. 11:6 – João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:3 “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?”4 Jesus respondeu: “Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:5 os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres; 6 e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.

João 6:60-69 – Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?” 61 Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza? 62 Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? 63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. 64 Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. 65 E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. 66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. 67 Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?” 68 Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. 69 Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

Muitas pessoas a gente olha e lembra quão radicais eram por Jesus logo após a conversão, “Pedrinho tinha um fogo por Jesus, e agora ele nem vai mais na igreja!” --- Jesus mostra que essas pessoas nunca foram realmente salvas. Nunca tiveram raiz!

I João 2:19 - Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. 19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Hoje as igrejas estão cheias dessas pessoas! As igrejas têm buscado meios para atrair essas pessoas. Mas crer por crer, até mesmo o diabo acredita Tiago 2:19 - Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!.

Vários carros com adesivos de igrejas, vários pessoas em marchas para Jesus, mas o coração da nação continua a mesma. A mesma imoralidade, sensualidade, corrupção --- sem raiz, não há caráter!

Exemplo: Simão (Atos 8:9-20)

Precisamos de cristãos enraizados em Cristo, na Palavra viva que nos fortalece e nos nutri!

Chega de tocar emoção e ficar prometendo curas e riquezas. Proclamemos o Evangelho verdadeiro!

--Vemos uma graduação nos solos: 1° total dureza 2° uma afeição superficial.--

3° Coração – Solo Espinhoso (vs.18-19) - 18 Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; 19 mas, quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.

4:7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.

Essa pessoa é bem diferente das outras duas (a 1° não quis saber; a 2° aceitou temporariamente pela emoção ou um benefício) – essa aqui quer a salvação, quer de certo modo seguir a Jesus. Mas ela tem a mente dividida, ela acha que pode servir a dois senhores.

Essa pessoa quer o Reino de Deus e ao mesmo tempo o reino do mundo.

3 Espinhos Fatais:

I – Espinho das Preocupações da Vida ---- Uma atenção ansiosa e constante para com os negócios desta terra.

A pessoa vive preocupada (pré = antes ocupada = cheia de coisas) --- não consegue focar no reino de Deus por completo, pois é impossível!

Mat. 6:25-34 - 25 “Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 26 Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 27Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?28 “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 29 Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? 31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 34 Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.

Mc. 8:34-36 – Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

I Jo. 2:15-17 - Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

II - Espinho do Engano das Riquezas ---- A riqueza deste mundo engana! É algo assombroso, pois o mundo te puxa e te empurra para uma vida de busca por mais e mais riqueza – mas quando chega ao fim era tudo ilusório.

Homens e mulheres destroem a famílias pela riqueza, pela aquisição de mais e melhores bens materiais. Isso é enganoso e quando você percebe, vê que é destrutivo.

Vários homens destroem seus ministérios, o chamado pelo engano das riquezas!

Prov. 11:28 – Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.

Prov. 23:5 – Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria. 5 Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.

I Tim. 6:5-10, 17 - De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,10 pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. 18 Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.19 Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.

Mat. 6:19-24 - 19“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. 20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. 21 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. 22 “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. 23 Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são! 24 “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro

III – Espinho dos Anseios por Outras Coisas ---- O constante desejo por mais e mais. A pessoa nunca está satisfeita!

O ANSEIO = COBIÇA ---- desejar algo ilícito

A pessoa passa tanto tempo buscando outras coisas que acaba não tendo tempo para o Senhor.

Todas as coisas que preocupam o seu coração. Coisas que distraem seu compromisso completo com Cristo, essas coisas são os espinhos que sufocam e matam a semente!

O coração de solo espinhoso é aquele que quer a salvação, mas não consegue abandonar o outro “senhor”, isto é, a preocupação material e a busca por mais e mais.

Encontramos vários exemplos de pessoas assim na Bíblia:

Judas Iscariotes

Demas – (II Tim. 4:10 – “me abandou pois amou o presente século”).

Hoje as igrejas estão cheias disto. Não é impressionante que o Evangelho da Prosperidade promete todos esses espinhos e mais Jesus!?

Benny Him, Edir Macedo, Estevão e Sonia Hernandez, Joyce Meyer e tantos outros! Prometem um evangelho de espinhos!

O cristão é marcado e reconhecido pela busca pelo Reino de Deus e não por riquezas. Se você é visto entre seus amigos e familiares como alguém que vive para essas coisas é hora de analisar sua vida.

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.” 22 Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. 23 Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

IV) O SOLO BOM (V.20)

20 Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um”.

4:8 Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um

O que diferencia o solo bom de todos os outros é que recebe, entende e com honestidade e perseverança dão fruto!

Lucas 8:15 - Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.

Mateus 13:23 - E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um”.

O solo bom é marcado pelo constante quebrantamento, humildade, desespero pela vontade de Deus, o anseio em ser livre das paixões deste mundo.

O solo bom não é algo natural. O solo bom é preparado por Deus!

Salmo 51:10 – Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Prov. 20:9 – Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?

Deut. 30:6 - E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

Jer. 31:33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

O resultado da semente que cai em solo bom é sobrenatural. Nenhuma plantação em Israel tinha esses números. O maior número foi 7.5.

Todos os cristãos genuínos produzirão – como resultado da graça de Deus!

Isso é fato! Deus faz com que demos frutos!

Col. 1:3-6 - Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4 pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho 6 que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade.

João 15:1-7 -“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. 16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.

Qualquer conexão com a videira de forma superficial vai ser arrancada.

Alguns produzirão mais que os outros, mas como Paulo fala, “não fui eu, mas a graça de Deus!”. Todos produzem e de forma sobrenatural!

Pois um coração humilde, quebrantado e disposto a obedecer se torna solo fertil e graça de Deus opera frutos!!

“QUEM TEM OUVIDOS OUÇA!”

Conclusões Finais:

1) Essa parábola é a chave para entender o ministério de Jesus e nosso ministério – por que as pessoas rejeitarão as boas novas.

2) O semeador não é importante, o que importa é a semente. Isto é, o semeador somos todos nós, devemos pregar o evangelho!

3) O coração da pessoa é quem comanda a resposta.

4) O coração só pode responder de forma positiva, uma vez que foi operado pelo Espírito Santo