segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Cristão e as Eleições

Introdução:

Hoje é um dia muito importante para nós que moramos no Brasil, pois é o dia de eleição presidencial. Nesses dias que estão vindo, saberemos quem vai guiar nossa nação nos próximos quatro anos.

O Brasil está prestes a abrir os portais para uma enchente de todo tipo de pecado:

* O casamento homossexual, muito provavelmente, será legalizado. Isso implica em muitas coisas:

a) Mais e mais homens e mulheres do mesmo sexo se beijando em todos os lugares públicos – inclusive nas escolas.

b) As escolas deverão ensinar o relacionamento homossexual – como já está acontecendo em alguns lugares.

c) A proibição de pregar a Bíblia por completa.

d) Perseguição àqueles que se levantarem contra o homossexualismo.

e) Uma vez que um homem pode casar com um homem, nada impedirá de um homem se casar com um forno de microondas ou com um gato!

Lev.18:22 – Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante.

Gênesis 19 – fala de Sodoma e Gomorra quando Deus destrói aquele lugar devido à perversidade e homossexualidade.

Rom.1:18-32

* Legalização do Aborto – queridos uma vez que um país legaliza o extermínio de vidas inocentes, não haverá como escapar do severo juízo de Deus.

Ao legalizar o aborto, escancararemos a porta para o sexo livre. A promiscuidade aumenta, as doenças aumentam e o derramamento de sangue de vidas inocentes aumentará!

A maior desculpa dada é que há mais de 1 milhão de abortos clandestinos realizados no Brasil todo ano e muitas mulheres morrem. Então um país totalmente podre escolhe abrir clínicas de aborto ao invés de fechar as clínicas clandestinas, abrir postos de ajuda e parar de divulgar o sexo na TV e em revistas!

Salmo 106: 35-40 - 35em vez disso, misturaram-se com as nações e imitaram as suas práticas.36 Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram uma armadilha para eles.37Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios.38Derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas sacrificados aos ídolos de Canaã; e a terra foi profanada pelo sangue deles.40Por isso acendeu-se a ira do Senhor contra o seu povo e ele sentiu aversão por sua herança.

Êxodo 21:22-23 - "Se homens brigarem e ferirem uma mulher grávida, e ela der à luz prematuramente, não havendo, porém, nenhum dano sério, o ofensor pagará a indenização que o marido daquela mulher exigir, conforme a determinação dos juízes.23Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida,

Por isso essa eleição é muito importante. A candidata principal, Dilma Rousseff, já disse abertamente ser a favor do aborto – http://www.youtube.com/watch?v=dxoSm0Fcfl0

Como cristãos, como devemos nos comportar diante de tudo isso?

I - Como Cristãos, NÓS Temos Responsabilidades Civis:

Mat. 5:13-16 - 13"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.14 "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.15E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.16Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus"..

Deus nos colocou aqui para que possamos fazer a luz do evangelho de Jesus Cristo brilhar e assim trazer glória a Deus! A gente não deve se esconder de tudo e todos, mas somos chamados a brilhar a Luz de Cristo em meio às trevas.

Algumas responsabilidades nossas:

1 - Orar pelos governantes, clamar pelo perdão de Deus, clamar para que Deus mova com poder. Deus usa nossas orações para cumprir seus propósitos!

  • II Crônicas 7:14 – "Se eu fechar o céu para que não chova ou mandar que os gafanhotos devorem o país ou sobre o meu povo enviar uma praga, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.
  • I Timóteo 2:1-2 – 1 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;2pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.3Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,

2 - Procurar saber em quem estamos votando. Hoje em dia é muito fácil descobrir informações sobre o partido e o governante. Para que votar em um ímpio? Procure discernimento e um voto que trará glória a Deus!

  • Provérbios 29:2 - Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.

3 - Como cristãos devemos nos submeter ao governo que Deus colocou sobre nós. Por exemplo;

a) Pagar impostos.

b) Os homens devem alistar no exército com 18 anos.

c) Só podemos dirigir depois dos 18 com a carteira de habilitação.

d) Devemos obedecer aos sinais de trânsito.

e) Usar a cadeirinha de neném.

  • Romanos 13
  • I Pedro 2:11-14 - 11Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.12Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.13Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,14seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.

Obs. Mas quando o governo tenta tomar o lugar de Deus e faz com que desobedeçamos aos mandamentos da Bíblia, então há lugar para desobediência civil, sabendo que é melhor temer a Deus do que aos homens (At.5:29 -"Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem".Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!)

* Por exemplo, se a lei a favor do homossexualismo for aprovada – eu desobedecerei ao governo e continuarei pregando que homossexualismo é pecado.

Veja que Deus estabeleceu o governo para fazer o bem, quando o governo não exerce seu papel estabelecido por Deus o país será julgado e há a possibilidade da desobediência civil!

4 – Devemos fazer o bem sempre! Fomos salvos e chamados por Deus para fazermos o bem onde quer que nós estamos! Independente de quão ruim esteja a situação.

  • I Pedro 2:12 Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.
  • Efésios 2:8-10 -8Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;9não por obras, para que ninguém se glorie.10 Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

Então devemos:

  • Orar, clamar pela misericórdia e nos arrependermos.
  • Escolher corretamente o governante – usar nossa liberdade de escolha de forma que glorificará o Senhor.
  • Obedecer até onde não vá contra aos princípios de Deus.
  • Fazer o bem!!!!

II – COMO CRISTÃOS, NÓS DEVEMOS TER A PLENA CERTEZA DE QUE DEUS E JESUS ESTÃO NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS:

  • Hebreus 1:1-3 - 1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,4 tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.
  • Daniel 2:19-21 - 19 Então o mistério foi revelado a Daniel de noite, numa visão. Daniel louvou o Deus dos céus 20 e disse: "Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem.21 Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir.
  • Daniel 4:17 - 17 A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredicto, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o homem mais simples.32 Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer".34 Ao fim daquele período, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, e percebi que o meu entendimento tinha voltado. Então louvei o Altíssimo; honrei e glorifiquei aquele que vive para sempre. O seu domínio é um domínio eterno; o seu reino dura de geração em geração.35 Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra (Ele usa nossos votos). Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: "O que fizeste? "
  • Romanos 13:1 - Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Nada acontece sem a permissão de Deus! Nenhum um presidente, nenhum governante é estabelecido sem a permissão desse Deus totalmente soberano!

Ele criou todas as coisas e tem poder sobre todas as coisas – Jesus está governando todas as coisas!

Não devemos nos apavorar e nem vivermos sob o temor, pois nosso Senhor reina!

Obs. Muitas vezes Deus coloca um rei/presidente que reflete o coração da nação!

I Samuel 8:4-22 - 4Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.5 E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações".6 Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor.7 E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.

Veja versículos 10-18 – as conseqüências que traria sobre o povo. Mas como vemos nos versículos 19-20 o povo não se preocupou com o padrão moral. Como conseqüência Deus coloca o rei que eles tanto queriam vs.21-22.

Mas nunca podemos esquecer toda autoridade está nas mãos do nosso Salvador Jesus.

Mat 28:18 - Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

III – Deus julga as ações de um governo.

Existem coisas que Deus odeia e como conseqüência da Sua santidade Ele julga os pecados das nações – e todos sofrem no julgamento.

  • Miquéias 3:9-12 - 9 Ouçam isto, vocês que são chefes da descendência de Jacó, governantes da nação de Israel, que detestam a justiça e pervertem tudo o que é justo;10 que constroem Sião com derramamento de sangue, e Jerusalém com impiedade.11 Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: "O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer".12 Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal.
  • Amós 1-3
  • Salmo 58:11 - Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios. Então os homens comentarão: "De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra".
  • Salmo 76:8-10 - Dos céus pronunciaste juízo, e a terra tremeu e emudeceu,9 quando tu, ó Deus, te levantaste para julgar, para salvar todos os oprimidos da terra.10 Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão.

As iniqüidades de uma nação serão julgadas!

Alguns pecados trazem um julgamento ainda mais rápido:

Provérbios 8:13 – Temer ao Senhor é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.

Isaias 2:11 - O olhos do arrogante serão humilhados e o orgulho dos homens será abatido; somente o Senhor será exaltado naquele dia.

Dilma - “Nem Cristo me tira!”

Tancredo Neves – “Nem Deus me impedirá de assumir esse cargo!”

Toda vez que um governo se enche de orgulho – se coloca no lugar de Deus – o julgamento é eminente!

Não pensemos que uma vez que o Brasil legalizar o aborto, o privilégio do homossexualismo escaparemos a justa condenação!

IV – NOSSA CIDADANIA NÃO É BRASILEIRA PRIMARIAMENTE, MAS SIM CELESTIAL.

Filipenses 3:18-20 – 18Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.19Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.20A nossa cidadania (πολίτευμα), porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Queridos, muitos cristãos se esquecem que eles foram feitos novas criaturas (II Cor.5:17) – Nascemos do Espírito e consequentemente a nossa cidadania não é mais a mesma.

Como vimos, temos sim responsabilidades civis, mas precisamos lembrar que não somos mais cidadãos deste mundo caído!

As pessoas terrenas pensam em coisas terrenas, mas nós temos uma cidadania celestial – nossas mentes devem estar nas coisas do Céu. As nossas preocupações devem ser as preocupações celestiais.

A maior preocupação nossa deve ser glorificar a Deus através de Jesus Cristo em tudo que façamos! I Cor. 10:31

Romanos 12:1-2 – Visto que nossa cidadania não é daqui, precisamos ter nossa mente nas coisas de Deus e não nas coisas terrenas.

Isso é uma imensa colisão com o mundo!

A nossa cidadania está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo

  • Esperamos ansiosamente -πεκδέχομαι- o coração arde de esperança.

Isso é uma idéia completamente estrangeira para os cristãos. O coração arder pela vontade de estar ao lado de Jesus!

Imagina você perder o sono por ansiar a presença de Jesus/

  • Salvador -σωτήρ - um libertador, alguém para liberar e libertar da opressão. O que muitos esperam dos governantes!
  • Senhor -κύριος – o mesmo título que era usado para César.

Temos vivido como cidadãos celestiais?

Jesus é verdadeiramente seu Libertador/Salvador e Senhor?

Temos esperado ansiosamente nosso Senhor?

Que Deus abra nossos olhos para vermos e entendermos nossa cidadania - e que possamos esperar ansiosamente pelo Nosso Salvador e Senhor Jesus!