terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade - Parte III / Tema o inferno (parte A) - Marcos 9:42-48

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a conseqüência da superficialidade - Parte III / Tema o inferno (parte A) - Marcos 9:42-48

Pregado na manhã de Domingo, do dia 13 de fevereiro de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:42-48 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,{44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. {46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

** {} Alguns manuscrito não possuem versículos 44 e 46.

Introdução e Contextualização:

Um dos tópicos menos conversados entre as pessoas é sobre a ETERNIDADE.

A grande maioria das pessoas luta com unhas e dentes para não serem lembradas da morte – pois com a morte vem a seguinte pergunta, “O que tem depois da morte?”.

Esse é um assunto tão profundo e tão intrigante que vários grupos filosóficos/religiosos têm respondido de formas bem diferentes através dos séculos:

· Ateísmo - Acreditam que os corpos simplesmente desfalecerão – e nada mais. Acabando ali a vida, sem esperança alguma de uma pós-vida.

· Ciência Cristã (Christian Science) – Acredita que não há morte e inferno é um estado da mente e situações que passamos aqui.

* Muito semelhante à idéia do grande filósofo existencialista Jean Paul Sartre – que na sua obra “No Exit and Existentialis” – onde o inferno é visto na terra. Inferno não tem tortura apenas outras pessoas – inferno é viver com outras pessoas.

· Hinduísmo/Espiritísmo – Crêem na doutrina da reencarnação – nessa doutrina as pessoas acreditam que a morte nada mais é que parte do ciclo da vida e que após a morte você irá reencarnar num outro corpo – tanto animal como humano. Essa doutrina traz grande conforto, pois a pessoa sempre tem uma chance de melhorar, o problema é que nunca vemos melhoras nas sociedades! Dentro deste grupo fica a crença Platônica e grega da imortalidade da alma – não existindo céu ou inferno.

· Budismo – Acredita em renascimentos! – [Para o Budismo, com a morte, a consciência com todas as suas tendências, preferências, habilidades e características que foram desenvolvidas e condicionadas nesta vida, se re-estabelece no zigoto. Dessa maneira, o ser cresce, nasce e desenvolve uma personalidade condicionada pelas características que foram trazidas da vida passada e pelo novo ambiente, além de outros fatores condicionantes como a hereditariedade, etc. Essa personalidade está sujeita a mudança e será modificada através do esforço consciente por fatores condicionantes tais como a educação, a influência dos pais e da sociedade, etc. Outra vez, com a morte, essa consciência irá se re-estabelecer num novo zigoto. Esse processo de renascimento irá continuar até que as condições que o causarem persistam. Quando essas condições deixarem de existir, ao invés de renascer, a consciência alcançará um estado que é chamado nirvana, e esse é o objetivo último no Budismo.] Sobre o inferno [Também parece um tanto injusto que alguém esteja destinado ao sofrimento eterno no inferno ou à felicidade eterna no paraíso tendo vivido apenas 60, 70 ou 80 anos.] (http://www.nossacasa.net/shunya/default.asp?menu=1263)

· Universalismo - Acredita que todos serão salvos – todas as pessoas serão salvas, “pois Deus é amor e Ele não quer que ninguém pereça”. A morte de Jesus é universal – todos são salvos.

· Mormonismo – Acreditam que há um lugar de sofrimento para a pessoa perversa, mas que no fim quase todos irão para o céu [O conceito mórmon de inferno—um lugar de sofrimento eterno—é reservado só para os muitos malévolos. Os retos membros de outras religiões, muitos dos quais estão honestamente procurando Deus, de nenhuma maneira serão condenados ao inferno. De fato, os mórmons acreditam que parte da verdade de Deus pode ser encontrada em todas as religiões. - http://conhecaosmormons.blogspot.com/2008/04/os-mrmons-acreditam-que-aqueles-de.html].

· Testemunhas de Jeová – acreditam que o ensino sobre inferno é uma “doutrina de demônios” e que a pessoa perversa será aniquilada.

· Igreja Adventista do Sétimo Dia - Acreditam que os que não tiveram fé em Jesus serão aniquilados. Eles não irão sofrer pela eternidade, mas apenas terão seus corpos aniquilados.

A Bíblia e o Universo mostram claramente que há um Deus. Como cristãos cremos que além da revelação natural (na natureza), Deus se revelou de forma especifica na Bíblia, e a Bíblia é o alicerce e fundamento da vida daqueles que seguem a Cristo.

Continue a leitura aqui