segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Jesus e o Jovem Rico: Uma Perspectiva Cristã sobre Bens Materiais - Parte III - Perspectiva no Novo Testamento sobre Generosidade Radical - Marcos 10:17-27

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: O Jesus e o Jovem Rico: Uma Perspectiva Cristã sobre Bens Materiais - Parte III - Perspectiva no Novo Testamento sobre Generosidade Radical - Marcos 10:17-27
Pregado na manhã de Domingo, do dia 17 de abril de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 10:17-27 17Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? "18 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.19 Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’".20E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência".21Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".22Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.23Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! "24Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: "Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".26Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? "27Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus".
Introdução e Contextualização:
O que Jesus faria com todas as suas coisas? Seus perfumes, tênis, calças, ternos, gravatas, casas, carros, motos, bolsas, poupança?
Houve um estudo que disse que se todas as pessoas que professam ser cristãs nos Estados Unidos dizimassem fielmente e o dinheiro fosse usado de forma correta – a pobreza mundial poderia ser radicalmente socorrida (http://www.revolutioningenerosity.com/files/Heart%20Soul%20and%20Money%20-%20A%20Christian%20View%20of%20Possessions.pdf).
Há uma grande necessidade das igrejas aprenderem o que a Bíblia fala sobre dinheiro, riquezas e bens.
Precisamos tomar cuidado para não irmos para alguns extremos que são pecaminosos:
ASCETISMO = a pessoa acredita que tem que se desfazer de todos os bens e prazeres da vida.
HEDONISMO = a pessoa acredita que deve fazer o que ela quer com o dinheiro ‘dela’, ela tem que viver para o próprio prazer.
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO = um comunismo/marxismo ‘cristão’, as pessoas devem lutar contra o estado para que haja a liberdade dos pobres.
TEOLOGIA DA PROSPERIDADE = todos que são cristãos devem ficar milionários, ter saúde e nunca passar por dificuldade.
LEGALISMO = os ministros das igrejas colocam um peso, uma lei e uma maldição sobre as pessoas que não se comportam do modo que eles acreditam ser bíblico – sem cumprir os mandamentos desses homens, você não irá agradar a Deus.
LIBERALISMO = você não precisa fazer nada, você não precisa honrar o Senhor com seus bens, você não precisa pagar o salário dos pastores, as despesas do local – você está livre de tudo!
Todos esses “ismos” têm invadido as igrejas e por isso vemos tanta confusão e desobediência à Palavra.
E o CONSUMISMO é um grande vilão em nossas vidas!
“Dinheiro e bens são partes importantes de nossas vidas, entretanto são partes importantes na nossa adoração. Essa é a maneira que devemos usar o dinheiro e nossos bens: Devemos pegá-los, usá-los e perdê-los em uma maneira que mostra quanto nós entesouramos/consideramos valioso JESUS CRISTO, e não o dinheiro!” (John Piper, Tabletalk pg. 15– August, 2009)
Continue a leitura aqui