terça-feira, 14 de junho de 2011

Escravos ou Senhores de Cristo? Parte IV –Comprados por Cristo! Marcos 10:45

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Escravos ou Senhores de Cristo? Parte IV –Comprados por Cristo! Marcos 10:45

Pregado na manhã de Domingo, do dia 12 de junho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 10:45 35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".38Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?"39"Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;40mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados".41Quando os outros dez ouviram essas coisas, ficaram indignados com Tiago e João.42Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo;44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Introdução e Contextualização:

O foco desse estudo será todo em um versículo apenas, v.45! Esse versículo é considerado o versículo mais importante do Evangelho de Marcos. Ele resume o tema central do livro todo. Não resume só o tema do Evangelho de Marcos, mas também resume o Evangelho como um todo, e não só Evangelho, mas a Bíblia toda!

O Evangelho de Marcos é considerado como o ‘Evangelho da Cruz’ (J.D. Kingsburry, ‘The Significance of the Cross Within Mark´s Story’) – e é esse versículo que explica de forma clara o motivo da cruz!

Em Marcos vemos como esse versículo é importante para o livro:

I – “POIS O FILHO DO HOMEM...VEIO PARA SERVIR” --- Marcos foca muito nesse aspecto da vida de Jesus nos caps.1-10 [curas:1:21-26, 30-31, 41; 2:10-12...; provendo alimento para as pessoas: 6:38-44; 8:2-8; ressuscitando mortos: 5:35-43; acalmou a tempestade, pregou/ensinou a Palavra...]

II – “DAR A SUA VIDA EM RESGATE POR MUITOS” – Nos capítulos 11-16 Marcos foca no processo da morte de Jesus; a entrega da vida de Jesus em Jerusalém.

Todas as predições de Jesus sobre Seus sofrimentos e morte, foram acompanhadas de um exemplo claro do fracasso dos discípulos em compreender o significado profundo de quem é Jesus. E em todas as predições, Jesus não havia explicado a razão dos seus sofrimentos.

1° PREDIÇÃO: 8:31 ------------ FRACASSO: 8:32 (Mt.16:22) ---- JESUS NÃO EXPLICA

2° PREDIÇÃO: 9:31 ------------ FRACASSO: 9:32-34 ---- JESUS NÃO EXPLICA

3° PREDIÇÃO: 10:33-34 ------- FRACASSO: 10:35-37 ---- JESUS NÃO EXPLICA

Até então, Jesus havia falado de forma simbólica e figurativa do motivo da Sua morte. Ele havia usado as expressões como, “entregue nas mãos dos gentios” e “tomar o cálice” – que representavam a ira de Deus. Mas agora Ele explica com a maior clareza a necessidade dos sofrimentos – Ele deve morrer para libertar o Seu povo!

CONTEXTO:

O contexto no qual Jesus profere essas palavras é de extrema importância! Como vimos, Jesus e seus discípulos estavam a caminho de Jerusalém (10:32) e no meio da jornada, Ele os alerta novamente sobre o que irá acontecer na cidade real (10:33-34). Os discípulos, como sempre, não entenderam o que Jesus estava dizendo e o que eles ansiavam era chegar a Jerusalém e formar um reino terreno. Por isso, no caminho, Tiago e João pedem por lugares especiais (10:35-37). Devido ao pedido egoísta dos dois irmãos, os outros 10 discípulos ficaram indignados, pois eles queriam também lugares de honra para si mesmos (10:41). Jesus repete um ensino que várias vezes Ele teve que ensinar a seus discípulos: grandeza no Reino de Deus! Jesus avisa seus discípulos que o tipo de liderança que eles almejam é mundana (10:42). No Reino de Deus, liderança é exercida servindo, grandeza é dada aos servos, importância é concedida aos escravos (10:44-45) – então Jesus tira os olhos desses homens dos governos e lideranças que eles estavam acostumados a verem e coloca em Si mesmo – Jesus convoca seus discípulos a olharem para o Filho do Homem: “Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas servir!”.

Ele é o grande exemplo de liderança; Jesus é o grande exemplo a ser seguido.

Mas o versículo não pára ali. O versículo continua e o resto é que tem o peso maior de toda a passagem.

Se Jesus parasse apenas no, “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir” – Jesus seria apenas um grande exemplo! Ele foi, é e sempre será um grande exemplo, mas Ele é MUITO mais do que isso!

Jesus não é só um ser que veio revelar grandes verdades éticas para seguirmos como exemplo. Ele é o SENHOR e SALVADOR!

Ele veio para ‘ENTREGAR SUA VIDA NO LUGAR DE MUITOS’!

Ainda no contexto literário de Marcos, nós lembramos que Jesus havia dito que a salvação é impossível para os homens (8:37; 10:27), mas é possível apenas para Deus. Mc 10:45 nos mostra como a salvação se torna possível: é verdadeiramente possível apenas para Deus, pois a obra é toda dEle. O homem não se liberta, mas é Cristo, o Deus encarnado, quem compra seu povo!

Continuar a leitura