segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Entrada em Jerusalém: A Soberania de Cristo Marcos 11:1-11

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: A Entrada em Jerusalém: A Soberania de Cristo 
Marcos 11:1-11
Pregado na manhã de Domingo, do dia 03 de Julho de 2011,
na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 11:1-11 1 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos, 2 dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo que entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. 3 Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso? ’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele e logo o devolverá’ ".4Eles foram e encontraram um jumentinho, na rua, amarrado a um portão. Enquanto o desamarravam, 5alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: "O que vocês estão fazendo, desamarrando esse jumentinho?" 6Os discípulos responderam como Jesus lhes tinha dito, e eles os deixaram ir. 7Trouxeram o jumentinho a Jesus, puseram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou.8Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam cortado nos campos.9Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana!" "Bendito é o que vem em nome do Senhor!"10"Bendito é o Reino vindouro de nosso pai Davi!" "Hosana nas alturas!" 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.
Introdução e Contextualização:
Chegamos à última semana da vida e ministério de Jesus. Foram três anos de ministério – proclamando as verdades do Reino de Deus, curando, libertando, restaurando e ressuscitando.
Grande parte do ministério de Jesus ocorreu na região da Galiléia, mas o objetivo e destino final eram Jerusalém!
E agora Jesus chega à Jerusalém – a Cidade Real, a Cidade Santa, a cidade onde o Templo se encontra, o centro religioso de Israel, a cidade onde Jesus prometeu ser desprezado e crucificado.
Jerusalém é o lugar onde Jesus será entregue à crucificação – a cruz se aproxima!
A cruz marca o fim de uma Antiga Aliança e o começo de uma Nova Aliança. A cruz que é tão importante no Evangelho de Marcos está cada vez mais próxima e com a chegada da cruz há dois fins:
I – o Fim da Vida de Cristo na Terra.
II – o Fim de Israel – Jerusalém e o Templo (todo o sistema religioso judaico).
O Fim de Cristo trará o fim de toda uma Aliança.
Então começamos não só o Fim da Vida de Cristo, mas também o Fim de Israel.
A última semana da vida de Jesus é tão importante que grande parte dos Evangelhos foca nesses últimos dias:
Mateus: ¼ do evangelho foca nessa semana
Marcos: 1/3 do evangelho.
Lucas: 1/5 do evangelho.
João: ½ do evangelho.
Dos 89 capítulos dos evangelhos – 30 capítulos focam na última semana.
Se os autores dos Evangelhos, que foram inspirados pelo Espírito Santo, viram tamanha importância nesses últimos eventos, Ai de nós se tratarmos essa fase da vida de Jesus com displicência.
Há apenas 2 histórias que são encontradas nos 4 Evangelhos (além do processo da morte e ressurreição): I – O Milagre da Multiplicação – Alimenta 5 mil homens (Mt. 14:13-21; Lc. 9:10-17; Mc. 6:30-44; Jo 6:1-14); II – A Entrada de Jesus em Jerusalém (Mc. 11:1-11; Mt. 21:1-11; Lc 19:9-38; Jo 12:12-19). Se os 4 evangelista viram tamanha importância que todos eles mencionaram, então precisamos pedir ao Espírito Santo que abra nossos olhos para vermos a beleza e profundidade desse evento!
Assim como a história da multiplicação dos pães essa história revela de forma poderosa a soberania e ao mesmo tempo a humildade de Cristo.
Na história da multiplicação vimos Jesus como o Pastor-Davi que teve compaixão das pessoas e de forma soberana mostrou toda sua autoridade sobre as leis da natureza e criou pão e peixe, como o Bom Pastor Ele serviu as pessoas alimentando-as com a Palavra e com alimento físico.
Marcos 11:1-11 mostra Jesus não mais como o Pastor-Davi, mas como o Filho de Davi – com toda autoridade e soberania Ele prepara Sua entrada em Jerusalém e ao mesmo que Ele reflete toda soberania de um rei, Jesus também revela sua humildade – montado não em um cavalo de guerra, mas um simples jumentinho.
Dessa vez Cristo veio em um jumentinho, recebendo os louvores de alguns poucos verdadeiros discípulos e de uma massa que não tinha compreensão do que estava realmente fazendo. Mas Ele voltará – não em um jumentinho trazendo a paz, mas em um cavalo e com a espada do julgamento.
Continue a leitura aqui