terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jesus Ensina Sobre a Fé – Marcos 11:20-25

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Jesus Ensina Sobre a Fé – Marcos 11:20-25
Pregado na manhã de Domingo, do dia 31 de Julho de 2011,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Marcos 11:20-25 20 De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.21 Lembrando-se Pedro, disse a Jesus: "Mestre! Vê! A figueira que amaldiçoaste secou! "22 Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. 23 Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. 24 Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.25 E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados".[os manuscritos mais antigos não trazem esse versículo - 26Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.]
Introdução e Contextualização:
Fé é um vocábulo muito usado entre as pessoas, principalmente entre os cristãos. A Palavra de Deus enfatiza esse conceito várias vezes:
Rm 5:1 -Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
Rm 11:20 - Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema
II Co 5:7 -Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos
II Co 13:5 - Examinem-se para ver se vocês estão na fé
Ef 3:17 - Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé
Hb 11:6 - Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Uma das maiores carências na igreja atual é um entendimento bíblico sobre fé.
*Para muitas pessoas fé é o abandono da razão. Essas pessoas acham que fé é algo totalmente separado do raciocínio lógico e do conhecimento dos fatos – algo místico.
*Para outras pessoas fé é superstição.
*Para muitos fé é estupidez e ignorância. Outros cristãos nem sabem o que é fé.
*Hoje há no meio evangélico um movimento que se chama ‘Faith Movement’ – Movimento da Fé – também conhecido como Teologia do Prosperidade ou Confissão Positiva. Os principais desencadeadores desse movimento são: Kenneth Haggin, Joyce Meyer, Joel Osteen, Benny Hinn, Igreja Renascer, Igreja Universal...
Esse Movimento da Fé é uma grande mentira. Eles ensinam que fé é um poder que existe no homem para ele conseguir o que ele deseja. Eles ensinam que fé é um poder pessoal que pode criar tudo o que a pessoa quer – ela cria saúde, ela cria uma Mercedes, roupas belas, mansões, sucesso... A fé é um objeto que o homem tem para criar seu futuro carnal! Para a maioria dos cristãos, fé é o ticket para conseguir cumprir todas as suas cobiças.
Eles prometem que, se você tem fé o bastante, você irá conseguir o emprego, a escola, o carro, a saúde, o corpo que você tanto deseja. Esse tipo de fé coloca o homem acima de Deus!
Essa fé não tem nada de bíblica! Esse tipo de fé é uma mentira.
*Outro grande problema que enfrentamos nas igrejas é a concepção de que fé salvífica é consequência da vontade e força do homem. As pessoas acham que elas podem criar fé por si mesmas – se a pregação for emotiva, se o louvor for tocante, se as luzes estiverem corretamente posicionadas, então a pessoa conseguirá gerar fé.
*Enquanto há muitas pessoas ignorantes para com um entendimento bíblico sobre fé, há também muitos cristãos complacentes que entendem com a mente sobre a doutrina da fé, mas vivem como o mundo. Para muitos, a fé foi algo no passado – eles vivem por tudo, menos por fé! São aquelas pessoas que fazem tudo sem antes procurar a vontade de Deus – Tg 4:13-14. Elas buscam tudo em todos os lugares, menos no Senhor.
Como podemos ver, o conceito de ‘fé’ está em crise, mas isso não é de agora. Os discípulos também precisaram ser ensinados sobre fé, pois, por um grande período de tempo, eles tiveram dificuldade com esse assunto:
Mt 6:30 Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Mt 8:26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? "
Mt 14:31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? "
Mt 16:8 Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?
Mt 17:20 Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena.
Mc 4:40 Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "
Os discípulos sofreram com o tópico de fé. Jesus via que eles precisavam de mais ênfase nesse assunto, por isso Marcos 11:20-25 é uma passagem importante nessa matéria. Aqui Jesus vai aprofundar um pouco mais a doutrina fé!
O contexto no qual Jesus ensina sobre a fé é de extrema importância!
Por que o contexto é importante para essa passagem?
1 - Os dias de Jesus na terra estão chegando ao fim e os discípulos não terão mais Jesus por perto. Com Jesus ao lado é fácil ter pouca fé, pois o Deus encarnado está ao seu lado pronto para agir, mas Jesus está partindo e eles precisam entender que o mesmo poder de Deus que operava através de Jesus irá operar através deles por meio da fé e oração.
2 – Jesus pronunciou maldição sobre o Templo – o Templo e todo o sistema religioso de Israel estam prestes a acabar, por isso eles precisam entender que a fé deles deve estar em Deus e não no Templo ou em um sistema religioso.
** Essa passagem necessita do seu contexto para ser interpretada!
Continue a leitura aqui