quarta-feira, 6 de junho de 2012

Marcos 14:60-65 - O Julgamento de Jesus: Parte III

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:60-65
Título: O Julgamento de Jesus: Parte III
Pregado na manhã de Domingo, do dia 03 de junho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:60-65 60 Depois o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: "Você não vai responder à acusação que estes lhe fazem?" 61 Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: "Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?" 62 "Sou", disse Jesus. "E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu". 63 O sumo sacerdote, rasgando as próprias vestes, perguntou: "Por que precisamos de mais testemunhas? 64 Vocês ouviram a blasfêmia. Que acham?" Todos o julgaram digno de morte. 65 Então alguns começaram a cuspir nele; vendaram-lhe os olhos e, dando-lhe murros, diziam: "Profetize!" E os guardas o levaram, dando-lhe tapas.

Introdução & Contextualização:
O primeiro ‘julgamento’ foi diante de Anás (Jo 18:19-24). Após ser questionado ilegalmente e sofrer abusos físicos, Jesus foi entregue ao sumo sacerdote oficial, Caifás (Jo 18:23-24; Mc 14:53).
Esse julgamento diante de Caifás é um show de injustiça. Falsas testemunhas e falsos testemunhos reinam no palácio do sumo sacerdote. Aquele lugar que deveria ser um lugar de refúgio e justiça se tornou um covil de mentiras e injustiça.
Jesus está dentro do covil, cercado por lobos ferozes que querem a Sua morte a qualquer custo!
O Cordeiro estava calado diante de todas as falsas acusações e humilhação. Porém, agora Ele abre a Sua boca e de Sua boca sai uma espada de dois gumes que fere todos que estavam naquela sala.

Estamos diante de uma das passagens mais importantes de toda a Escritura. As palavras de Jesus e as ações que ocorrem no palácio do sumo sacerdote revelam de forma completa quem realmente é esse Jesus de Nazaré!

Divisão do Estudo:
I – AS PERGUNTAS DO SUMO SACERDOTE (VS.60-61)
II – A RESPOSTA DE JESUS (V.62)
iii – a reação dos líderes de israel (vs.63-65)

Clique aqui para continuar a leitura.